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UFJF instala Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho

Primeira reunião marcou apresentação das competências e dos próximos passos

 

Como garantir a saúde e a integridade física da comunidade acadêmica? A resposta está na Política de Saúde e Segurança do Trabalho e de Prevenção de Riscos Ocupacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), implantada em setembro de 2024. Para a consolidação desta Política, a comissão responsável por acompanhar a implementação dessas medidas se reuniu no último dia 15.

Engenheiro de Segurança do Trabalho, Rodrigo Nunes considera que a política não é uma iniciativa isolada; é o pilar que integra e fortalece o trabalho que a COSSBE/PROGEPE já desenvolve (Foto: Diretoria de Imagem Institucional)

O encontro ocorreu na sala de reuniões das Pró-Reitorias, com participação on-line de servidores do campus de Governador Valadares, e definiu os primeiros encaminhamentos de trabalho, relacionados à normativa aprovada pelo Conselho Superior (CONSU).

Composta por representantes de diversas unidades da Universidade, a comissão é presidida pelo gerente de Segurança do Trabalho da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE), Rodrigo Nunes. “Compete ao grupo acompanhar e avaliar a execução da política, fiscalizar a implementação das ações, propor atualizações ao CONSU e articular com unidades administrativas, acadêmicas e entidades representativas”, explicou sobre a sua atuação estratégica.

Além da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), também participam representantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), do campus de Governador Valadares, de unidades acadêmicas, do Hospital Universitário (HU-UFJF/EBSERH), além de entidade representativa, como o SINTUFEJUF. 

Também é competência da Comissão apoiar treinamentos, campanhas educativas, diagnósticos dos ambientes de trabalho e demais medidas voltadas à promoção da saúde e segurança da comunidade universitária. Inclusive, durante a primeira reunião foi apresentada a cartilha sobre a Política de Saúde e Segurança do Trabalho e de Prevenção de Riscos Ocupacionais, elaborada pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, que apresenta, de forma clara, prática e educativa, os principais pontos dessa resolução.

Acesse a cartilha digital (Arte: Diretoria de Imagem Institucional)

 Cronograma e definição de prioridades

Com encontros quinzenais, o grupo se reunirá sempre às segundas-feiras, sendo feito na primeira reunião o repasse do relatório elaborado pela comissão anterior, responsável por formular o plano de implementação da política. De acordo com Rodrigo Nunes, o documento entregue apresenta ações fundamentais para consolidar a política na UFJF. 

Ele destaca que, na próxima reunião, prevista para 29 de setembro, serão definidas as prioridades e elaborado um cronograma de atividades. “Pretendemos avançar de forma organizada e estratégica, alinhando nossas ações aos objetivos estabelecidos e garantindo melhor acompanhamento e cumprimento das metas.”

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, a instalação da comissão representa um marco importante. “Esta comissão tem uma missão fundamental: implementar ações que consolidem a Política de Saúde e Segurança da UFJF. Trata-se de um tema de grande relevância para toda a comunidade acadêmica, pelo qual todos somos responsáveis”.

O protagonismo da COSSBE na Política de Saúde e Segurança do Trabalho da UFJF se expressa tanto na promoção da saúde do servidor e na prevenção de riscos relacionados ao trabalho, quanto na articulação de diferentes setores da Universidade para desenvolver ações de vigilância, acompanhamento multiprofissional e capacitação. “Com a expertise de sua equipe qualificada, a COSSBE pode oferecer treinamentos e cursos sobre segurança, em parceria com o NUDEP/PROGEPE, favorecendo ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros”, destaca a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF, Leandra Duarte.

Impacto na vida dos servidores

A Política de Saúde e Segurança da UFJF atua em diversas frentes, entre elas a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a realização de exames periódicos e o fortalecimento da cultura de prevenção. Também estão previstas medidas como treinamentos de primeiros socorros e combate a princípio de incêndio, além da criação de fluxos claros para comunicação e investigação de acidentes de trabalho.

“Nosso objetivo principal é criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam seguros e amparados. A política contribui para reduzir acidentes e doenças, ao mesmo tempo em que aumenta a confiança do servidor em seu ambiente laboral”, ressaltou Rodrigo.

A psicóloga Larissa Barbosa Vieira Almeida, representante do SIASS em Governador Valadares, destacou a importância da participação dos dois campi no processo. “A presença de servidores do campus de Governador Valadares na comissão assegura que nossas particularidades e necessidades sejam contempladas. Isso fortalece o diálogo e garante que as ações de prevenção e promoção da saúde beneficiem toda a comunidade acadêmica”, avaliou.

A participação dos servidores está prevista tanto por meio da representação formal, com a presença sindical, quanto pelas ações de comunicação e capacitação. “A ideia é que ninguém fique de fora. Cada servidor tem o direito de conhecer os riscos do seu trabalho e pode solicitar avaliações quando necessário. Queremos que todos se sintam corresponsáveis pela construção de uma universidade mais segura”, completou Rodrigo sobre o processo que será contínuo e participativo.