Fechar menu lateral

Novembro Azul: COSSBE alerta para os cuidados com a saúde masculina

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. A Campanha surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, para chamar atenção à saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava era doado às instituições de caridade.

 

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, vem diminuindo.

 

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do de pulmão. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata no Brasil, e, em 2020, foram registrados cerca de 65.840 casos.

O Ministério da Saúde recomenda para homens com mais de 50 anos a ida ao médico para avaliar a necessidade de um exame. A periodicidade deve ser definida pelo especialista dependendo do caso. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar esses exames a partir dos 45 anos.

Além da prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul também busca incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, sendo importante após uma avaliação médica direcionada, realizar outros exames de prevenção de outras enfermidades.

Para mais esclarecimentos é possível encontrar materiais nos links abaixo:

 

 

 

  • Vídeo Saúde do homem: