Fechar menu lateral

Qualidade de Vida no Trabalho

 

 

 


 

Os projetos de qualidade de vida voltados aos trabalhadores da UFJF e desenvolvidos pela COSSBE/SIASS surgiram a partir de discussões no âmbito da universidade que culminaram com a RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR  No 11/2014 que aprovou o PRÓ-VIDA – Programa para a Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores Públicos Federais da UFJF.

Consulte aqui: RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR  No 11/2014

 


PRÓ-VIDA: Conheça nossos programas de promoção de Qualidade de Vida para o servidores:

Acolhimento do servidor em situações de vulnerabilidade psicossocial

Intervenção multidisciplinar visando identificar fatores de risco, sociais e/ou psicológicos, com abordagem familiar se necessário.

Procedimentos necessários: Solicitação/manifestação formal da Instituição via canais institucionais e/ou por via processual.

Reinserção ao ambiente de trabalho

Acompanhamento do servidor com indicação médica de restrição ou readaptação laborativa, com suporte ao seu processo de retorno ao trabalho a partir do novo contexto identificado.

Procedimentos necessários: Encaminhamento através da Junta Médica Oficial do SIASS.

Introdução à prática de Mindfulness

Técnicas para o desenvolvimento do estado mental Mindfulnes (atenção plena). Oficina de seis encontros semanais onde o grupo explora práticas do yoga e do Budismo, adaptadas e transmitidas em contexto laico. Por meio dos exercícios é possível combater o estresse e melhorar a qualidade de vida.

Procedimentos necessários: Manifestação de interesse via e-mail (siass@ufjf.edu.br)

Servidor saudável: grupo de corrida e caminhada (Projeto de Extensão/Treinamento Profissional)

Treinamentos sistematizados em corrida e caminhada visando que pela prática da modalidade o servidor se beneficie das adaptações psicofisiológicas positivas, tais como o aprimoramento da capacidade física, melhora da autoestima, integração social, diminuição da ansiedade, melhora do humor e diminuição do estresse.

Procedimentos necessários para os servidores: Contato com a Coordenação do Projeto na Faculdade de Educação Física (segundas, quartas e sextas, às 07:00h, na Pista do Atletismo) e posterior agendamento na Unidade SIASS para avaliação cardiológica da capacidade física.

Agendamento: Saúde Ocupacional/SIASS Telefone: (32)2102-3885 e-mail: siass@ufjf.edu.br

Ginástica Laboral Integrada

Prática de exercícios físicos leves, preparatórios, compensatórios e/ou mesmo relaxantes nos próprios locais de trabalho.

Procedimentos necessários: Manifestação de interesse coletivo do setor de trabalho via e-mail (siass@ufjf.edu.br)

Projeto de Atenção à Saúde Mental

Intervenção qualificada que visa reduzir a vulnerabilidade aos riscos à saúde, ampliar os fatores de proteção e promover a qualidade de vida, tornando o trabalho mais saudável.

Procedimentos necessários: Encaminhamento através do Serviço de Perícia Médica Oficial do SIASS.

Vamos conversar…

Promoção de um dispositivo de diálogo para o servidor (re)pensar as questões relativas aos processos de trabalho.

Procedimentos necessários: Solicitação/manifestação formal da Instituição via canais institucionais e/ou por via processual.

Yoga e Saúde

O projeto Yoga e Saúde oferece continuamente a todos os trabalhadores vinculados à UFJF práticas semanais contendo exercícios físicos, respiratórios, de relaxamento, concentração e meditação, amparados pelo arcabouço filosófico milenar do Yoga. Reconhecido como uma prática de saúde pela Organização Mundial de Saúde e pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, os efeitos do Yoga tem sido investigados por diversos estudos. Na saúde do trabalhador esses estudos têm mostrado que a prática regular de Yoga está relacionada ao incremento da saúde e bem-estar físico e psicológico de trabalhadores de diferentes áreas, com resultados principalmente sobre os sintomas osteomusculares e a saúde mental dos praticantes.

Procedimentos necessários: O interessado deve entrar em contato com a equipe de Enfermagem do Trabalho por e-mail (saudedotrabalhador.ufjf@gmail.com).

 

Luz de Betânia: rodas de conversa e vivências de apoio à gestação, parto e puerpério

Rodas de conversa para apresentar e discutir temas relativos ao período perinatal, com oportunidade para os participantes trocarem experiências e conhecimentos sobre o momento vivenciado, seguidas de práticas de yoga, meditações, visualizações e outras vivências específicas para a gestação.

Público Alvo: Gestantes servidoras da UFJF ou companheiras de servidores da UFJF.

Procedimentos necessários: O interessado deve entrar em contato com a equipe de Enfermagem do Trabalho por e-mail (saudedotrabalhador.ufjf@gmail.com).

 

Encontros da saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho

Cursos e oficinas que apresentam e discutem temas relacionados à saúde e bem-estar físico e mental e incentivam o autocuidado, promovendo reflexões sobre o processo saúde-adoecimento e sobre os recursos que podem auxiliar na vivência desse processo.

Procedimentos necessários: As atividades são previamente divulgadas pelos meios de comunicação da UFJF e as inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico e pelo telefone da unidade.