Saiba como foi a primeira semana dos encontros e participe dos próximos
Uma pausa no meio do dia. Em meio às árvores e arbustos, pássaros e borboletas voando, foi proposto que cada um focasse em sua respiração, voltando sua atenção para o seu corpo e o movimento de entrada e saída do ar pelo nariz. Os barulhos externos deveriam ser observados pacificamente. Assim foi um pouco da prática meditativa feita na roda de conversa do Cuidadosa-mente, conduzida pelo médico perito Afonso Damião.
Além do exercício, o segundo encontro contou com música e um bate-papo sobre os cuidados com a saúde mental. Aberto a todos os interessados, estudantes, servidores e terceirizados se reuniram no quiosque do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), na última quinta-feira (5). O momento musical ficou por conta da TAE do ICB, Priscila Martins. Vale ressaltar que não há restrição de participação, o evento é aberto para o público em geral.
Professora do ICB, Maria Luzia da Rosa compartilhou um pouco de sua rotina para buscar estar mais conectada consigo mesma. “Nós voltamos muito para o exterior, para os afazeres do dia, e eu tenho procurado constantemente me lembrar de prestar atenção ao meu corpo, aos meus pensamentos. Eu já não fico presa ao celular, não tenho redes sociais.”
A ação itinerante Cuidadosa-mente visa à promoção da saúde mental e bem-estar, sendo realizada pelas pró-reitorias de Assistência Estudantil (Proae) e de Gestão de Pessoas (Progepe), com o envolvimento da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da UFJF e do Grupo de Trabalho em Saúde Mental, criado para estruturar a construção de uma política de saúde mental na UFJF.
À procura da felicidade
Outro participante que se interessou pelo encontro foi o estudante de Licenciatura e mestrando em Filosofia, Leonardo Fernandes. Ele contou que seu tema de pesquisa na pós-graduação é a felicidade, no qual se debruça sobre os estudos do filósofo Plotino do século III.
O pós-graduando conta que a iniciativa chamou sua atenção por ser uma oportunidade para relacionar a sua pesquisa com as questões contemporâneas sobre as emoções. Instigado a compartilhar algumas de suas reflexões, Leonardo enfatizou que o equilíbrio entre o bem-estar pessoal e o coletivo, ou a disposição para atitudes altruístas, é um ponto de convergência entre os pensadores da Antiguidade sobre a felicidade.
A psicóloga da Proae, Pâmella de Paula, ressaltou também que é importante ter a consciência sobre as fases de nossa vida, pois às vezes estamos passando por uma situação de dificuldade, e precisamos aceitar e entender que é um momento apenas, que ele não nos define. Após a discussão, ela e a coordenadora da Cossbe, Leandra Duarte, apresentaram um pouco dos serviços institucionais voltados à saúde mental dos servidores e estudantes da Universidade.
Ainda dá tempo de participar
Confira os locais das próximas ações previstas:
10/9 – 11h – Espaço em frente à cantina do prédio Reuni do ICE
12/9 – 18h – Praça Vermelha do ICH
17/9 – 9h – Hospital Universitário Dom Bosco – Refeitório
17/9 – 20h – Hospital Universitário Santa Catarina – Auditório
19/9 – 8h30 – Colégio João XXIII – Anfiteatro do Ensino Médio
24/9 – 10h – Ágora da Faculdade de Direito
26/9 – 11h – Ágora do Jardim Sensorial (Reitoria)
Saiba mais: