Fechar menu lateral

Progepe divulga trilhas de aprendizagem para desenvolvimento pessoal e profissional do servidor

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) publicou nessa semana as Trilhas de Aprendizagem que objetivam apoiar o seu desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) .

Elas consistem em uma curadoria de conteúdos selecionados para que o usuário adquira conhecimentos e aumente suas competências por meio do acesso a um banco de informações, de forma alinhada à realidade organizacional. As trilhas constituem um caminho flexível que coloca o indivíduo como autor de sua aprendizagem.

Os conteúdos constantes nas trilhas foram cuidadosamente selecionados e constituem-se de cursos da Enap e de outras instituições (de ensino ou não), bem como vídeos, podcasts, artigos, cartilhas etc, muitos deles elaborados por pessoas e organizações de referências nos respectivos assuntos.

A servidora da CCDP Ana Paula Doro enfatizou a produção do material focado na demanda dos servidores da Universidade. “A Progepe tem buscado materiais e metodologias que objetivem contribuir com o desenvolvimento dos nossos servidores. As trilhas vieram com esse intuito e são o resultado do atendimento às necessidades de desenvolvimento apontadas na consulta que realizamos em julho de 2020. É uma metodologia nova para a UFJF e esse é só um piloto, muita coisa ainda vem por aí.”

A Coordenadora de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP) Inêz Cristhina Assis Marcelino destaca a importância desse conteúdo na capacitação dos servidores. “As trilhas de desenvolvimento revelam-se um importante aliado, pois indicam o caminho a ser trilhado para o alcance das competências necessárias ao desenvolvimento do serviço. O termo ‘trilha’ denota a abreviação de um caminho, o que possibilita ao servidor mais agilidade para escolher e realizar os cursos. Além disso, importante frisar outra característica dos que optam pelas trilhas, a capacidade de auto gestão dos estudos.”

Portanto, aproveite essa oportunidade e invista em seu crescimento! Para acessar o conteúdo completo acesse a página das Trilhas de Desenvolvimento.