Fechar menu lateral

HU abre vagas para mulheres no climatério

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) receberá, a partir de segunda-feira, 14 de março, inscrições para mulheres acima de 40 anos interessadas em participar de atividades sobre o Climatério nos próximos meses. Os encontros semanais, acontecem às segundas-feiras, no prédio anexo da unidade Santa Catarina, e integram o projeto de extensão “Viver Melhor – Assistência Integral às Mulheres no Climatério”, que está completando 10 anos de funcionamento, sob a coordenação  do professor e ginecologista, Álvaro Polisseni. Com o objetivo de oferecer uma melhor assistência a mulheres nessa faixa, a iniciativa atende à mulher climatérica, abordando aspectos emocionais, biológicos e sociais de sua saúde. Participantes do atual grupo, Maria Bárbara da Silva e Maristela Nunes destacam a importância do projeto para “sobreviverem” ao período do climatério. “ A vida das mulheres se tornou mais agitada e por isso os sintomas são mais evidentes”, dizem.

 

Através de palestras com multiprofissionais, o projeto tem a expectativa de contribuir para que as mulheres passem pelo climatério com mais tranquilidade. O climatério é a fase de vida da mulher que começa por volta dos 40 anos de idade, quando ocorre uma diminuição na produção de hormônios pelos ovários. O processo, que tem a menopausa (fim da menstruação), como momento marcante, tem sido alvo de muitos mitos e vítima de mal entendidos por muito tempo. Essa deficiência hormonal no organismo pode provocar uma série de sintomas físicos e emocionais, chamados de síndrome climatérica. Esses sintomas variam de mulher para mulher de acordo com fatores sociais, culturais e biológicos.

 

O projeto conta com o envolvimento de profissionais da Medicina, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física. A grande contribuição do programa é avançar em direção a uma prática de promoção da saúde global, prevenção de doenças e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida às pacientes, a partir da troca de informações, de vivências, da problematização de conceitos e da aquisição de novos conhecimentos.

 

A inscrição é gratuita e cada mulher participa de cinco encontros sequenciais. As interessadas podem se inscrever nas segundas e quintas-feiras entre 13h e 16h através do telefone 4009-5364.