97 novos servidores conhecem mais sobre a Universidade em seminário

O seminário “Integração e Conhecimento Organizacional: Seja Bem-Vindo”, realizado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh), chegou ao seu segundo dia esclarecendo o que é e como funciona a Universidade Federal de Juiz Fora. Além disso, também tratou de explicar os direitos e deveres aos 97 servidores técnico-administrativos em educação recém-ingressados na instituição.

Quem abriu o encontro foi a pró-reitora de Recursos Humanos, Jaqueline Fayer. Representando o reitor Henrique Duque, Jaqueline saudou os técnicos administrativos anunciando: – É bom contar com todos vocês. Em seguida, falou o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura. O professor contextualizou aos funcionários em quais e quantas pró-reitorias está estruturada a universidade, explicando também a função de cada uma no todo.

O pró-reitor de Planejamento, Carlos Elísio Barral Ferreira, mencionou as atividades fim da universidade: formar profissionais (graduação), desenvolver pesquisa (pesquisa) e contribuir com a sociedade (extensão). Também fez questão de salientar o orgulho de pertencer à família UFJF.

97 novos TAEs puderam conhecer mais sobre a estrutura da UFJF

Barral reforçou a ideia de que a universidade é uma máquina na qual se uma engrenagem parar, todo o funcionamento fica comprometido. “Foque no trabalho que você desempenha no seu setor e faça-o com qualidade, porque no dia em que você faltar alguém notará que algo não foi feito.” Ele completou: “Fazer bem um trabalho faz bem pra gente. Quando vocês virem um aluno se formando ou uma descoberta científica ajudando alguém, vocês vão poder dizer: Eu trabalhei para que isso acontecesse.”

Para o técnico do Departamento de Ciência da Computação, Felipe Andrade Caetano, “o evento foi motivador, e o espaço para perguntas é muito bom para tirar alguma dúvida que reste.” Na opinião do técnico de laboratório do curso de Engenharia Elétrica, Wellington Teixeira, foi uma oportunidade para se situar. “A gente chega meio perdido e foi muito bom para se situar, saber quem é quem, e entender a universidade por dentro. Eu fiquei muito interessado em saber como funcionava o plano de carreira e como seria o período de avaliação para a homologação no quadro.”

Em meio a tantas informações e perguntas, o seminário teve um intervalo para um café onde os funcionários e dirigentes da universidade puderam conversar, interagir e fortalecer os vínculos criados pelo trabalho. E, no decorrer da tarde, os funcionários que entraram para o quadro em dezembro do ano passado e no início deste ano conheceram a estrutura da universidade e como ela funciona.