Fechar menu lateral

UFJF sedia campanha de vacinação contra a gripe a partir desta quarta-feira (9)

Voltada para públicos prioritários, ação acontece na entrada lateral da Reitoria

 

Confira ao final da matéria todos os grupos prioritários (Foto: Ministério da Saúde)

A partir desta quarta-feira (9), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será ponto de vacinação contra a influenza (gripe). A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na entrada lateral do prédio da Reitoria (local anteriormente ocupado por uma agência bancária). A campanha segue o calendário nacional e não é exclusiva para a comunidade acadêmica da UFJF.

A campanha teve início oficial no município no dia 7 de abril. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) e a Coordenação de Saúde do Servidor e Bem-Estar (Cossbe/Siass). 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação está sendo destinada, nesta fase, a públicos prioritários, como idosos, professores, profissionais da saúde e estudantes da área da saúde que estejam atuando em serviços de cuidado. A comprovação de vínculo será necessária, como no caso dos docentes, que devem apresentar documentação que ateste a função, seja da UFJF ou de qualquer outra instituição de ensino.

Conforme informa a diretora da Facenf, professora Angélica Coelho, a campanha não é restrita à comunidade da UFJF, o posto na instituição atenderá a qualquer pessoa que se enquadre nos parâmetros definidos pelo governo federal. “Com o passar do tempo vai sendo ampliado o público. A expectativa é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais”, destaca.

A vacina contra a influenza é uma das principais estratégias de prevenção contra formas graves da gripe, especialmente em grupos mais vulneráveis. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação

A vacinação será realizada por docentes e discentes da Facenf, enfermeiros da Cossbe e da UBS São Pedro, além de técnicos de enfermagem das mesmas instituições. O atendimento será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. De acordo com o gerente de Saúde do Trabalhador, Paulo Sérgio Pinto, a Cossbe apoiará o grupo responsável pela vacinação extramuros contra a influenza, contando com a participação de profissionais da equipe de Enfermagem da unidade.

“Oferecer aos trabalhadores da UFJF, que pertencem aos grupos prioritários, a oportunidade de se vacinarem próximos ao seu local de trabalho fortalece as ações de prevenção à saúde. Essa iniciativa contribui para ampliar a cobertura vacinal, favorecendo a criação de um ambiente mais seguro e saudável, com benefícios tanto para os colaboradores quanto para a comunidade em geral”, compartilha Paulo Sérgio.  

Confira todos os públicos atendidos:

  • Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto);
  • Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais;
  • Trabalhadores dos Correios;
  • Professores e professoras;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.