Fechar menu lateral

Prodim é aprovado em reunião do Consu

Na reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora  do último dia 13 de julho, ficou aprovada a resolução que implanta na UFJF o Programa  de Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal Técnico-Administrativos em Educação (Prodim).

O dimensionamento de pessoal técnico-administrativos contribui para melhor alocação e distribuição justa e igualitária da força de trabalho entre as unidades de uma instituição. Além da identificação do perfil da força de trabalho, o dimensionamento interno propicia uma análise das necessidades reais de pessoal em cada setor, unidade, secretaria e assim por diante. O objetivo geral do Projeto de Dimensionamento de Pessoal Técnico Administrativos em Educação (Prodim) é possibilitar a avaliação mais consciente dos aspectos qualiquantitativos do sistema organizacional, bem como a otimização dos Recursos Humanos, obtendo maior desempenho.

O relator e professor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira Júnior leu seu parecer e voto, sugerindo alterações na minuta do Prodin proposta pela comissão que foi estabelecida em 2015 para a elaboração do programa. Lourival apresentou uma minuta alternativa e solicitou consulta prévia à comissão instituída para implantação do Prodin antes da apreciação do Consu.

Representando os técnicos administrativos em educação da UFJF e o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), a servidora Elinete Rejane da Silva apresentou aos membros do Consu um histórico sobre a construção do programa e ressaltou que o Prodin garantirá à UFJF avanços no seu programa de avaliação institucional.

A resolução que implanta o Prodin foi aprovada após um debate que considerou as ressalvas feitas pelo relator Lourival Batista de Oliveira Júnior e as manifestações da comissão de elaboração do programa. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) a redimensionar as propostas do programa e implantará as ações necessárias para otimização das lotações de pessoal.