Proades inicia novo ciclo avaliativo e divulga resultados de desempenho

Nesta sexta-feira, 3, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a abertura do terceiro período avaliativo do Programa de Avaliação de Desempenho – Proades/UFJF. Na ocasião, será entregue o relatório final do segundo período avaliativo ao reitor Henrique Duque, e será apresentado o calendário e as novas funcionalidades para o próximo ciclo.

O diretor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira Junior, ministrará a palestra “Proades: A Importância do Planejamento e da Gestão”. O evento acontece às 9h30, no auditório da Reitoria, sendo esperada a presença dos dirigentes das 47 unidades avaliativas.

O segundo período avaliativo do Programa teve a participação de 46 unidades acadêmicas e administrativas, totalizando assim, mais de 1.260 técnico-administrativos em educação (TAEs) participantes. Na segunda edição, foram pactuadas 784 metas e, dessas, 686 foram atingidas, representando um rendimento de 87%. Na primeira edição, 637 metas foram pactuadas e 548 alcançadas, atingindo 86% de rendimento.

O coordenador de Avaliação e Movimentação de Pessoas da Prorh, André Xandó, comenta os principais avanços para a terceira edição do Programa: “as visitas às unidades, realizadas anteriormente na segunda fase do Programa, passa agora a ser feita na primeira fase. Esse momento é o de pactuar as metas e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das unidades, apresentar exemplos de metas bem sucedidas e ferramentas de gestão. Outro avanço é o lançamento do blog do Proades (proadesufjf.blogspot.com), página onde serão divulgadas notícias, casos de sucesso e outras informações pertinentes”.

Ainda segundo Xandó, através de sugestões de melhorias provenientes das unidades, foram feitas também algumas modificações no SIGA visando otimizar o lançamento de dados e o gerenciamento das ações.

“O programa tem caráter participativo e possibilita que os servidores contribuam para a melhoria dos seus locais de trabalho”, afirma o coordenador. Já o pró-reitor adjunto de Recursos Humanos, Sebastião Girardi, acredita que o Programa deu certo, pois busca o envolvimento do servidor com o seu trabalho e com a própria equipe. “Significa vestir a camisa para cumprir seus objetivos e, por isso, temos que fortalecê-lo, pois a Universidade só ganha com isso”.

Proades

O Proades é uma iniciativa da Pró-reitoria de Recursos Humanos, aprovada pelo Conselho Superior da UFJF em agosto de 2007. O programa visa melhorar o desempenho dos servidores e equipes de trabalho, estabelecendo metas a cada uma das unidades da universidade. Essas metas são estabelecidas em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional. Assim, o Plano apresenta-se como um processo contínuo, que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional.

O programa é composto de três fases: a primeira corresponde ao estabelecimento de metas das unidades, quando as equipes de trabalho pactuam metas a serem cumpridas em até 12 meses – período de duração de um ciclo avaliativo. As metas são estabelecidas individualmente e em equipes. A segunda fase é baseada no acompanhamento de cada uma delas, por meio de três diferentes reuniões. Por fim, a terceira fase é responsável pela avaliação do desempenho propriamente dita, quando a coordenação setorial da unidade verifica juntamente com a equipe se o servidor contribuiu para a obtenção de, no mínimo, 70% das metas pactuadas. Segundo Xandó, o servidor que atinge os 70% é considerado habilitado, sendo recomendada a sua progressão por mérito.

Veja abaixo as datas e cada ciclo de avaliação

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-Reitoria de Recursos Humanos)