Fechar menu lateral

Autorização de acesso à DIRPF no SouGov.br

Declaração de autorização de acesso à DIRPF no SouGov.br será até o dia 20/11

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) informa que,  será centralizado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal/ SGP, o envio ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria-Geral da União (CGU) das informações de autorizações de acesso às Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) dos agentes públicos civis federais ocupantes de emprego, cargo eletivo, efetivo e cargos e funções de livre nomeação e exoneração, em exercício nos órgãos e entidades integrantes do Sipec.

Os agentes públicos deverão, por meio da plataforma SouGov.br (seja pelo aplicativo ou Web), escolher, até 20 de novembro de 2021, se autorizam ou não o acesso à declaração aos referidos órgãos de controle. Mesmo os usuários que já tinham escolhido anteriormente terão que realizar novamente a ação.

A autorização terá validade por tempo indeterminado e poderá ser revogada a qualquer momento pelo agente público, também por meio do Sougov.br. Aqueles que não autorizarem o acesso assumirão o dever de apresentar as declarações patrimoniais via sistema eletrônico administrado pela CGU, o e-Patri (https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/informacoes-estrategicas/e-patri).

Portanto, em razão da regulamentação do Governo Federal, orientamos a todos os servidores ativos que acessem o SouGov.br e registrem sua decisão sobre a autorização de acesso à sua declaração de IRPF. Nesse sentido, apresentamos, a seguir, o link, disponibilizado pelo Governo Federal, que dá acesso a tutoriais para realização de tal autorização no SouGov.br:

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/autorizacao-de-acesso-a-declaracao-de-imposto-de-renda-pessoa-fisica/autorizacao-de-acesso-a-declaracao-de-imposto-de-renda-pessoa-fisica

Outras informações podem ser obtidas através dos emails cap.progepe@ufjf.edu.br e gerenciacadastro.progepe@ufjf.edu.br ou através dos telefones 2102-3935 e 2102-3925, nos seguintes horários:  segunda, quartas e sextas: 7h às 13h e terças e quintas: 13h às 19h.

Coordenação de Administração de Pessoal/Progepe