O projeto de extensão “De Pernas Pro Ar” realiza, nesta sexta-feira, dia 19, a terceira edição de seu Festival de Ginástica, reunindo várias modalidades e mais de cem crianças e adolescentes. O evento ocorre a partir das 19h, no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), com entrada franca. Nesta edição, o desafio para quem irá participar do evento é criar performances relacionadas ao cinema.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Neil Franco, o objetivo é divulgar a ginástica em suas mais diversas manifestações (rítmica, artística, trampolim, acrobática, aeróbica, entre outras) para a comunidade em geral. No total serão 13 grupos escolares de instituições públicas e privadas.

O festival também conta com a participação dos alunos de ginástica rítmica e artística da UFJF. Neil destaca a relevância dessa iniciativa para Juiz de Fora: “queremos divulgar a arte da ginástica, que acaba sendo esquecida na Educação Física, e relacioná-la com o campo da arte”.

Outras atrações

Além do Festival de Pernas para o ar, uma série de eventos marcam o mês de outubro. No dia 20, às 10h, 18 crianças representarão a UFJF no XXIII Festival de novos talentos no Rio de Janeiro, no Alfa Barra Club, com atletas de alto rendimento na ginástica rítmica e artística de várias partes do país.

No dia 27 do mesmo mês, todas as crianças do projeto participam do encerramento da semana cultural no colégio Stella Matutina. No mesmo dia, a empresa Junior ACE realiza a primeira Copa de Ginástica Rítmica e Artística aberta ao público no ginásio de ginástica da Faefid, às 20h.

Coordenadora da ginástica rítmica e artística da UFJF, a professora Adriana Souza, ressalta a importância dessas atividades para os participantes: “É extremamente importante oferecer ginástica de qualidade para as pessoas. Outro ponto importante é a socialização promovida pela atividade.”