Tônia Justo com os filhos (Foto: Victor Marcelino)

Tônia Justo com os filhos (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, 1º, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu mais uma edição do Domingo no Campus, em clima de festa. Além de novos brinquedos e atividades, a manhã contou com a comemoração dos 8 anos do pequeno João Paulo.

 Presente em todas as edições do Domingo no Campus desde o retorno do projeto, João Paulo, que é considerado um mascote do programa, teve a primeira festa de sua vida celebrada na Praça Cívica, com direito a bolo e muitos convidados. “Eu amo o Domingo no Campus, as brincadeiras aqui, a Tia Nilcéa e o Tio Márcio. Aí eu pedi uma festa pra minha mãe que fosse no Domingo no Campus, e fiquei muito feliz porque eu nunca tinha tido uma festa”, disse o pequeno aniversariante.

Mauro Augusto Dias, instrumentador cirúrgico e tio do João Paulo, celebrou a mudança de comportamento de seu sobrinho desde o início do projeto: “O João Paulo era um menino tímido, quieto. Mas desde quando ele começou a vir no Domingo no Campus, ele é outro. Além de estar muito mais extrovertido, feliz e animado, ele aprendeu muito aqui, e tem se tornado um menino muito esperto, inteligente e obediente. Vir aqui todo domingo faz muito bem pra ele.”

"Fiquei muito feliz porque eu nunca tinha tido uma festa", disse o pequeno João Paulo, de 8 anos

“Fiquei muito feliz porque eu nunca tinha tido uma festa”, disse o pequeno João Paulo, de 8 anos

Mas não foi só o João Paulo que aproveitou o Domingo no Campus. O grupo Resgate de Brincadeiras de Rua trouxe alguns brinquedos novos como dominó, dama, Uno, futebol de botão e prego e brinquedos educativos. Além disso, a criançada pôde participar da dança das cadeiras.

Tônia Justo, administradora e moradora da cidade Santos Dumont, compareceu com os filhos, Caroline, 5 anos, e Miguel, 3 anos, exclusivamente para o Domingo no Campus: “Eu acho muito importante essas atividades para as crianças. Aqui em Juiz de Fora falta muito isso, assim como em Santos Dumont. Aí minha amiga me chamou para vir, e eu estou encantada. Pretendo voltar outras vezes.”

Quem também marcou presença foi a Tia Nilcéa, com a contação de histórias, e Estêvão Maciel, do Funga Alafia, com músicas populares executadas com instrumentos artesanais. Quem compareceu à Praça Cívica também pôde participar de oficinas de artesanato com materiais recicláveis, bordado, desenho para as crianças e o projeto de extensão da Odontologia da UFJF, Dente da Gente: Educação em Saúde, da Odontologia da UFJF.

Walney José da Silva, programador, morador do Paineiras e pai da Larissa, destacou as brincadeiras como oportunidades de aprendizado: “Para minha filha, que tem 4 anos, e durante a semana fica presa em casa, isso aqui é a melhor ideia que eu já vi. Eu amei as brincadeiras, principalmente as educativas, porque são um jeito de nossos filhos aprenderem brincando.

Outras informações: (32) 2102-3966

Página no Facebook

Instagram @domingonocampus