Atenção aos Conteúdos Migrados do Layout Antigo
Deve-se revisar todas as páginas e a disposição delas dentro do site. Evite nomes muito grandes. Reveja também os posts e as mídias que foram importados, a fim de atender os requisitos de acessibilidade, principalmente imagens, links, parágrafos e cabeçalhos. Sempre que tiver dúvidas em relação a essas questões, recorra aos treinamentos sobre o gerenciamento de conteúdo (abre em nova janela), oferecidos pelo CGCO.
Deve-se apagar as páginas, os posts e as mídias que não forem mais utilizadas pelo site, a fim de liberar espaço de armazenamento no servidor do CGCO.
Não se deve utilizar o texto “em construção” no conteúdo de páginas ou posts ou deixá-los vazios. A sugestão é salvá-los como rascunho e publicá-los somente quando possuírem algo relevante.
Não se deve usar imagens piscantes ou gifs animados.
No caso de migração, todos os conteúdos (páginas, posts e arquivos de mídia) serão carregados pelo CGCO, mas deverão ser reorganizados para atender o que o novo layout propõe. Deve-se dividir os conteúdos em seus diversos níveis de organização (menu, páginas internas, posts, destaques, etc.). As páginas dispostas no rodapé estão desvinculadas dos menus e podem ter a sua ordem alterada.
Menu
No layout novo, nem tudo precisa estar inserido no menu, que terá somente dois níveis de hierarquia. Portanto, deve-se evitar aqueles menus extensos que havia às vezes no layout antigo e adotar páginas internas com links para essa organização. Outra observação sobre o menu é que ele não será importado para o layout novo, somente as páginas. Portanto, ele deverá ser criado pelos responsáveis. Veja informações sobre a criação de menu (abre em nova janela).
Avisos
Caso o site não use os avisos, pode-se utilizar esse espaço para chamar a atenção para algo relevante que se queira destacar no site. Vale lembrar que os posts que irão aparecer na página principal deverão ter uma imagem de destaque com descrição, para atender os requisitos de acessibilidade.
Além disso, é importante que esses posts tenham o resumo, que pode ser o primeiro parágrafo do texto do post. Caso contrário, o usuário não conseguirá clicar para ler todo o conteúdo.
Veja informações sobre a criação de posts com imagem e resumo (abre em nova janela).
Destaques
Após organizar os menus e as páginas do seu site, você pode utilizar os destaques para priorizar algumas informações. Qualquer link considerado relevante pode ser exibido como um destaque, seja um link interno (como um post ou uma página do seu próprio site) ou externo (como vídeos do YouTube, documentos, notícias de outros sites, páginas em redes sociais, etc.). Existe um limite de 5 destaques por site, mas é recomendado que sejam usados pelo menos 3.
Veja informações sobre como inserir destaques (abre em nova janela).
Personalizar o site
Ao gerenciar o site, no link “Personalizar”, há vários itens que podem ser modificados pelos próprios responsáveis.
Veja informações sobre a identidade do site (abre em nova janela).
Além disso, verifique outras informações que podem ser modificadas no tema do site (abre em nova janela).
Destaques da UFJF
Na área destinada aos destaques da UFJF, deve-se escolher uma categoria já existente ou pode-se combinar com a Diretoria de Imagem Institucional a criação de uma nova categoria relativa ao assunto do site e a sua vinculação aos posts do Portal de Notícias. Veja informações sobre a seleção de destaques (abre em nova janela).
Dúvidas
A equipe do CGCO está disponível para esclarecer qualquer dúvida a respeito da migração dos sites. Para isso, entre em contato através da Central de Serviços de TI Online (abre em nova janela).