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Elogios, Sugestões e Reclamações

Avalie o RU

 

Informamos que em cada Unidade do RU (Centro e São Pedro) existe uma caixa para que os usuários depositem as elogios/sugestões/reclamações referentes ao serviço prestado pela empresa de alimentação. Segue abaixo as respostas dadas pela empresa contratada:

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES PRESENTES NAS CAIXINHAS

Diante dos elogios, gostaríamos de agradecer imensamente, pois, o nosso principal compromisso é prestar um serviço de qualidade e com segurança.

MÊS: DEZEMBRO/2023

  • Sobre a reclamação sobre o “ suco estar quente”, pedimos desculpas pelo ocorrido. A refresqueira parou de funcionar durante o almoço, solicitamos a compra de gelo, porém não chegou em tempo hábil;
  • Em relação “a batata doce estar um pouco crua” pedimos desculpas pelo ocorrido e informamos aos colaboradores para ficarem mais atentos ao tempo de cocção dos alimentos.

MÊS: NOVEMBRO/2023

  • Sobre a solicitação para não servir a a carne de boi junto com a linguiça, já estamos revendo a preparação para melhor atendê-los;
  • Em relação a “carne de porco gordurosa e mal preparada”, já estamos revendo o pré-preparo e o modo de prepará-la para melhor atendê-los;
  • Sobre o pedido para “voltar com a feijoada vegetariana e farofa”, já atendemos o pedido no cardápio de dezembro;
  • Em respeito à solicitação para “voltar com o azeite extra virgem”, informamos que não houve alteração da marca e nem do fornecedor. No entanto, entramos em contato com o fornecedor e retratamos a reclamação;
  • Sobre “a batata sauté ter acabado às 13 hrs15m”, infelizmente neste dia passou mais comensais do que foi previsto.

MÊS: OUTUBRO/2023

  • Sobre “não ter café” solicitamos que, quando ocorrer esta situação, comuniquem um colaborador da empresa, pois, sempre temos café na cozinha. Não colocamos todas as garrafas ao mesmo tempo no salão para evitar perdas, visto que, muitos as deixam destampas e o café esfria.
  • Sobre “a carne com quantidade inferior a 100 gramas” pedimos desculpas pelo ocorrido e já orientamos nossos colaboradores para ficarem atentos e atenderem a porção adequada de acordo o contrato vigente.
  • Em relação a “tampa da garrafa de café não estar devidamente higienizada”, já conversamos com os nossos colaboradores para ficarem mais atentos em relação à higienização dos utensílios.
  • Sobre o pedido de “retorno da paçoca”, a mesma já está sendo servida novamente.
  • No que diz respeito ao pedido de “não colocar feijão em caldo no dia de farofa”, já estamos revendo a combinação.
  • Sobre “os copos com cheiro de ovo e sujos”, estamos analisando o que possa ser, pois, todos os produtos de limpeza utilizados na higienização dos utensílios possui ficha técnica e são próprios para serem usados na máquina de higienização.
  • Sobre “não ter a opção vegetariana” pedimos desculpas pelo ocorrido e já estamos revendo a quantidade a ser produzida, lembrando que, caso ocorra de acabar estamos sempre preparando mais para melhor atendê-los.
  • Sobre “encontrar pedaço de palha de aço na comida” solicitamos que, sempre que encontrarem algo de estranho, procurem um colaborador da empresa para nós podermos visualizar e, dessa forma, auxiliar na identificação de onde pode ser a falha. No caso, não fazemos uso de palha de aço no Restaurante. E, em relação à “passar por dificuldades”, informamos que o Restaurante não passa por nenhuma situação semelhante.
  • Sobre “o bife de soja estar ruim”, já estamos revendo a ficha técnica para melhorar esta preparação.
  • Sobre “as frutas estarem ruins”, já ajustamos com os fornecedores para melhor atendê-los.
  • Em relação ao pedido para “voltar com a feijoada vegetariana”, já estamos revendo a sugestão.
  • Sobre “o dia que for linguiça oferecer uma guarnição molhada” já estamos revendo a combinação.
  • Sobre a solicitação para “abaixar os ventiladores” no RU-São Pedro, já estamos revendo para melhor atendê-los.

MÊS: SETEMBRO/2023

  • Em relação à possibilidade de “ofertar marmitex”, tal demanda foi atendida num momento excepcional como a pandemia, conforme nos foi solicitado. Sendo assim, o contrato vigente não contempla essa demanda.
  • Quanto à reclamação “da carne servida ter sido inferior a 100 gramas” pedimos desculpas pelo ocorrido e já orientamos nossos colaboradores para ficarem atentos e atenderem a porção adequada de acordo o contrato vigente.
  • No que se refere à “opção de pagamento na modalidade Pix”, estamos analisando tal possibilidade.
  • Quanto à ofertar feijoada uma vez por semana”, informamos que de acordo com o contrato vigente, esta preparação deve ser servida uma vez por mês.
  • Em relação à reclamação das “frutas estarem ruins” já ajustamos com os fornecedores para melhor nos atendermos.
  • Quanto a “não ter café e copinhos de café” solicitamos que quando ocorrer esta situação comuniquem a um de nossos colaboradores, pois sempre temos café já pronto na cozinha e copos de café no estoque. O café é reposto à medida que acaba para minimizar perdas, uma vez que muitos usuários do RU deixam as garrafas destampadas, o que faz com que o café esfrie.
  • Quanto à reclamação dos “copos sujos” informamos que já foi conversado com todos os funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios. Além disso, já foi solicitado a manutenção da máquina de higienização dos mesmos.

MÊS: AGOSTO/2023

  • Em relação aos “vasilhames sujos” mencionados, informamos que já foi conversado com todos os funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios. Além disso, já foi solicitado a manutenção da máquina de higienização dos mesmos.
  • Quanto ao relato do prato principal peixe poder estar associado a desperdício, informamos que o mesmo é servido conforme exigência contratual. Sendo assim, caso não queira o peixe, temos a opção vegetariana.
  • Sobre a reclamação de “não ter café”, solicitamos que quando ocorrer esta situação comuniquem a um de nossos colaboradores, pois sempre temos café já pronto na cozinha. O café é reposto à medida que acaba para minimizar perdas, uma vez que muitos usuários do RU deixam as garrafas destampadas, o que faz com que o café esfrie.
  • Quanto à sugestão de “estender o horário do café da manhã”, informamos que atualmente seguimos o contrato vigente.
  • Em relação à solicitação de “não servir mais frango assado”, informamos que seguimos o contrato vigente.
  • Quanto ao fato de “o pão francês ter acabado”, pedimos desculpas pelo ocorrido, uma vez que neste dia, passou um número maior de comensais que o previsto, o que fez com que não conseguíssemos ofertá-lo para todos. Foi oferecido o pão de doce, para que os usuários não ficassem prejudicados.

MÊS: JULHO/2023

  • Sobre a reclamação do frango estar cru e do molho de mostarda forte, já estamos revendo o modo de preparo e a ficha técnica para ajustarmos;
  • No que diz respeito aos “pratos e talheres sujos” já conversamos com todos funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios. Além disso, já solicitamos a manutenção da máquina de higienização dos mesmos;
  • Sobre “tirar a uva passas do arroz” já estamos revendo a receita da preparação;
  • Sobre ofertar o arroz colorido, informamos que seguimos o contrato vigente no qual consta que o mesmo deve ser servido 1x/semana.
  • Em relação à servir achocolatado no café da manhã, tal solicitação não consta no contrato vigente.

MÊS: JUNHO/2023

  • Em relação ao fornecimento de leite integral no café da manhã, o mesmo já foi ajustado conforme cláusulas contratuais;
  • Sobre “a opção vegetariana não possuir proteína em sua composição”, reforçamos que todas preparações das opções proteicas possuem ingredientes que são fontes de proteína (ovo, queijo, proteína de soja);
  • Sobre “não servir a linguiça e o peixe”, informamos que seguimos o contrato vigente.
  • Sobre “faltar café e faltar copo para o café” pedimos, por gentileza, que informe um colaborador do restaurante porque sempre temos café na cozinha para repor (deixamos na cozinha, pois, alguns usuários deixam as garrafas abertas e estes esfriam);
  • Em relação ao “creme de milho estar artificial” agradecemos a sugestão e estamos revendo o ajuste da receita;
  • No que diz respeito a “piscina ao lado encontrar-se muito suja”, informamos que a mesma pertence à Creche que possui o controle e a limpeza (com produtos adequados). Além disso, a equipe de Zoonose realiza a fiscalização mensal, avaliando o seu estado;
  • Sobre a queixa de “alta frequência de frango no cardápio”, informamos que as incidências de todas as carnes e opções proteicas são de acordo com o contrato vigente. Além disso, o cardápio é analisado e aprovado pelas fiscais da Universidade (nutricionistas), que possuem o cuidado de visualizar se há repetição excessiva das preparações fora do que é estipulado contratualmente.
  • Em relação à reclamação do “feijão estar azedo”, já alertamos os funcionários sobre o ocorrido. Ressaltamos que o feijão é cozido todos os dias.
  • Sobre “a comida estar sem tempero” já estamos revendo as preparações. Lembrando que, é disponibilizado a todos os usuários sal, sal de ervas, molho de pimenta, vinagre e azeite, para ajuste individual do tempero, mas agradecemos a sugestão.
  • Sobre “frutas sujas”, já conversamos com os colaboradores para terem mais cuidados durante a higienização das mesmas.

MÊS: MAIO/2023

  • Sobre “batata sauté com strogonoff não combinar”, nosso cardápio é avaliado e aprovado por nutricionistas da UFJF e, além disso, de acordo com a gastronomia, o strogonoff pode combinar com vários outros tipos de guarnições como: macarrão, purê de batata, batata assada, batata sauté. Não está sendo possível manter a batata palha com frequência no cardápio (toda semana) devido seu alto preço, portanto, essa preparação está sendo servida duas vezes por mês.
  • Sobre “o bife estar com corte grotesco”, já conversamos com nosso colaborador para ajustar o corte e obrigada pela sugestão.
  • Sobre “a abóbora ter que ser servida quente” isto vai depender da forma como é servida, se for salada é fria e, como guarnição, a preparação é quente.
  • Sobre “não gostamos de frango assado e peixe”, informamos que são preparações contratuais.
  • Em relação a “mais opções sem glúten para celíacos”, informamos que o contrato vigente não exige o fornecimento de preparações veganas e/ou isentas de glúten e lactose. Além disso, também não existe um setor reservado para este tipo de produção, dificultando a garantia de que as preparações não estejam contaminadas com essas substâncias (glúten e lactose). Estamos tentando, da melhor forma possível, diversificar o cardápio com as opções proteicas. Informamos que é exposto, em ambos os RU’s, o cardápio com todos os ingredientes utilizados nas preparações servidas no dia. Caso você tenha intolerância/alergia a algum alimento, consulte essas informações ou tire suas dúvidas com as nutricionistas.
  • No que diz respeito à reclamação do “omelete de cenoura ter pouca cenoura”, já estamos analisando o ocorrido e pedimos desculpas pelo ocorrido.
  • Sobre “não fazer bolinho de soja”, essa preparação consta no contrato vigente, portanto devemos servi-la.
  • Em relação a queixa de “não ter caldo durante o jantar e, acabar pagando e não comer”, pedimos desculpas pelo ocorrido de ter acabado o caldo e, vamos organizar para não ocorrer mais este tipo de falha. E sobre não ter jantado, gostaria de ressaltar que no jantar além do caldo é servido outras preparações, como arroz, feijão, guarnição, prato principal e salada e que nesse horário todas constavam no balcão de distribuição para serem servidas.
  • Sobre “pratos engordurados” já conversamos com todos funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios, além disso, já solicitamos a manutenção da máquina de higiene dos mesmos.
  • Sobre “muito sal na batata e feijão com muita água” já estamos ajustando as fichas técnicas para não ocorrer essas falhas e melhor atendê-los.
  • Sobre “strogonoff de boi não funciona”, informamos que essa preparação é contratual e em relação “a soja não estar temperada”, já estamos ajustando a ficha técnica. Ressaltamos que oferecemos sachês de sal e sal de ervas para ajustar os temperos conforme o gosto pessoal.
  • Em relação “a tia da carne colocar menor quantidade de carne e isso ser uma ordem interna”, gostaria de ressaltar que o contrato atual exige que seja servido 100 gramas de carne por pessoa, além disso, os dois RUs são fiscalizados por duas nutricionistas da Universidade para observar se a empresa segue o contrato atual. Por fim, todos os dias antes da abertura do almoço, a nutricionista da empresa realiza a pesagem junto com o funcionário responsável por servir a carne para que tenham uma visão da porção a ser servida.
  • Sobre “o cabelo na carne” já conversamos com todos os funcionários sobre o cuidado de ajustar a touca e, além disso, nosso refeitório é um local aberto que infelizmente pode ocorrer determinados agentes parar na comida através do vento. Pedimos a contribuição dos alunos para proteger seus cabelos (já foi ofertado pelos estagiários buchinha para prender) e salientamos que evitem de tocar nos mesmos quando estão servindo a comida, comportamento infelizmente que é muito comum de presenciar.
  • Sobre ter um “copo maior para o café”, oferecemos os copos de café conforme orientado no contrato vigente.
  • Sobre “mudar as opções de doces” seguimos as orientações conforme o contrato e, hoje temos opções de 12 doces embalados (brigadeiro, beijinho, cajuzinho, paçoca, pé de moleque, doce de leite em sachê e tablete, bananada, geleia, pé de moleque, goiabada, cocada) e 8 doces elaborados (pudim, gelatinas, creme de abacaxi, creme de goiabada, etc) para servir.
  • Sobre “volta Alexandre”, também sentimos muito a falta do Alexandre, um excelente colaborador, muito atencioso e prestativo, mas graças a Deus e ao próprio Alexandre nos indicou Sr Derli, peço que tenhamos um pouco de paciência, pois, o mesmo está aprendendo as atividades e pedimos empatia para com próximo que tudo vai se ajustar.
  • Sobre “a linguiça gordurosa” já estamos ajustando com o fornecedor essaa observação, lembrando que a mesma é assada. E, em relação ao pedido de “ter batata frita” não elaboramos nenhuma preparação frita, primeiro que não consta no contrato vigente e, além disso, não possuímos equipamento e nem mão de obra para produzir tamanha quantidade.

MÊS: ABRIL/2023

  • Em relação ao pedido de “lavar as verduras com mais cautela” e a queixa de encontrar “larva no alface”, já ressaltamos aos funcionários sobre esse cuidado de terem mais atenção durante a higienização e a seleção das verduras.
  • Sobre não colocar linguiça e a mesma estar crua, informamos que esta preparação consta no contrato vigente e já ressaltamos aos nossos funcionários quanto o tempo de cozimento. Lembramos que, as linguiças passam por um processo de cozimento de aproximadamente 40 minutos em forno combinado e, pelo volume da preparação, a coloração (dourado) não é a mesma em todos os gomos, sendo isso interessante para atender diferentes gostos (uns gostam mais claros e outros mais dourados).
  • Sobre “pratos e talheres sujos” já conversamos com todos funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios. Além disso, foi realizada a manutenção da máquina de higiene dos mesmos.
  • Quanto a queixa de presença de “durex no frango”, já reforçamos o cuidado com nossos funcionários e, peço encarecidamente que quando foi encontrado algo na refeição, procurar a nutricionista da empresa Diamantina ou as fiscais da UFJF para visualizarmos o incidente.
  • Sobre “retirar a moqueca do cardápio”, esta preparação consta no contrato vigente.
  • Quanto ao pedido da batata palha, devido seu alto preço não está sendo possível manter com frequência no cardápio (toda semana). Portanto, ests preparação está sendo servida duas vezes durante o mês.
  • Sobre “a lixeira para guardanapo ser sem pedal” já providenciamos uma com pedal.
  • Sobre “servir quiabo com angu”, alguns fatores que influenciam o fato dessa preparação não constar no cardápio: volume – servimos refeições para um número grande de comensais e o volume de quiabo não seria possível de preparar (seu preparo é feito todo de forma manual, sem auxílio de maquinário); Safra – é um produto que não se encontra na safra, portanto, não conseguimos comprar o volume necessário e nem o preço caberia no orçamento.
  • Sobre “voltar com o tropeiro”, essa preparação não consta no contrato vigente, porém, no próximo mês atenderemos a essa solicitação.
  • Sobre encontrar “pedra no feijão”, já reforçamos com os funcionários o cuidado e atenção durante a seleção do feijão.
  • Sobre “a porção de carne” o contrato atual é de 100 gramas por pessoa e, antes de iniciarmos o almoço e o jantar a porção é pesada e é apresentada aos nossos funcionários a quantidade a ser servida. Além disso, algumas observações devem ser feitas: nossos funcionários são orientados para servir todos os comensais com a mesma quantidade (sem nenhum benefício) e observamos que, muitos comensais estão distraídos que na hora de servir é colocado uma colher e já se retiram do local sem aguardar a funcionária ajustar a porção correta (muitas vezes uma colher não vem com a quantia adequada e em seguida e ajustado).
  • Sobre “o suco estar vindo com muito açúcar”, informamos que o mesmo já vem adoçado de fábrica e que temos o suco sem açúcar para oferecer (favor solicitá-lo aos funcionários, pois ,ele fica em geladeira para manter a temperatura por ser produzido em pequena quantidade devido a baixa demanda).
  • Sobre a carne estar dura já estamos revendo o modo de pré preparo e o preparo para melhor atendê-los.
  • Quanto ao pedido da “rapadura na mesinha do café” e de “ter mais de um doce/fruta por dia”, estamos analisando a possibilidade, agradecemos a sugestão, mas ressaltamos que seguimos um contrato e essas solicitações não constam no mesmo.

MÊS: JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO 2023

  • Em relação ao bife estar duro já estamos revendo o modo de pré preparo e preparo, lembrando que é utilizado carne de primeira (patinho, conforme o contrato) para elaborá-lo.
  • Sobre o suco: estamos analisando o relato de “gosto de pinho gel”, entretanto seria importante que o sabor seja mencionado, e na reclamação, o mesmo não foi citado. Lembrando que não utilizamos pinho gel em nossas instalações e nenhum outro produto de limpeza que tenha cheiro.
  • Sobre utilizar um tipo de carne diferente no preparo da sopa em relação ao prato principal, informamos que este já é o procedimento realizado pela empresa. Caso algum dia tenha ocorrido ter usado a mesma carne na sopa e no prato principal, possivelmente não tínhamos outro tipo de carne para colocar na sopa. No entanto, estamos analisando a reclamação.
  • Quanto ao “purê com gosto de amido” informamos que em nossas instalações o purê é adquirido no formato de flocos e já repassamos a reclamação para o fornecedor.
  • Quanto à carne ter acabado antes do término do almoço, não justifica mas, não temos o número de comensais (alunos e servidores) que irão almoçar no RU. Este quantitativo é estimado por análise de dados e nem sempre este valor é acertado. Além disso, no dia 06/03 estávamos com a metade da equipe de férias, portanto, esta situação impactou na nossa produção e, além disso, ficamos ciente do funcionamento do RU de retorno dos alunos após o dia 10 de janeiro e as férias já haviam sido informadas. Lembramos que temos que organizar nosso planejamento com antecedência.
  • Em relação ao “feijão salgado” e à “carne muito salgada” temos um padrão a seguir em que todos os ingredientes já saem pesados do estoque para a produção. Portanto, o relato foi repassado para equipe para ficarmos mais atentos. Não nos referindo a reclamação, mas lembrando que muitos alunos adicionam sal na refeição e isto poderia gerar uma alteração no sabor.
  • Sobre “colocar coentro no frango”, já estamos revendo o ocorrido.
  • Em relação à “carne moída com gosto de soja” já estamos revendo com o nosso fornecedor o que pode ter ocorrido.
  • Sobre “faltar garrafa de café sem açúcar” quando esta situação for identificada, favor comunicar com os nossos colaboradores, pois, na maioria das vezes deixamos garrafas de café dentro da cozinha pois muitos usuários deixam as garrafas abertas e os mesmos esfriam rapidamente. Além disso, neste dia pode ter ocorrido também do café ter acabado, uma vez que não sabemos o número exato de pessoas que irão almoçar no RU e nem sempre a previsão é acertada.
  • Quanto à reclamação de “não ter cadeiras para os alunos sentarem”, informamos que muitas cadeiras foram quebradas e estas retiradas do salão para que não acontecessem acidentes. Estávamos preparados para o retorno no dia 18 de março, no entanto neste dia já possuíamos cadeiras suficientes para os alunos se acomodarem.
  • Sobre “café com açúcar na garrafa de café sem açúcar” já conversamos com os colaboradores sobre o ocorrido para terem mais atenção.
  • Sobre “pepino no vinagrete” já conversamos com os colaboradores sobre o ocorrido para terem mais atenção.
  • Em relação ao “feijão estar azedo”, quando identificado favor comunicar aos colaboradores do restaurante, para que o quanto antes seja retirado do balcão de distribuição e analisado o ocorrido em tempo hábil. Pedimos desculpas pelo ocorrido.
  • Quanto à sugestão de incluir “feijão tropeiro”, informamos que esta preparação não está prevista no contrato vigente.
  • Sobre “no dia do estrogonofe a opção proteica ser sem leite”, apenas duas preparações possuem leite ou creme de leite e, quanto a preparação de refeições para pessoas com intolerância, o contrato vigente não exige o fornecimento de preparações isentas de lactose.
  • Sobre “muito colorau” no estrogonofe já estamos revendo a ficha técnica e reduzindo a quantidade.
  • Quanto aos “pratos e talheres sujos” já conversamos com todos os funcionários para terem mais cuidado durante a limpeza dos utensílios. Além disto já solicitamos a manutenção da máquina de higienização dos mesmos.