Ir para o conteúdo

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com duas opções de ingresso para seus 88 cursos de graduação. Uma delas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que concentra metade das vagas oferecidas anualmente pela UFJF. A outra é o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

O que é?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Como funciona?

 A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, através de site próprio do Sisu.

Quando o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

Quem pode se inscrever?

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Há outras formas de ingresso na UFJF?

Além do Sisu e do Pism, a UFJF disponibiliza, ainda, editais de vagas ociosas para que aquelas vagas não ocupadas pelos processos seletivos. O aluno de qualquer instituição de ensino superior, seja pública ou privada, pode solicitar transferência para UFJF. Também é publicada uma lista de cursos com vagas disponíveis para transferência e outras opções.