Ciclo reúne vigilantes para reflexões sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida
A etapa vivencial do projeto-piloto “COSSBE Itinerante: Cuidando com escuta, acolhimento e orientação” teve início na Coordenação de Vigilância da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). A programação de encontros foi elaborada a partir de entrevistas individuais com os servidores, que permitiram consolidar dados clínicos, sociais e psicológicos.
De acordo com a assistente social da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF, Sabrina Barra, os encontros foram pensados para ser momentos dinâmicos e vivenciais, e não aulas expositivas: “Os trabalhadores apresentam suas dúvidas e dificuldades, tendo a oportunidade de refletir sobre hábitos, escolhas e pensamentos. O primeiro encontro foi bem proveitoso, com avaliação muito positiva, entusiasmo e atenção dos participantes.”
Com base no diagnóstico individual, a equipe definiu temas prioritários a serem trabalhados com especialistas convidados, tais como: projetos de vida, saúde do homem; saúde mental; educação financeira; alimentação saudável; doenças crônicas.
Primeiro encontro: Projetos de Vida
O ciclo teve início em 19 de setembro, com o tema Projetos de vida, conduzido por Iracema Abranches, pesquisadora técnica no Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS). Na dinâmica proposta, os participantes foram convidados a lembrar o que respondiam quando, na infância, eram questionados sobre o que gostariam de ser quando crescessem.
Após a troca de relatos, a especialista destacou que, no fundo, o projeto de vida de todos é buscar felicidade, dignidade e plenitude. Segundo Iracema, os sonhos vão sendo adaptados ao longo do tempo, conforme contextos sociais, econômicos e culturais. “O projeto de vida não se restringe ao lado profissional. Muitas pessoas escolhem hobbies ou caminhos pessoais que remetem ao sonho de criança, como ter ou não ter filhos, por exemplo.”
Para o vigilante Hitamar de Souza Ramos, a experiência foi enriquecedora: “Eu gosto de participar, porque a gente sempre aprende algo, tem muitas escolhas. Na minha profissão, eu procuro evitar os conflitos, tento sempre manter a calma.”
Um cuidado ampliado
A ação itinerante nasceu do trabalho contínuo da COSSBE junto às unidades da UFJF. A partir de uma perspectiva multiprofissional – composta por uma equipe de profissionais da Medicina, Enfermagem e Serviço Social –, o projeto oferece escuta, acolhimento e ações de promoção à saúde, diretamente na unidade de trabalho.
São várias etapas: planejamento, atendimentos individualizados, encaminhamentos e orientações; e retorno para avaliação dos desdobramentos. Ao final do ciclo na Coordenação de Vigilância, será elaborado um relatório de avaliação interna, que poderá subsidiar a expansão do piloto para outros setores da PROINFRA e da UFJF.
