Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism)

O que é o Pism?

Exclusivo da UFJF, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) oferta 50% das vagas da graduação por esta modalidade. Pelo programa, o candidato faz uma prova preparada pela Universidade no fim de cada ano do ensino médio. Com isso, o estudante vai acumulando pontos e experiência, sendo avaliado pelo conteúdo de cada módulo. Com a soma das notas de cada ano, o candidato pode concorrer a uma vaga na UFJF. O aluno do ensino médio precisa fazer a prova nos três anos seguidos, sem interrupção. Caso perca um dos anos, a prova não será reaplicada. A cada módulo, é preciso se inscrever no Pism, e somente no terceiro é preciso escolher o curso.

Como é a prova?

No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. As provas possuem questões objetivas e discursivas, e não há redação. No último módulo, as questões discursivas são correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido.

Veja aqui os editais e provas anteriores do Pism.

Por que devo fazer o Pism?

Uma das vantagens em pleitear vaga na Universidade por meio das provas do Pism é o conteúdo separado em módulos. A divisão faz com que a carga de estudos do candidato fique mais leve. O seriado também aparece como uma forma a mais de ingressar na UFJF, já que o estudante pode pode concorrer à vaga pelo Pism e, ao mesmo tempo, tentar o ingresso também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inclusive com opções diferentes de curso.

Há outras formas de ingresso na UFJF?

Além do Pism e do Sisu, a UFJF disponibiliza, ainda, editais de vagas ociosas para que aquelas vagas não ocupadas pelos processos seletivos. O aluno de qualquer instituição de ensino superior, seja pública ou privada, pode solicitar transferência para UFJF. Também é publicada uma lista de cursos com vagas disponíveis para transferência e outras opções.

No site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) é possível acompanhar a lista de reclassificações e orientações para matrícula do Pism.

Confira outras informações no Facebook Estude na UFJF