Progepe realiza seminário com apresentação de pesquisas de servidores

Foi realizada nesta sexta-feira (13) no anfiteatro da Reitoria a apresentação das pesquisas de alguns servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Os trabalhos tiveram como objeto de estudos questões administrativas e temas relacionados à saúde do servidor em parceria com a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (COSSBE/SIASS).

A Pró-Reitora Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro abriu a solenidade comentando sobre a importância dos trabalhos e os insights gerados por eles com o objetivo de aprimorar a produtividade e o bem-estar do servidor. “Essas pesquisas são imprescindíveis para a melhoria dos procedimentos administrativos e das condições de serviço do funcionário público, corrigindo os erros cometidos e diminuindo impactos negativos a fim de contribuir para a instituição”.

Dentro da segurança do trabalho, Cláudia Rodrigues da Silva mostrou o resultados do estudo aplicado em quatro laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), observando os riscos dos locais e seus perigos a saúde do servidor. Vanda Nascimento Oliveira abordou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em três laboratórios da Faculdade de Engenharia e a importância dessas ferramentas na prevenção de acidentes.

Também relacionado à saúde do servidor, Leandra Silva Duarte comentou sobre o desdobramento das políticas de saúde, observando as ações do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e seu impacto na qualidade de vida do servidor da UFJF. Rodrigo Nunes da Cruz abordou o Absenteísmo-doença dentro da instituição como um parâmetro de análise das condições de trabalho e Douglas Paschoal dos Santos estudou o impacto e os custos indiretas do adoecimento mental na Universidade.

O Secretário da Progepe, Odirley Hayalla de Resende, abordou o tema “mudança de paradigmas na UFJF”, mais especificamente a transição do uso de documentos e processos administrativos físicos para a sua vertente digital. Em sua apresentação, Odirley comentou os desafios de uma mudança dessas proporções, fazendo uma abordagem histórica que demostrou alguns dos motivos pelos quais o uso do papel se tornou tão tradicional no âmbito da administração.

O Secretário discorreu ainda acerca de como o desenvolvimento de novas tecnologias pode impactar esse contexto, como é o caso do surgimento do Processo Eletrônico Nacional (PEN) que, associado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), formam a parceria PEN-SEI, que alterou profundamente as rotinas de gestão da Universidade.

“Uma consequência básica da mudança é a resistência por parte de significativa parcela dos sujeitos envolvidos no cenário. A compreensão desse processo auxilia o agente da mudança a alinhar suas estratégias de implantação, de forma a mitigar possíveis entraves inerentes à implementação do novo paradigma de confecção e gestão de documentos e processos administrativos”, afirmou Odirley.

Lílian Dilon Ferreira apresentou o estudo que realizou acerca dos entraves das quatro fases do concurso docente que comprometem o bom andamento das seleções e prejudicam a imagem da universidade, atrasando a tramitação dos processos de nomeação e posse dos candidatos aprovados. “A pesquisa objetivou traçar estratégias  que permitam à Progepe subsidiar os concursos no decorrer de todas as suas fases com procedimentos padronizados e bem estabelecidos”, acrescentou a servidora.

Galeria de Fotos: