Fechar menu lateral

Central de Atendimento e Prorh promovem ação no Dia da Preservação da Camada de Ozônio

A Central de Atendimento (CAT) da UFJF e a Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) promovem, na quinta-feira 16, o plantio de dez mudas de árvores, a partir das 9h, no jardim da Reitoria, em referência ao Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio. Alunos e servidores estão convidados a participar.

 

Atentos à preservação do meio ambiente, os dois setores iniciaram uma campanha mais ampla, da qual a ação de quinta-feira faz parte. O objetivo maior é difundir e cultivar o hábito da reciclagem de materiais tanto na área da Reitoria como nas casas de seus colaboradores.

 

Separadores feitos de papelão reciclado foram colocados nos principais pontos de circulação da Reitoria para incentivar a coleta seletiva de material reciclável; o material será encaminhado diretamente para a reciclagem.

 

A idealizadora do projeto, servidora Daniella Lisieux de Oliveira, comenta que a iniciativa foi bem recebida pelos funcionários. “O projeto surgiu a partir da observação a respeito do desperdício de produtos como papel para impressão e copos de plástico. Pretendemos desenvolver um trabalho mais consciente, com a utilização de materiais de forma responsável e sustentável”, afirma.

 

O pró-reitor adjunto de Recursos Humanos, Sebastião Marsicano Júnior, destaca que essa atitude é muito importante para toda a Universidade. “As pessoas não tinham consciência sobre a utilização do papel e de copos de plástico. Os servidores já estão realizando pequenas mudanças que farão uma grande diferença”.

 

A iniciativa está passando por um período de adaptação e monitoramento e tem o objetivo de se expandir para outros setores da universidade.

 

O gerente da Central de Atendimento, Hélder Dalamura, esclarece que o aumento do consumo de materiais recicláveis na CAT tem uma dimensão similar à expansão da universidade. “Como instituição pública, é nosso dever contribuir para a melhoria da qualidade de vida e assumir uma política de responsabilidade social e preservação dos lugares em que vivemos”, afirma.

 

Proteção à Camada de Ozônio

 

O dia 16 de setembro foi declarado como o Dia da Preservação à Camada de Ozônio pela Organização das Nações Unidas (ONU), para comemorar os avanços contra a degradação ambiental.

 

O coordenador da Especialização em Análise Ambiental da UFJF, professor Cezar Henrique Barra Rocha, explica que a degradação da Camada de Ozônio provoca dois efeitos nocivos para a saúde humana e para o meio ambiente.

O primeiro é o aquecimento global, o outro é o buraco na Camada de Ozônio, por onde raios ultravioletas ultrapassam a atmosfera, atingindo uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados.

 

“Esses raios causam aumento da incidência de câncer de pele. Além disso, a destruição da camada provoca desequilíbrio no clima, resultando no efeito estufa, o que acarreta o aumento da temperatura do planeta e o descongelamento das geleiras polares, e, consequentemente a inundação de muitos territórios que atualmente se encontram em condições de habitação.”

 

Segundo Barra, os maiores vilões são a queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, além da emissão do gás CFC e do Metano (CH4). Tal afirmação se justifica pelo fato de que a queima de 1 litro de gasolina provém de 25 toneladas de matéria orgânica transformada no período de 1 milhão de anos. “É por isso que temos que mudar nossas atitudes, as pessoas tem que se conscientizar que individualmente elas podem mudar essa situação e evitar a degradação do meio ambiente”.

 

Ações simples e baratas podem fazer a diferença para que a camada de ozônio não venha a sofrer maiores danos. Caminhar, andar de bicicleta, utilizar transporte coletivo, evitar o uso de sacolas plásticas, reutilizar, reciclar, plantar árvores são algumas delas. “São atitudes simples que qualquer pessoa pode fazer e que, em larga escala, economizam energia e, consequentemente, evitam as emissões de todos os tipos de gases na atmosfera”, acrescenta.

 

Outras Informações:

(32) 2102-3979/ 3981/ 3911/ 3982 (Central de Atendimento)

(32) 2102-3414 – Especialização em Análise Ambiental