Prorh realiza Seminário de Integração para novos servidores

Palestra ministrada no último seminário realizado pela ProrhAo ingressar em um novo ambiente de trabalho, todo profissional inicia um período de adaptação. São vários os desafios a serem enfrentados, entre eles novas experiências e atividades, além de dúvidas sobre as tarefas a serem realizadas. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá entre 30 de novembro e 2 de dezembro, o V Seminário de Integração e Conhecimento Organizacional: Seja Bem-vindo. O evento, no Anfiteatro da Reitoria, no campus, será uma oportunidade de oferecer suporte institucional para os servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) ingressantes a partir de 1º de maio deste ano.

O seminário, que contará com cerca de 170 participantes, sendo 159 docentes e 11 TAEs, têm como objetivo favorecer aos servidores ingressantes na UFJF a integração ao ambiente de trabalho, bem como promover maior conhecimento sobre a estrutura e funcionamento da Instituição, oferecendo suporte técnico-institucional aos ingressantes.

Na abertura do encontro, estão previstas as participações dos pró-reitores de Recursos Humanos bem como do reitor Henrique Duque. No primeiro e últimos dias serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas pró-reitorias, legislação aplicável ao funcionalismo público, dispositivos de carreira e os serviços prestados pela UFJF que possam colaborar para o trabalho desenvolvido na Instituição.

Já o segundo dia será dedicado a assuntos relacionados à carreira do servidor como estágio probatório, plano de carreira, benefícios, entre outros assuntos pertinentes, sendo que a parte da manhã será dedicada aos TAEs, e a parte da tarde aos docentes. Nos dias 1º e 2, o evento abrirá espaço para os sindicatos das categorias. Ao final do seminário serão aplicados questionários aos participantes para avaliação e sugestões, visando à melhoria continua do Seminário. Haverá, também, momento cultural, de voz e violão, uma forma de a Prorh valorizar servidores com habilidades artísticas.

Capacitação

Gessilene ressalta a importância da participação dos servidores no evento, pois é por meio dele que se apresenta a UFJF aos novos TAEs.

Gessilene Zigler Foine, pró-reitora de Recursos Humanos, reforça a importância da participação dos servidores no seminário, pois é por meio dele que se apresenta aos novos servidores a UFJF. Trata-se de uma capacitação continuada direcionada para multiplicação de conhecimentos sobre carreira, possibilidades de atuação nas diversas áreas de pesquisa, extensão e, principalmente, favorecer a socialização dos participantes.

Sebastião Marsicano: "O seminário é reconhecido positivamente pelos servidores "Já o pró-reitor Adjunto de Recursos Humanos, Sebastião Marsicano Ribeiro Júnior, destaca que o evento é de extrema relevância não só para novos servidores mas, também, para a Instituição, pois é um momento de apresentação recíproca dos novos servidores para com a UFJF e da UFJF para com os novos servidores. “É um evento que, nesse formato, foi idealizado e concretizado pela Gestão “Humanizar e Desenvolver” e que deu muito certo, que é preparado com carinho pela Prorh e, em especial, pelos servidores da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, e que é reconhecido positivamente pelos servidores que dele participam, e lamentado por aqueles que não tiveram a mesma oportunidade, por terem ingressado na Instituição anteriormente à implementação do Seminário. É, certamente, mais uma das iniciativas de sucesso da Prorh na Gestão do professor Henrique Duque, o que muito nos orgulha.”

Segundo a coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, Sônia Mara Marques, o evento é uma oportunidade para a aproximação de servidores ingressantes na Universidade, sejam concursados pela UFJF, redistribuídos, cedidos e em lotação provisória. No evento, o servidor poderá esclarecer dúvidas ou ser orientado quanto ao esclarecimento nos setores responsáveis. Sônia Mara destaca, ainda, que o evento serve como uma apresentação formal da UFJF aos ingressantes, fornecendo-lhes uma contextualização dos projetos.

Para a secretária executiva da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão, Cinthia Lopes de Oliveira, que ingressou na UFJF em 2008, o Seminário de Integração é um instrumento importante no processo de inclusão de novos servidores no ambiente organizacional da UFJF. “Essa inteiração proporciona aos servidores um maior conhecimento sobre o funcionamento da UFJF e um grau maior de envolvimento com a instituição.”

Os servidores não precisam se inscrever, todos serão convocados por meio de oficio.

Confira a programação completa do seminário aqui.

Outras informações: (32) 2102-3937 (Prorh)