Fechar menu lateral

Tempo para planejar, refletir, sonhar

Encontro de egressos do PPEA é marcado por questionamentos e perspectivas de vida

 

Com trajetórias, carreiras e momentos de vida distintos, o grupo de egressos do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA) se reuniu na última quinta-feira para mais uma vez refletir sobre a relação entre vida pessoal e trabalho, sobretudo a partir da noção de tempo. 

O primeiro grupo do PPEA era formado por 17 servidores da Universidade (Foto: Comunicação da Progepe)

A proposta é realizar o encontro de egressos semestralmente, convidando os participantes da edição de 2024 e os demais à medida que vão sendo realizadas as edições anuais do PPEA. De acordo com a assistente social Anna Cláudia Rodrigues, o fundamento é a perspectiva de vínculo e afetos. “Toda reunião é interativa, possibilitando uma troca muito rica de experiências e de vivências”, pontua. 

Após cerca de seis meses desde o último encontro, alguns já trouxeram novidades para serem compartilhadas, como a tão aguardada aposentadoria ou a inclusão de mais lazer e vivência social na programação diária. Os sorrisos e o ar descontraído –  característicos das reuniões do grupo – também se fizeram presentes. 

Para a docente da UFJF recém-aposentada Valéria Mattos, a nova rotina tem sido muito satisfatória, já que agora ela tem tempo para poder fazer as atividades que tanto queria, mas protelou por conta das demandas acadêmicas. “Em geral, o medo da pessoa é não ter o que fazer, mas isso não é o meu caso”, relata. 

Ela lembra que ninguém é indispensável, e percebeu isso quando todas as disciplinas que estava responsável foram redistribuídas entre os demais professores do departamento, já que a sua aposentadoria foi efetivada durante o período letivo.  

Tempo de qualidade

A médica perita da Cossbe que espera se aposentar em breve, Gessilene Foine, reforçou durante a discussão que questionar o sentido do trabalho é importante para não se exaurir. “Tem gente que acumula funções e tarefas para justamente não pensar na vida e uma hora isso pode ter consequências para a própria saúde”, comentou.    

Os participantes foram convidados a refazer uma atividade do primeiro dia do PPEA: a partir de um quadro com vários aspectos da vida pessoal, eles distribuíram confetes para as áreas que mais têm se dedicado no momento, e o que ainda precisa de maior atenção. 

Paula Morais, servidora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), considera que o Programa lhe possibilitou ter mais consciência sobre as dimensões da vida. “Eu era muito focada em investir dinheiro para o futuro, mas com as palestras, eu entendi que era preciso encontrar tempo e investir também na minha saúde física e mental, no lazer e no bem-estar hoje, porque precisamos encontrar prazer no caminho.”

Além da roda de conversa, foram realizadas dinâmicas e um café para a interação entre os participantes (Foto: Comunicação da Progepe)

Em outra dinâmica, os convidados passaram entre si uma caixa com um elemento surpresa. Quem ficasse com ela quando a música parasse deveria abrir e realizar a tarefa proposta.  A maioria ficou com receio, mas no fim descobriram que era uma boa surpresa: uma barra de chocolate. Para uma das organizadoras, a assistente social Daniele Stivanin, o objetivo era mostrar que o medo do futuro pode, muitas vezes, nos impedir de viver experiências agradáveis.

Rumo à institucionalização

A equipe multiprofissional que compõe o PPEA está buscando a formalização da política de preparação e educação para a aposentadoria no âmbito da UFJF, já prevista em portaria ministerial dos serviços públicos federais. 

Atuando na Casa Helenira Rezende, espaço de extensão da Faculdade de Serviço Social, Anna Cláudia acredita que, além de formalizar o GT de trabalho, esse movimento vai ser importante para consolidar as ações voltadas para os trabalhadores que estão em atividade, em processo de transição para a aposentadoria e os aposentados. 

O Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria é formado por profissionais do Serviço Social, da Enfermagem e de Jornalismo de diferentes setores da UFJF: Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento.