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Informações de Contato

Imagem da página de contato do CGCO

 

É importante que seu site contenha informações que o visitante possa consultar para entrar em contato com você ou com o setor ao qual seu site é vinculado. Para isso, existe a página de informações de contato. O usuário pode ter acesso a ela a partir de um link no rodapé do site.

Imagem do rodapé do site do CGCO com a opção Contato em destaque

 


O que deseja aprender?


Personalizar a Página de Contato

A página de contato, por padrão, já existirá no seu site. Portanto, não há necessidade de criá-la. Ela não aparecerá na lista de páginas do painel do WordPress, pois não deve ser editada ou excluída, como as demais páginas.

Para fazer alterações na página de contato, você utilizará a personalização. Para isso, posicione o cursor sobre o nome do site e clique em “Visitar site”, na tela de administração.

Imagem da barra de acesso rápido com a opção Visitar site em destaque

 

Quando o site for aberto, clique em “Personalizar”, na barra de ferramentas.

Imagem da barra de ferramentas da tela de visualização com a opção Personalizar em destaque

Ou vá em Painel > Aparência > Personalizar.

Imagem do painel com a opção Personalizar em destaque

 

Feito isso, clique em “Mapa e Informações de Contato”.

Imagem da área de personalização com a opção Mapa e Informações de Contato em destaque

 

No campo “Local”, digite o nome do setor ao qual seu site é vinculado. Nos demais campos, insira as informações pedidas: “Endereço”, “Bairro”, “Cidade”, “CEP” e “Telefones”. Essas informações serão exibidas na página de contato e no rodapé do site.

Imagem da tela de visualização com a área de personalização aberta, os campos a serem preenchidos e o lugar onde as informações aparecem no site estão em destaque

Imagem do rodapé, o lugar onde as informações aparecem nele estão em destaque

 

Fique atento ao inserir as informações referentes à localização. A partir delas, um mapa será criado automaticamente, para que o usuário consiga encontrar o setor com o uso do Google Maps. Se o local estiver errado na indicação do mapa, isso significa que alguma informação que você inseriu não está correta.

Imagem de uma parte da página de contato, o mapa está em destaque

 

O que deseja aprender?

Item “Será Exibido”

No item “Será exibido”, além das informações pedidas nos campos mostrados acima, você pode escolher entre disponibilizar um formulário de contato ou um texto alternativo.

Imagem da área de personalização de Mapa e Informações de Contato com o item Será Exibido em destaque

 

Formulário de contato

Através deste formulário, o visitante poderá entrar em contato com o setor via e-mail. Para isso, ele deverá fornecer as seguintes informações pessoais: “Nome”, “E-mail” (para que o contato possa ser respondido) e o assunto. Além disso, ele deverá escrever o texto desejado no campo “Mensagem” e clicar no botão “ENVIAR”.

Imagem da página de contato com o formulário de contato em destaque

Para habilitar o formulário para o visitante do site, marque a opção “Um formulário de contato”.

 

Imagem do item Será Exibido com a opção Um formulário de contato marcada e em destaque

 

No campo “E-mail de contato”, digite o endereço de e-mail para o qual as mensagens dos visitantes devem ser encaminhadas. Exemplos:

Duas imagens do item Será Exibido com o campo E-mail de Contato em destaque, contendo exemplos de tipos de e-mail que podem ser usados

 

É possível que você adicione mais de um e-mail de contato para assuntos diferentes dentro do mesmo setor. Para isso, ao invés de preencher o campo “E-mail de contato”, clique em “Deseja incluir uma lista de e-mails?”

Imagem do item E-mail de contato com a opção Deseja incluir uma lista de e-mails? em destaque

Um outro caminho para acessar e editar a lista de e-mails é Painel > Ferramentas > Cadastrar lista de email.

Imagem do painel com a opção Cadastrar lista de e-mail em destaque

 

Você será redirecionado para a página “Cadastro de multiplos e-mails para contato”, onde você pode cadastrar e-mails diferentes para diversos assuntos dentro do mesmo setor.

Antes de cadastrar os e-mails, você deve marcar a opção “Exibir mais de um email”.

Imagem da página Cadastro de multiplos e-mails para contato com a opção Exibir mais de um e-mail em destaque

 

Feito isso, preencha o campo “Assunto” e o campo “E-mail” correspondente ao assunto.

Imagem de um item com os campos assunto e e-mail em destaque

 

Imagem de três itens mostrando exemplos de assuntos/e-mails que podem ser usados

 

Dessa forma, no formulário de contato do site, o visitante poderá escolher, dentre os assuntos disponíveis, para onde enviar a sua mensagem.

Imagem da página de contatos com as opções disponíveis em Assunto em destaque

Caso deseje remover algum dos e-mails inseridos, clique no botão “Remover” da tela “Cadastro de multiplos e-mails para contato”.

Imagem de um dos itens com o botão Remover em destaque

 

Para que as alterações sejam aplicadas ao site, clique no botão “Salvar”.

Imagem da página Cadastro de multiplos e-mails para contato com o botão Salvar em destaque

Texto Alternativo

Caso não deseje que o contato seja feito via e-mail, você pode usar a opção “Texto Alternativo” para inserir outras informações, como outros números de telefone, horários de funcionamento ou links para outras plataformas de atendimento, caso existam.

No site do CGCO, por exemplo, o texto alternativo convida o visitante a entrar em contato com a “Central de Serviços de TI” no caso de dúvidas, problemas ou sugestões.

Imagem da página de Contato com o texto alternativo em destaque

Para habilitar, marque a opção “Um texto alternativo”, na tela de personalização do contato.

Imagem do item Será Exibido com a opção Um texto alternativo marcada e em destaque

 

No campo “Texto Alternativo”, digite o texto que aparecerá na página de contato.

Imagem do item Será Exibido com o campo Texto alternativo em destaque

 

Dica:

Você pode inserir links no seu texto, mas como o campo de texto alternativo não possui ferramentas para edição, você terá de fazê-lo manualmente, usando o código HTML correto. Para isso, você deve seguir o seguinte modelo:

<a href=”cole o link aqui“>nome do link</a>

 

Usando como exemplo o texto alternativo da página de contato do CGCO, o texto deverá ser inserido da seguinte maneira:

 

Se você tiver alguma dúvida, problema, ou sugestão para o CGCO,

fique à vontade para entrar em contato com a nossa

<a href=”https://centraldeservicos.ufjf.br/”>Central de Serviços de TI</a>.

 

Na página de contato, ele aparecerá assim:

 

Se você tiver alguma dúvida, problema, ou sugestão para o CGCO,

fique à vontade para entrar em contato com a nossa

Central de Serviços de TI.

 

O que deseja aprender?

Salvar Alterações

Para que as alterações feitas sejam aplicadas, clique no botão “Publicar”, localizado na parte superior esquerda.

Imagem da área de personalização de Mapa e Informações de Contato com o botão Publicar em destaque

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