PRORH publica Portaria sobre Mestrado para TAEs; UFJF oferece 65 vagas para Minas

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) publicou a Portaria 704/2010, que regulamenta a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora– além de servidores do Ministério da Educação (MEC) e de candidatos beneficiários dos Acordos de Cooperação Internacional celebrados pela Universidade –, no Processo Seletivo para ingresso no “Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Curso de Mestrado Profissional”, oferecido por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Faculdade de Educação (Faced).

Além das oito vagas inicialmente previstas nas “Normas Adicionais” ao Edital do Processo Seletivo 2010 divulgado pelo Caed , o reitor Henrique Duque, através de contatos institucionais, obteve mais dez vagas, totalizando 18 para a Universidade, sendo 13 especificamente para servidores TAEs da instituição – Convênio interno entre a Prorh e o Caed – e cinco destinadas a servidores do MEC, além das várias outras vagas oferecidas pela UFJF mediante outros convênios com vários estados e municípios.

Inscrições prorrogadas

A pró-reitora de Recursos Humanos, Gessilene Zigler Foine, informa que, por meio das “Normas Adicionais”, as inscrições foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 18. Gessilene explica que todos os candidatos ao processo de seleção, sejam ou não concorrentes às vagas reservadas à UFJF, deverão atender aos requisitos gerais mínimos que constam do Edital publicado pelo Caed, mas que aqueles servidores TAEs que desejarem concorrer também às vagas da Universidade deverão atender ainda às demais exigências previstas na Portaria 704/2010 da Prorh, publicada no site da Pró-reitoria.

Impacto na pós-graduação em Minas

Gessilene destaca que, com o êxito dessa iniciativa do reitor Henrique Duque, esse novo Mestrado, já aprovado pela Capes, vai impactar positivamente em toda Minas Gerais: “Somando-se as 30 vagas para a Secretaria Estadual da Educação, dez para a Secretaria Municipal de Belo Horizonte, 12 para a Secretaria Municipal de Juiz de Fora, e mais as 13 da UFJF, teremos 65 vagas de Pós-Graduação stricto sensu no nível de Mestrado, dirigidas a gestores e técnicos na área educacional – e isso numa vasta extensão geográfica e institucional que engloba toda Minas Gerais, abrangendo, inclusive, as Superintendências Regionais de Ensino de todo o estado. Aliás, 25 dessas vagas são para servidores apenas de Juiz de Fora, somando os da Prefeitura com os da Universidade”. Isso, diz ela, “sem falar nos Acordos de Colaboração Internacional, pois algumas vagas serão destinadas ao exterior, a alunos de outros países”.

A pró-reitora ressalta, ainda, que este é exatamente o papel de uma universidade pública: “Produzir e reproduzir conhecimento, atuando especialmente na formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados”. E completa: “A missão da UFJF é também a de se articular institucionalmente com outras entidades e órgãos públicos em ações multiplicadoras, porque assim os grandes beneficiados, ao final das contas, são os usuários. Afinal, é a sociedade como um todo que, com os impostos dos contribuintes, financia o estado e a Universidade. Ela é a nossa grande credora e precisa de um bom retorno através dos serviços e produtos de qualidade, na forma de conhecimento”.

Finalizando, a pró-reitora ressalta que o reitor Henrique Duque, em seu mandato, revelou-se um administrador público com profunda sensibilidade para as necessidades institucionais de infraestrutura, mas jamais se esqueceu que “investir em gente e em conhecimento são as metas mais importantes de todas”, conclui.

A Portaria nº 704/2010 foi alterada pela Portaria nº 724 em 16 de agosto de 2010. Para acessar o conteúdo da Portaria nº 724, clique aqui.

Outras informações: (32) 2102-3937 (Prorh-CCDP)

(32) 4009-9316/9318 (Caed)