Fechar menu lateral

Boletim de Trabalho CTPGD – Dezembro/2023

O Comitê Técnico do Programa de Gestão e Desempenho (CTPGD), grupo de trabalho responsável por apoiar o planejamento, execução, controle, orientação e a avaliação de resultados do programa, vem envidando esforços a fim de viabilizar a operacionalização do PGD na UFJF em estrito acordo com a Resolução nº 56/2023 e demais normativas vigentes sobre o tema.

A aprovação, pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF, da Resolução nº 56/2023 ocorreu em 02/10/2023. No mesmo mês, já foi definida a formação do comitê e em 26/10/2023 foi realizada a primeira reunião para dar início aos trabalhos.

As reuniões vêm ocorrendo com frequência semanal e contam com a participação de servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), SINTUFEJUF e de representantes do campus de Governador Valadares.

As atribuições do Comitê estão previstas no Art. 42 e 43, da referida Resolução, e até o momento, as seguintes ações estão sendo desenvolvidas:

  • Divisão do comitê em dois subgrupos, sendo eles: Procedimentos, processos e operacionalização (subgrupo 1) e Tecnologia, sistemas, relatórios e comunicação (subgrupo 2). Essa subdivisão favorece análises mais profundas a respeito dos temas, além da realização de trabalhos feita de forma paralela às reuniões do comitê.
  • Apresentação, por parte de representantes da comissão executiva do Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho (Prodim), do levantamento de atividades que vem sendo realizado com as unidades dos campi da UFJF a fim de subsidiar a elaboração das tabelas de atividades a serem utilizadas durante o PGD.
  • Apresentação de sistema SISGP da SUSEP e realização de teste para identificação de adequação e possíveis adaptações a serem desenvolvidas de acordo com o estabelecido na Resolução nº 56/2023 e demais normativas vigentes.
  • Criação de espaço virtual para comunicação dos membros do Comitê, e-mail institucional, mesa SEI e aba no site da Progepe para divulgação de informações sobre os trabalhos realizados pelo Comitê. 
  • Realização de pesquisas sobre o teor dos documentos utilizados nos Programas de Gestão e Desempenho de outras instituições públicas.
  • Início da elaboração dos modelos de Planos de Trabalho da Unidade e Planos de Trabalho Individual a serem utilizados.

 

Mensalmente, através deste link, serão divulgadas as atualizações referentes aos trabalhos que vêm sendo realizados pelo Comitê, possibilitando a publicidade e transparência durante o andamento das atividades.

Registramos que, nesta data, o Comitê recebeu documento subscrito por servidores da UFJF solicitando a divulgação de cronograma. Em respeito ao pleito, esclarecemos que a publicidade das ações desenvolvidas, como as registradas neste documento, constitui uma medida de transparência e que reafirma o compromisso do Comitê na implantação PGD. 

Logo, neste momento, a emissão de um cronograma preciso com datas e atividades ainda não é possível, entretanto, os servidores que compõem o Comitê seguirão trabalhando para realizar as entregas necessárias, nos termos do Artigo 43, inciso V, da Resolução.

 

UFJF, 07/12/2023.