Fechar menu lateral

Projetos e sonhos:

Encerramento da edição de 2024 do PPEA é marcado por muita emoção

Durante dois meses, grupo discutiu e refletiu sobre temáticas relacionadas à aposentadoria (Foto: Gabriela Gomes)

“Nossa vida é feita de ciclos, cada encerramento deve ser comemorado como uma vitória de objetivos e metas alcançadas. Passaremos agora para um novo ciclo.” O depoimento do professor da UFJF Danilo Pereira sintetiza como foi o encerramento da edição de 2024 do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA). O docente é um dos 16 participantes assíduos do grupo de 2024 do Programa que, no último dia 29, se reuniu para abordar os “Projetos de Vida”. 

Uma das organizadoras, a assistente social do Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla), da Progepe, Daniele Stivanin, acredita que o encontro fechou a edição com chave de ouro: “Foi feita uma regressão sobre os momentos marcantes na trajetória na UFJF e um trabalho com argila que buscou expressar o significado da instituição para cada servidor”. 

Para marcar este momento, eles receberam cartões de recordação do programa, que continham a foto e um sonho de cada um deles, como se fosse um cartão postal. “A mensagem final que escolhemos deixar foi de que sempre é tempo de sonhar, pois sonhos são importantes em toda a nossa trajetória,” refletiu. Essa simbologia destacou a continuação dos sonhos como parte essencial do plano de vida, tanto dentro quanto fora do ambiente universitário.

A enfermeira da Cossbe, Quéren Hapuque, entregou flores à Edelvais Keller em reconhecimento pelo seu trabalho e trajetória na Instituição (Foto: Gabriela Gomes)

Para a assistente em Administração, Maria Ângela da Costa Silva, os encontros semanais foram muito bem conduzidos. “A participação do grupo reafirmou que a troca e compartilhamento de experiências é muito enriquecedora. Foram momentos importantes de aquisição de conhecimentos, reflexões e convívio.” 

 

Legado de Inspiração

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem à professora Edelvais Keller, do Departamento de Psicologia, que está em processo de aposentadoria e foi a pioneira na idealização do programa na UFJF em 2011, que à época se chamava Libertá. Foi apresentado um vídeo para recordar sua trajetória, com depoimentos de familiares e colegas. “A professora lançou sementes na instituição que felizmente germinaram ao longo dos anos,” destaca Daniele. 

 

Ensino e Pesquisa

O PPEA também se tornou objeto de uma pesquisa acadêmica, na qual a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Juliana Martins, busca entender como tem sido a contribuição do Programa para os participantes. Para isso, ela acompanhou todos os encontros desta edição. 

“Foi uma experiência muito enriquecedora, que trouxe grandes aprendizados para minha formação como discente e como pessoa. Todas as pautas e dinâmicas colaboram muito para a construção do estudo da minha dissertação e possibilitou que eu ampliasse meus conhecimentos na prática, sobre as questões de planejamento para aposentadoria e envelhecimento”, destaca.

Equipe do PPEA é formada por profissionais da Cossbe, Nupla e Polo sobre Envelhecimento (Foto: Gabriela Gomes)

Em sua pesquisa, a discente de mestrado explora variáveis subjetivas que cercam o período de aposentadoria, buscando um aprimoramento teórico relevante para a literatura em Gestão de Pessoas no campo da Administração.

 

Próximos passos

Além da Cossbe e do Nupla, o PPEA conta com a parceria do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento. A expectativa da equipe do PPEA é aprimorar o trabalho para as próximas edições, e ampliar o alcance do programa, explorando parcerias com órgãos participantes do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass). 

Outras informações: ppea.progepe@ufjf.br