Fechar menu lateral

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Ponto na UFJF está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h

 

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ampliou, a partir desta quarta-feira (30), o público-alvo da vacinação contra a influenza (gripe) para todas as pessoas com idade igual ou superior a 6 (seis) meses. Com isso, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o ponto de vacinação na UFJF também amplia a oferta da vacina. A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na entrada lateral do prédio da Reitoria (local anteriormente ocupado por uma agência bancária). lembrando que a campanha segue o calendário nacional e não é exclusiva para a comunidade acadêmica da UFJF.

É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, quando possuir. A campanha teve início oficial no município no dia 7 de abril. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) e a Coordenação de Saúde do Servidor e Bem-Estar (Cossbe/Siass).

A vacina contra a influenza é uma das principais estratégias de prevenção contra formas graves da gripe, especialmente em grupos mais vulneráveis. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação será realizada por docentes e discentes da Facenf, enfermeiros da Cossbe e da UBS São Pedro, além de técnicos de enfermagem das mesmas instituições. O atendimento será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. De acordo com o gerente de Saúde do Trabalhador, Paulo Sérgio Pinto, a Cossbe apoiará o grupo responsável pela vacinação extramuros contra a influenza, contando com a participação de profissionais da equipe de Enfermagem da unidade.

“Oferecer aos trabalhadores da UFJF a oportunidade de se vacinarem próximos ao seu local de trabalho fortalece as ações de prevenção à saúde. Essa iniciativa contribui para ampliar a cobertura vacinal, favorecendo a criação de um ambiente mais seguro e saudável, com benefícios tanto para os colaboradores quanto para a comunidade em geral”, compartilha Paulo Sérgio.