Janeiro vem do latim Janus, um deus da mitologia romana que tinha duas faces, uma olhando para frente e outra olhando para trás. O olhar para frente nos remete às projeções para o futuro, “o que eu quero para minha vida?”, enquanto o olhar para trás é a reflexão do passado, “o que fiz até agora? ”.
É a primeira página em branco do ano que se inicia. Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, suas metas e ambições. Momento também em que se reflete sobre as relações sociais e as emoções. Momento de inspiração para (re)escrever as histórias de vida.
E foi por considerar-se que janeiro é um mês de reflexão, avaliação e renovação que ele foi escolhido para chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental. A campanha Janeiro Branco surgiu em 2013 a partir da ideia de um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG) e foi colocada em prática no ano seguinte.
Mas, o que é Saúde Mental? O conceito implica muito mais do que a ausência de doença mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), refere-se a um “estado de bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”.
O mês de janeiro é o marco inicial, mas a atenção a esse aspecto deve se fazer presente ao longo de todo o ano! No contexto da pandemia da COVID-19 a importância de cuidar da saúde mental ficou bastante evidenciada. E há várias formas de se fazer esse cuidado como priorizar um sono de qualidade, buscar alimentação saudável, realizar atividades que são prazerosas, praticar atividades físicas, empenhar-se em atividades relaxantes, como meditação, e parar por alguns minutos e prestar atenção aos seus sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.
Conheça as ações de saúde mental desenvolvidas pela Coordenação de Saúde, Segurança em Bem-estar (COSSBE/SIASS):
Projeto de Atenção à Saúde Mental
Acolhimento aos servidores que apresentam adoecimento mental, relacionado ou não ao trabalho, propondo encaminhamentos de intervenções individuais ou coletivas de acordo com as situações apresentadas. A ação é voltada para servidores da UFJF e dos órgãos partícipes da COSSBE/SIASS, encaminhados por meio do Serviço de Perícia Médica Oficial do SIASS. No contexto da pandemia os atendimentos têm sido realizados de forma on-line.
Yoga e Saúde
Com o objetivo de promover saúde em todos os níveis e propiciar benefícios à comunidade, a COSSBE/SIASS oferece o projeto Yoga e Saúde. Durante as práticas, são realizados exercícios articulares, respiratórios, de concentração, relaxamento e de alongamento, que visam elevar as interações entre corpo e mente e contribuir para melhoria das condições de saúde e para o bem-estar físico e mental.
No cenário da COVID-19 a ação tem sido disponibilizada por meio do canal:
´https://www.youtube.com/channel/UCKbw5W9qs728K_kUIXHwMFg
Série “Saúde em tempos de Coronavírus”
A equipe multiprofissional produziu uma série de materiais educativos e informativos, em formato de textos e vídeos, abordando os aspectos da rotina que vem sendo impactados pela pandemia. Seguem os links para acesso às cartilhas de saúde mental:
Saúde mental
Setembro amarelo:
https://drive.google.com/file/d/15HTgjVG_ue_GWtix58hgxifQHby1f0Ov/view?usp=sharing
Estratégias em saúde mental:
https://drive.google.com/file/d/16Q8cYHGpQ-dx6KfQje-TsbXdubvo4bGi/view?usp=sharing