Grupo de 20 pessoas integra Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria da UFJF
Com o objetivo de facilitar a transição de servidores públicos da UFJF para a aposentadoria, o primeiro encontro do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA) aconteceu na última terça-feira, dia 3, na Casa Helenira Preta. Ele representa a retomada do Programa após cinco anos desde a última edição em 2019.
Com o tema Trabalho e Identidade, a professora da Faculdade de Serviço Social Estela Saléh foi a especialista convidada para discutir sobre o significado do trabalho na existência humana e os sentidos na carreira dos servidores. Atuando no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) há mais de 30 anos, Cristina Perantoni afirma que esta sessão foi muito enriquecedora.
“Fiquei feliz por reencontrar pessoas que já conhecia e conhecer novas. Estou aprendendo bastante e espero aprender muito mais. Que bom que a UFJF possui essa iniciativa. E que venham outras, no sentido do ‘cuidar’ dos nossos servidores”, opina a participante.
Para a assistente social da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe/Siass), Sabrina Barra, que integra a equipe organizadora da iniciativa, o planejamento da aposentadoria deve ser iniciado o quanto antes, desde o ingresso na vida profissional.
“A aposentadoria representa uma mudança muito significativa e inevitável que vai muito além do impacto financeiro, envolve também a família, a qualidade de vida e as relações sociais. É essencial se preparar de forma gradual, pois não mudamos hábitos do dia para a noite.”
Participaram deste primeiro encontro 17 servidores. Ao todo, são 20 participantes do PPEA, com idades que variam de 45 a 71 anos de idade. Todas as vagas ofertadas foram preenchidas. Não houve restrição de participação, mas 50% delas eram reservadas a servidores em abono permanência. “Os participantes se mostraram interessados e engajados em compartilhar suas histórias de vida e trabalho, muitas vezes de décadas na Universidade”, relata Sabrina.
Programa Multidimensional
A cada terça-feira, os participantes são liberados de suas atividades laborais para se engajar em um ambiente de aprendizado em forma de roda de conversa, com um especialista convidado para explorar tópicos diversos. Uma das principais demandas é sobre as questões previdenciárias e a educação financeira.
“Muitos chegam com essas dúvidas e acabam descobrindo todo o potencial do Programa”, afirma a estagiária de Serviço Social da Cossbe, Gabriela Gomes. Além do Trabalho e Identidade, outros sete eixos compõem o PPEA: Envelhecimento e Aposentadoria, Tempo Livre e Lazer, Saúde e Envelhecimento, Vínculos Sociais e Família, Organização e Educação Financeira, Previdência Social e Aposentadoria, e Construção de Projetos de Vida.
A Cossbe e o Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) são responsáveis pela execução do Programa, que conta ainda com a parceria do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento. A especialista confirmada do próximo encontro será a assistente social do Polo, Anna Cláudia Rodrigues, que abordará o processo de envelhecer.
Outras informações
Os interessados em obter mais informações ou participar das próximas edições do programa podem entrar em contato pelo e-mail ppea.progepe@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3885.
Relembre
Envelhecer com saúde: como a educação para a aposentadoria pode contribuir neste processo