COSSBE/SIASS realiza evento para discutir impactos das novas tecnologias na saúde do trabalhador

A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE) promoveu no último dia 28, um evento participante da meta estipulada pelo Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (PROADES) referente à educação continuada.

A programação começou com a palestra da professora da Faculdade de Medicina e Superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Andréa Maria Silveira. O tema foi “O Processo Saúde-Doença no contexto do trabalho numa universidade pública: Limites e Possibilidades”.

Durante a apresentação, foi levantada a relação das novas tecnologias com os impactos na saúde dos servidores, a precarização das relações de trabalho, as causas de afastamentos do trabalho e a importância da promoção à saúde dos trabalhadores. Após a palestra, foi realizada uma roda de conversas onde os servidores puderam falar sobre suas experiências de atuação na área de saúde e segurança do trabalho no âmbito da COSSBE/SIASS.

A médica perita e gerente de saúde do trabalhador da coordenação, Lilian Marzullo de Carvalho Bramante, destaca o momento oportuna da realização do evento, num contexto de mudanças em relação a saúde do servidor, situação parecida com a de outras universidades públicas. “A troca de experiências e as falas da professora foram de grande valia para que continuemos nesse caminho para que possamos, juntos com os órgãos federais, prezar pela saúde do servidor público federal, muitas vezes desvalorizado e adoecido.”

Para a coordenadora da COSSBE, Renata Mercês Oliveira de Faria, o evento teve resultados muito proveitosos com a troca de experiências, na qual foram identificados limites e dificuldades similares no contexto do serviço público. Além disso, houve a troca também sobre as possibilidades de atuação para fortalecimento de nossas ações em prol da saúde e segurança dos trabalhadores. “Cada integrante da equipe com sua formação e do seu lugar de atuação pode dividir suas experiências, e esse compartilhamento fortalece nosso trabalho aqui na universidade” reiterou.

Segundo a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, o evento tem sua relevância “primeiro, por proporcionar um diálogo contínuo com os servidores do setor que atuam na área de saúde e segurança da instituição e, segundo, porque a palestra da professora Andrea veio ao encontro das preocupações da gestão, que pretende tratar o assunto estrategicamente, de forma a contemplar as atuais mudanças do mundo do trabalho e a prevenir adoecimentos decorrentes delas.”