Fechar menu lateral

Servidores participam de visita técnica

Na última quarta-feira,  quatorze servidores docentes e TAE’s da Universidade Federal de Juiz de Fora participaram de uma visita técnica à Empresa de Mineração e Construção U&M.

 

Durante a visita, os servidores tiveram a oportunidade de aprender com a experiência de uma empresa com apenas 35 anos de existência e que já atende a demandas em todo Brasil e na da África. Segundo o Técnico em Administração Sérgio C. dos Reis, “a visita proporcionou a oportunidade de ver na prática a valorização de colaboradores por competência”. Sobre isso, a Coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP), Sônia Mara Marques acrescentou que a Gestão por Competências é uma necessidade de todas as empresas atuais e também em função disso, é ministrada em um dos cursos de capacitação oferecidos pela PRORH.

 

A visita evidenciou diversas estratégias de gestão de pessoas desenvolvidas pela U&M e que também estão presentes na UFJF, como por exemplo, um sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores bem parecido com o PROADES. Além disso, desenvolve um programa de capacitação e incentivo à especialização na mesma linha que é desenvolvida pela PRORH. Sônia Mara destacou a importância de servidores da UFJF terem a oportunidade de se capacitar e buscar inovações no trabalho.

 

Os servidores que visitaram a U&M notaram um modelo de gestão baseado  na organização e economia de tempo e materiais durante os processos de trabalho. Além disso, observaram uma gestão que valoriza seus colaboradores: “Nosso clima organizacional é um fator diferencial para as pessoas, mas não esquecemos de um salário de mercado, bons benefícios e oportunidade de crescimento, atrelado a uma empresa informal e onde as conquista são festejadas” – afirmou Francisco Carlos Schlinz, gerente de Desenvolvimento Humano.

 

Schlinz também destacou a importância de se visitar outras empresas. Para ele esta interação é fundamental, pois é neste momento de troca de experiência que temos a oportunidade de melhorar processos e aprender com as práticas de outras empresas.  O gerente acrescenta que não só aprende quem visita e sim todos participantes.

 

A PRORH por meio da CCDP, promove visitas técnicas todos os anos a pelo menos uma empresa. Assim como outras atividades de capacitação, as visitas técnicas constam no Calendário de Atividades de Capacitação anual. Os servidores interessados devem ficar atentos à data de inscrições no SIGA.

 

Outras informações: 2102 3937