Servidores recém-aposentados são homenageados em solenidade

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) foi o espaço que certamente ficou marcado na vida de 120 servidores aposentados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na noite de quarta-feira, 3, às 19h, foi realizada uma solenidade, marcada por emoção e alegria, de homenagem aos funcionários que se aposentaram no período de junho de 2018 à junho deste ano.

O evento foi promovido pela Diretoria de Imagem e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFJF, Marcus David; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro; o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Flávio Sereno; o ex-reitor da UFJF, Renê Gonçalves; e o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra.

A pró-reitora Kátia Castro abriu a cerimônia, compondo a mesa também como homenageada na noite. Aposentando-se, Kátia Castro relembrou sua história dentro da UFJF, que vem desde a infância. “Desde pequena eu transito por esta Universidade, e mais do que isso, ela transita dentro de mim. A nossa instituição se insere efetivamente no cotidiano dos nossos servidores e é uma parte de nós que a vivemos. Essa cerimônia é um momento de agradecimento por todo o tempo e esforço dedicados à nossa universidade. Esta aposentadoria é uma conquista de todos nós.”

Complementando a fala da pró-reitora, o coordenador-geral do Sintufejuf,Flávio Sereno, destacou a força e a importância da Universidade na vida dos servidores e no contexto atual. “Nós que trabalhamos na UFJF sabemos do papel que desempenhamos para a sociedade. Em um momento em que homenageamos essa fase de transição na vida de tantas pessoas, nada mais justo do que uma solenidade como esta para mostrar nosso agradecimento a todos e todas.”

O reitor Marcus David reiterou a importância de se homenagear os servidores aposentados e destacou que os homenageados da noite não eram números ou nomes em planilhas e documentos, mas, ao contrário, são parte integral do desenvolvimento da UFJF. “Muitas das pessoas presentes hoje eu convivo desde quando entrei na universidade. Este evento é, acima de tudo, uma forma de reconhecimento e gratidão para os serviços prestados por todas e todos aqui presentes. O que constrói a história da nossa universidade é a participação de cada um de vocês. Uma universidade pública de qualidade, como a UFJF, só é possível com a contribuição que, por tantos anos, vocês nos deram.”

Representando os homenageados, a professora Maria Helena Braga fez um discurso emocionado. A profissional entrou na UFJF em 1973, como aluna, e aposentou-se depois de mais de 40 anos na instituição. Momentos que, segundo Maria Helena, são essenciais na vida de todos os presentes. “Falar hoje aqui não é uma tarefa fácil. Foram muitas pessoas, muitas ocasiões que nos permitiram a construção de nossas histórias. O caminhar da UFJF é o nosso caminhar também. Cada passo dela, cada construção, nós fizemos parte. Somos um grande mosaico, cada um aqui teve um papel imprescindível para essa construção. Conseguimos devolver o presente que a vida nos deu.”

Os homenageados

Terezinha Maria Cruz (quarta da esquerda para direita), com mais de 30 anos de serviços prestados na faculdade de Odontologia (Foto: Gabriela Maciel)

A tônica da noite foi a emoção, visível em todos os homenageados. Para quem dedicou uma vida inteira de trabalho à Universidade, a solenidade marcou um reconhecimento de um trabalho realizado sempre com muita dedicação. A técnico-administrativa Terezinha Maria Cruz, com mais de 30 anos de serviços prestados na faculdade de Odontologia, encarou a solenidade com surpresa, embora não tenha escondido a alegria de estar presente. “Eu fiquei comovida com essa homenagem. É um sentimento muito bom de saber que o nosso trabalho foi reconhecido, ainda mais depois de tantos anos sempre ali. São muitas recordações, muitas histórias ali dentro. Foram tempos muito bons.”

O Professor do ensino básico do Colégio João XXIII e coordenador do ensino fundamental, Nelson Vieira, atuou durante 21 anos no colégio. Emocionado, Vieira destacou a importância dos servidores para a construção da instituição. “Apesar de eu já ter saído da universidade, meu sentimento é de que ela não sai da gente. Estar presente nas coisas que ela promove, e que são muitas, é uma enorme satisfação. Nós temos aqui um grande número de pessoas homenageadas que se dedicaram a vida inteira pela UFJF. Um evento como esse só mostra que a universidade é feita por pessoas e para pessoas.”

Nelson Vieira (quarto da esquerda para direita) atuou durante 21 anos no João XXIII (Foto: Gabriela Maciel)

Professor de Ciências Sociais, José Alcides Figueiredo ingressou na UFJF em 1986. Para Figueiredo, a homenagem é um reconhecimento dos esforços coletivos em torno da Universidade. “Este tipo de evento firma um elo importante entre diferentes gerações com a nossa instituição. Cada um aqui teve seus méritos pessoais, suas histórias dentro da instituição. Nós colaboramos sempre, cada um em sua área, para oferecermos o melhor que podíamos, e isso está sendo mostrado aqui hoje.”

Ao final da solenidade, os servidores homenageados receberam lembranças da UFJF e, logo após, encaminharam-se para o saguão do Mamm, onde foram recebidos para um coquetel de despedida. A cerimônia de homenagem é realizada anualmente para os servidores aposentados no período de um ano.

Confira o álbum de fotos da solenidade.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Coordenação de Cerimonial