Fechar menu lateral

Comissão entrega plano de ações da Política de Saúde e Segurança do Trabalho

Trabalho intersetorial reforça a importância da cultura preventiva

 

A Comissão criada para elaboração do plano de implementação da Política de Saúde e Segurança do Trabalho e de Prevenção de Riscos Operacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou formalmente suas atividades no dia 14 de abril. O relatório com propostas estratégicas, elaborado pelo grupo intersetorial, foi encaminhado à gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) no último dia 16, que enviará à Reitoria.

Presidida pela coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Leandra Duarte, a Comissão iniciou seu trabalho em 4 de fevereiro, contando com a participação de diversas unidades da Universidade e diálogo com atores externos. “Nos reunimos com diferentes representações e setores para construir, de forma coletiva, um plano que reflita as complexidades da UFJF – dos ambientes de trabalho e estudo às especificidades de cada área”, afirmou.

Leandra ressaltou que o desafio principal está na mudança de cultura, enfatizando que a prevenção de riscos e o cuidado com a saúde e a segurança são responsabilidades de toda a comunidade acadêmica. Entre as principais entregas da Comissão, pode-se destacar:

  • Definição dos eixos temáticos estratégicos;
  • Estabelecimento de prazos, custos e responsáveis pela implementação;
  • Propostas para a criação de uma Comissão Permanente de monitoramento e avaliação da Política;
  • Elaboração de um grupo de trabalho para estruturar a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp), que atuará na disseminação e no cumprimento das normativas legais, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

A previsão é que as ações iniciem em maio, marcando uma etapa importante para que a política torne-se prática efetiva e integrada aos processos administrativos e operacionais da Universidade.

Impactos e ações em GV

No campus de Governador Valadares, o engenheiro de segurança do trabalho, Fábio Adão, reforçou a relevância das medidas propostas para a promoção de um ambiente laboral mais seguro e saudável: “As estratégias que estamos estruturando, como o mapeamento dos riscos ocupacionais e o engajamento por meio da Cissp, visam fortalecer a prevenção e consolidar uma cultura organizacional participativa e consciente”.

Em sua perspectiva, os esforços locais estão alinhados aos anseios institucionais, enfatizando a importância de ações integradas que possibilitem o bem-estar não apenas dos servidores, mas de toda a comunidade acadêmica.

Capacitação e compromisso institucional

Um dos pontos centrais debatidos pela Comissão foi a importância da capacitação dos gestores e lideranças. A partir de cursos e treinamentos específicos, espera-se que estes profissionais possam compreender a política em sua totalidade, multiplicando as informações e práticas para os diversos setores da UFJF.

“Ao pensar em ações para toda a comunidade acadêmica, a UFJF reafirma seu compromisso com a valorização do ser humano e com a construção de uma instituição mais segura e acolhedora”, refletiu a presidente da Comissão sobre a promoção de ambientes de trabalho que promovam a qualidade de vida e o respeito aos direitos e à saúde dos servidores.

Além de representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o trabalho contou com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), do Hospital Universitário (HU/Ebserh), da Unidade Siass do campus de Governador Valadares, de unidades acadêmicas, além de entidades representativas, como o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).