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Inserir Destaques

Através da ferramenta “Destaques”, é possível fixar links em forma de botões permanentes na página principal de seu site, para que os usuários tenham acesso a esses conteúdos de forma rápida e fácil.
Como exemplo, veja os destaques no site do CGCO, destacados em vermelho na figura abaixo:
Imagem da página principal do site do CGCO com os destaques em evidência
Qualquer link considerado relevante pode ser exibido como um destaque, seja um link interno (como um post ou página do seu próprio site) ou externo (como vídeos do youtube, documentos, notícias de outros sites, páginas em redes sociais, etc.).  Existe um limite de 5 destaques por site, mas é recomendado que sejam usados pelo menos 3.


O que deseja aprender?


Adicionar destaques

Para adicionar destaques, inicie a sessão no WordPress com privilégios suficientes para gerenciá-los. Vá em Painel > Destaques > Novo Destaque.
Imagem do painel com a opção Novo Destaque em evidência
Você será redirecionado para a tela de edição.

Imagem da tela de edição de destaques

 

Título

No campo “Digite o título aqui”, defina um nome para o destaque.
Imagem da tela de edição de destaques com o campo Digite o título aqui em evidência
Lembre-se de não colocar títulos muito grandes, pois a visualização ficará comprometida. Como exemplo, utilizaremos o destaque “Central de Serviços – Entre em contato conosco!”. Além de conter informações desnecessárias, atrapalha a disposição dos outros botões, aumentando o tamanho deles e resultando em grandes espaços vazios.
Imagem de exemplo da lista de destaques com os botões distorcidos por o destaque em evidência ter um título muito grande
O título “Central de Serviços”, além de mais objetivo, não causa distorções nos botões por ser mais curto, mantendo a aparência agradável na visualização do site.

Imagem de exemplo da lista de destaques com os botões sem distorção pois o título tem um tamanho agradável em todos os botões, o destaque Central de Serviços está em evidência

Para forçar a quebra de linha no título do destaque, você pode usar a tag {{br}}.

Exemplo: Universidade Federal {{br}} de Juiz de Fora {{br}}

O resultado será:
Universidade Federal
de Juiz de Fora

O que deseja aprender?

Imagem da tela de edição de destaques com o campo Link do destaque em evidência

Antes de adicionar um link em um botão de destaque, certifique-se que ele está funcionando corretamente e que esteja completo.

No caso de link para outro site, acesse-o e selecione o endereço completo (URL). Clique sobre ele com o botão direito e, depois, com o esquerdo na opção “Copiar”.
Imagem da barra de endereço do navegador com o link completo de um site externo selecionado e a opção Copiar em evidência
No caso de link para posts ou páginas do seu próprio site, o processo é o mesmo. Visite a página ou post desejado e selecione o endereço completo (URL). Clique sobre ele com o botão direito e, depois, com o esquerdo na opção “Copiar”.
Imagem da barra de endereço do navegador com o link completo de uma página interna selecionado e a opção Copiar em evidência
Feito isso, você deve colar o link copiado no campo “Link do destaque”, clicando com o botão direito sobre ele e, depois, com o esquerdo sobre a opção “Colar”.

Imagem das opções que aparecem ao se clicar com o botão esquerdo no campo Link do Destaque, a opção Colar está em evidência

O que deseja aprender?

Definir um ícone

O ícone é uma pequena imagem que aparecerá ao lado do título de seu destaque para que ele tenha maior apelo visual. Veja como exemplo o ícone do destaque “Documentos” no site do CGCO:
Imagem de exemplo do destaque Documentos com o ícone em evidência
Para definir o ícone, clique no link disponível na tela de edição sob o item “Ícone”.
Imagem da tela de edição de destaques com o link para o site que contém as opções de ícone em evidência
Um site com várias opções de ícones que podem ser usados será aberto. Escolha e guarde o seu nome. No nosso exemplo abaixo, vamos utilizar o “description”, destacado em vermelho.
Imagem da página pricipal do site onde as opções de ícone estão disponíveis
Uma vez no site, procure o ícone que mais combine com o seu destaque e observe seu nome.
Imagem de algumas opções de ícones, o ícone desejado tem o título em evidência
Retorne à área de edição e procure pelo nome do ícone escolhido na lista e clique sobre ele.

Imagem da lista de nomes dos ícones na tela de edição, o nome do ícone desejado está em evidência

O que deseja aprender?

Abrir em nova janela

Se a opção “Abre em nova janela” estiver marcada, o destaque será aberto em uma nova aba do navegador quando clicado.

O que deseja aprender?

Salvar

Para salvar seu destaque, clique sobre o botão “Publicar” na caixa Publicar. Caso o destaque já tenha sido salvo anteriormente, o botão “Publicar” será substituído pelo botão “Atualizar”.

Duas imagens da caixa Publicar com o botão Publicar/Atualizar em evidência

O que deseja aprender?

Gerenciar Destaques

Para gerenciar seus destaques, vá em Painel > Destaques.
Imagem do painel com a opção Destaques em evidência
Você será direcionado para uma lista dos destaques criados.
Imagem da tela de destaques
Ao passar o mouse sobre qualquer um dos itens, três opções aparecerão:

  • Editar: abre a tela para edições mais detalhadas.
  • Edição rápida: abre a área para edições mais básicas.
  • Colocar na lixeira: move o destaque para a lixeira.

Imagem de um dos itens na tela de destaques com as opções que aparecem quando passamos o mouse sobre ele

Ordem

É possível que você defina a ordem em que seus destaques aparecerão no seu site. Para isso, você pode usar a tela de edição ou a área de edição rápida.
Para definir a ordem na tela de edição, procure pela caixa “Atributos do post” e digite o número desejado (1 para primeiro, etc.) no campo “Ordem”.
Imagem da caixa Atributos do Post com o campo Ordem em evidência
Finalize a edição clicando em “Atualizar” ou “Publicar” caso o destaque ainda não tenha sido publicado.

Imagem da caixa Publicar com o botão Atualizar em evidência

Para definir a ordem na área de edição rápida, clique na opção “Edição Rápida” sob o item desejado na lista de destaques. Depois disso, digite o número desejado (1 para primeiro, etc.) no campo “Ordem”.
Imagem da área de edição rápida com o campo Ordem em evidência
Finalize a edição clicando em “Atualizar”.

Imagem da área de edição rápida com o botão Atualizar em evidência

O que deseja aprender?

Excluir Destaques

Você pode apagar seus destaques de duas maneiras diferentes: através da tela de edição ou da lista de destaques.
Na tela de edição, clique em “Mover para a lixeira”, na caixa “Publicar”.
Imagem da caixa Publicar com a opção Mover para a lixeira em evidência
Para apagar pela lista de destaques, passe o mouse sobre o destaque desejado e clique em “Colocar na lixeira”.
Imagem das opções que aparecem ao passarmos o mouse sobre um item, a opção Colocar na lixeira está em evidência
Uma vez na lixeira, é possível restaurar o destaque apagado ou excluí-lo permanentemente. Para isso, na lista de destaques, clique em “Lixo”.
Imagem da tela de destaques com a opção Lixo em evidência
Para restaurar, passe o mouse sobre o destaque desejado e clique em “Restaurar”.
Imagem das opções que aparecem ao passarmos o mouse sobre um item na lixeira, a opção Restaurar está em evidência
Para excluir permanentemente, passe o mouse sobre o destaque desejado e clique em “Excluir permanentemente”.

Imagem das opções que aparecem ao passarmos o mouse sobre um item na lixeira, a opção Excluir permanentemente está em evidência

O que deseja aprender?