Fechar menu lateral

2023

Docente representa o PPGCF no I BARTS

Profa. Ana Cláudia durante sua palestra realizada no Centro de Ciências (Foto: Wanderleya Toledo)

A professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFJF e subcoordenadora da Rede Mineira de Engenharia de Tecidos e Terapia Celular (REMETTEC) da FAPEMIG, Ana Cláudia Ladvocat, ministrou no último sábado, 01 de abril, palestra na primeira edição do evento “Brazilian Aging Research & Technology Symposium (BARTS)”, promovido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFJF.

Intitulada “Metabolomic analyses to discovery of biomarkers and neuroprotective compounds for Parkinson disease”, a palestra abordou as análises metabolômicas para a descoberta de biomarcadores e compostos neuroprotetores para combate à doença de Parkinson. A palestra foi realizada no Centro de Ciências da UFJF.

Apresentação de trabalho

Trabalho do PPGCF, apresentado durante o evento, foi premiado (Foto: Wanderleya Toledo)

Além da palestra, o PPGCF também contou com um trabalho apresentado no evento. Trata-se do pôster “Evaluation of cytotoxicity and senescence induced by a sesquiterpene lactone against human melanoma cells”. O trabalho teve em sua equipe de autores a participação da própria professora do PPGCF, Ana Cláudia, das doutorandas Wanderleya Toledo e Ludmila Caputo e do egresso do curso de mestrado, Diogo Rocha. Além deles, compuseram a autoria do pôster as pesquisadoras Vanessa Lempk, Giulia Almeida e Daniela Chagas de Paula. O trabalho em questão recebeu a premiação de Melhor Pôster do evento.

O BARTS

Brazilian Aging Research & Technology Symposium (BARTS) é um evento interdisciplinar e internacional, que teve sua primeira edição realizada em Juiz de Fora em abril. O encontro teve por objetivo apresentar pesquisas e tecnologias que analisem o processo do envelhecimento e que busquem mecanismos para retardar este processo. O BARTS foi direcionado a pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação com pesquisas relacionadas ao tema. Sua programação contou com palestras e apresentação de trabalhos.

Outras informações: https://www2.ufjf.br/deptocomputacao/eventos/barts/

Pesquisadores do PPGCF participam de evento da área de alimentos na França

Os doutorandos da UFJF, Carolina Neves (PPGCF), Igor de Paula (PPG-Química) e Júlia Francisquini (PPGCF) durante o 14º ICEF, realizado em Nantes

No último mês de junho, o docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Ítalo Tuler Perrone, juntamente com as doutorandas do PPGCF, Carolina Neves Cunha e Júlia d’Almeida Francisquini e o doutorando do PPG Química (PPGQ), Igor Lima de Paula, participaram do 14º International Congress on Engineering and Food (ICEF 14), realizado na cidade de Nantes, na França.

Realizado entre os dias 19 e 23 de junho de 2023 e organizado pela Associação Internacional de Engenharia e Alimentos (IAEF), o evento, que apresentou como tema “Fabricação Sustentável de Alimentos para uma cadeia alimentar resiliente”, debateu as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva e de abastecimento de alimentos e da indústria durante o lockdown imposto pela pandemia de COVID-19 e as oportunidades de enfrentamento encontradas para esses desafios. O evento contou com a participação de palestrantes de diferentes nacionalidades, tanto da academia, quando da indústria, que debateram o papel crítico dos profissionais na garantia da nutrição e saúde humana e no apoio à sustentabilidade ambiental.

Os pesquisadores do PPGCF, Júlia Francisquini, Ítalo Perrone e Caroline Neves durante a apresentação dos trabalhos no 14º ICEF

No ICEF, a aluna do programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do PPGCF Carolina Neves apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “Influência da celulose micro e nanofibrilada na produção e estocagem de iogurte”, teve por objetivo avaliar o efeito da adição de três hidrocolóides sob a forma de suspensão coloidal da celulose vegetal nas características físico-químicas dos iogurtes durante sua produção e armazenamento. A pesquisa identificou que os iogurtes, que receberam a adição de hidrocolóides, apresentaram uma rede proteica mais heterogênea e compacta. Além de Carolina, o trabalho contou com autoria do professor Ítalo, seu orientador no PPGCF, e dos pesquisadores Caroline Barroso, Vitória Colturato, Gabriela Berto, Valdeir Arantes, Hernane Barud e Rodrigo Stephani.

Já o segundo trabalho, “Vitamina C: quantificação e reações de escurecimento em iogurtes”, apresentou como objetivo o desenvolvimento de um método para quantificar a vitamina C em iogurtes adicionados com esta vitamina. A pesquisa também buscou identificar possíveis relações entre a sua presença e a reação de Maillard, quantificando o marcador hidroximetilfurfural (HMF). O trabalho contou com autoria da doutoranda Carolina Neves, dos docentes do PPGCF, Ítalo Perrone e Juliana da Costa, e dos pesquisadores Caroline Barroso, Alan Wolfschoon-Pombo e Rodrigo Stephani.

Reunião para parcerias

Prof. Ítalo durante as atividades desenvolvidas no instituto INRAE, em Rennes, na França.

Além da participação no ICEF, os pesquisadores da UFJF também estiveram no INRAE, em Rennes, na França, entre os dias 26 e 28 de junho. O INRAE é um instituto público de pesquisa, que atua no desenvolvimento coerente e sustentável da agricultura, alimentação e meio ambiente. No instituto, o professor Ítalo ministrou palestra e apresentou as pesquisas da área de alimentos realizadas no âmbito da UFJF e debateu com os pesquisadores do INRAE a possibilidade de estabelecimento de futuras interações e parcerias entre a UFJF e a instituição francesa.

Membros do PPGCF apresentam trabalhos em diferentes congressos em 2023

Ao longo de de 2023, os discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) participaram de diferentes congressos da área de Farmácia no país, em diversas localidades como São Paulo (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR), dentre outras. Nesses eventos, os membros do PPGCF puderam apresentar e compartilhar com os demais participantes os resultados das pesquisas realizadas nos laboratórios da UFJF, por meio da apresentação de trabalhos, seja por meio de pôster ou comunicações orais.

A discente Manuela Arbeláez durante o VII CONCIFOP, realizado em Ouro Preto/MG, no final de março. (Foto: Acervo Pessoal)

A participação de um grande quantitativo de discentes e docentes do programa ao longo do ano só foi possível devido ao financiamento proporcionado por diferentes órgãos de fomento, como a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos (PDPG) e do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), através da Taxa de Bancada, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF (PROPP), por meio do Programa de Apoio aos Programas de Pós-graduação (APG) e da Faculdade de Farmácia da UFJF.

CONCIFOP

Logo no mês de março de 2023, entre os dias 28 e 31, a mestranda Manuela de la Rosa Arbeláez esteve em Ouro Preto (MG), local em que participou do VII Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (CONCIFOP). Na ocasião, a discente apresentou o trabalho “Peptídeos derivados da Lactoferricina bovina: síntese, caracterização e avaliação do efeito citotóxico visando aplicação na terapia do câncer de mama”. A pesquisa foi desenvolvida pela mestranda, em parceria com a doutoranda do PPGCF, Natália Prado da Silva, com os professores do programa, Frederico Pittella Silva e Guilherme Diniz Tavares, além dos pesquisadores colombianos Zuly Jenny Rivera, Javier García Castañeda e Ricardo Fierro Medina, os três oriundos da Universidad Nacional de Colombia (UNC). O trabalho teve por objetivo sintetizar e caracterizar peptídeos derivado da lactoferricina bovina (LfcinB) e avaliar seu efeito em linhagem celular de câncer de mama e chegou à conclusão de que o peptídeo em questão poderá ser uma alternativa viável para futura aplicação na terapia do câncer de mama.

Simpósio de Farmacognosia

A profa. do PPGCF, Elita Scio durante o evento em São Luís/MA – (Foto: Acervo Pessoal)

Já em maio, nos dias 23 a 26, a professora do PPGCF, Elita Scio Fontes, esteve em São Luís (MA) para apresentar a pesquisa “Potencial Antioxidante e Antiglicante de Extratos Vegetais de Embaúba – Cecropia pachystachya Trécul” durante o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. Além da professora, integraram a equipe de autores do trabalho os doutorandos do PPGCF, Pedro Henrique Santos de Freitas e Maria Fernanda Fernandes. A pesquisa teve por objetivo avaliar o potencial antioxidante e antiglicante de extratos vegetais produzidos a partir das folhas de Embaúba e chegou à conclusão de que esses apresentam notável atividade antioxidante e antiglicante, podendo ser empregado em formulações farmacêuticas que tenham o objetivo de reduzir a oxidação e a glicação celular.

Evento de Aceleração de startups

No dia 27 de julho, a doutoranda do PPGCF, Letícia Ribeiro Barbosa esteve em Belo Horizonte (MG) para apresentar o vídeo pitch de cinco minutos da startup Nanonaturals, durante evento de aceleração de startups, promovido pela empresa BioMinas Brasil. O vídeo de autoria da doutoranda do PPGCF, em parceria com a professora da Faculdade de Farmácia, Thaís Barradas, e com as pesquisadoras Kátia de Paula e Adriana de Oliveira, apresentou a startup, que busca a criação de uma indústria cosmética nacional inovadora e sustentável, estimulando o uso consciente dos ecossistemas terrestres e prevenindo a perda da biodiversidade. Diante disso, foram desenvolvidas nanoemulsões, contendo óleos essenciais e substâncias ativas de origem vegetal para diversas aplicações dermatológicas, cuja estabilidade é garantida por meio de normas da Anvisa e de técnicas avançadas de caracterização de nanomateriais. Como resultado, foi verificado aumento da performance dos bioativos, sem a utilização de animais. Decorrente desse trabalho, uma patente foi depositada e 13 artigos foram publicados.

16º CFBMG

A doturanda Guiomar, com seu orientador, prof. Orlando, durante apresentação do pôster (Arquivo pessoal)

A capital mineira também recebeu a 16ª edição do Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais (CFBMG), realizado entre os dias 10 e 12 de agosto. Na ocasião, quatro trabalhos de discentes e docentes do PPGCF foram apresentados. O primeiro pôster foi apresentado pela doutoranda Guiomar Godinho Borcard e pelo professor Orlando Vieira de Sousa. Intitulado “Uso de plantas medicinais e medicamentos sintéticos por mulheres com transtorno mental de uma unidade básica de saúde – benefícios e interferências”, o trabalho teve por objetivo buscar conhecimento sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos e medicamentos sintéticos por mulheres diagnosticadas com transtorno mental, a fim de detectar possíveis benefícios no tratamento, bem como orientar sobre o uso seguro e racional do medicamento. Diante disso, foi abordada a importância de se promover o uso de  plantas medicinais de forma a garantir que essas mulheres não incluam mais medicamentos psicotrópicos a sua terapia farmacológica, mas que consigam a partir de outras terapias terem seus sofrimentos amenizados e, assim, uma qualidade de vida melhor.

A discente Julianna Xavier durante o 16º CFBMG (Foto: Arquivo Pessoal)

Já a doutoranda Julianna Oliveira de Lucas Xavier apresentou duas pesquisas no congresso. A primeira delas, intitulada “Ações inibitórias da arbutina sobre mecanismos oxidativos e digestivos”, desenvolvida em coautoria com o professor do PPGCF, Orlando Vieira de Sousa, e com a professora da Faculdade de Farmácia, Ana Lúcia Santos de Matos Araújo, buscou avaliar as ações inibitórias da Arbutina sobre mecanismos oxidativos e enzimas digestivas. A arbutina trata-se de um glicopiranosídeo de hidroquinona que apresenta dois isômeros, alfa e beta-arbutina, amplamente usado no tratamento de distúrbios de hiperpigmentação da pele. Já o segundo pôster, denominado “Efeitos inibitórios das folhas de Eryngium Foetidum frente a mecanismos oxidativos e enzimas digestivas”, também de autoria da doutoranda Julianna e dos professores Orlando e Ana Lúcia, teve como finalidade investigar os efeitos inibitórios de extratos de Eryngium Foetidum, cujas folhas foram coletadas no Horto Medicinal da Faculdade de Farmácia, frente a mecanismos oxidativos e enzima digestivas. A pesquisa chegou à conclusão de que os extratos apresentaram potencial antioxidante e inibitório frente a enzimas digestivas, podendo ser agentes promissores para o tratamento de distúrbios metabólicos associados a processos oxidativos.

A mestranda Dominique Mesquisa durante apresentação de seu banner em Belo Horizonte/MG (Foto: Arquivo pessoal)

O quarto trabalho vinculado ao PPGCF foi apresentado pela mestranda Dominique Mesquita e Silva. O pôster, intitulado “Filmes tópicos laminados: uma abordagem sobre os métodos de preparo, composição e propriedades sensoriais e reológicas”, teve como objetivo principal apresentar as técnicas de preparo de filmes tópicos, especificamente de filmes laminados, abordando os componentes e equipamentos utilizados para o preparo da formulação, bem como a sua caracterização. Por se tratar de uma forma farmacêutica nova, há poucos estudo científicos sobre esse tipo de formulação. Diante disso, no trabalho foram compiladas evidências científicas sobre os filmes tópicos como maneira de abordar suas diferentes formas de preparo, características apresentadas e propriedades sensoriais e reológicas obtidas.

l)

Reunião Anual da FeSBE

A doutoranda Ludmila Caputo esteve em Búzios (RJ) para apresentar sua pesquisa (Foto: Arquivo Pessoal)

Já a localidade de Armação dos Búzios (RJ) recebeu entre os dias 27 e 30 de agosto de 2023 a XXXVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). O PPGCF se fez presente no encontro com a participação da doutoranda Ludmila de Souza Caputo, que apresentou o trabalho intitulado “O refinamento das técnicas de ensaio imunohistoquímico reduz a incidência de manchas não específicas e melhora a qualidade de fotomicrografias”. Tendo entre seus coautores, o professor do PPGCF, José Otávio do Amaral Corrêa, o trabalho buscou apresentar alguns métodos de refinamento para a implementação de ensaios do método imunohistoquímico (IHC) em pulmão embebido em parafina de amostras de camundongos.

55º CBPC

A doutoranda Lívia Mara durante sua apresentação em São Paulo, no 55º CBPC (Foto: Acervo pessoal)

No mês de setembro, a doutoranda do PPGCF, Lívia Mara Silva, participou da 55ª edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial (CBPC), entre os dias 05 e 08 de setembro, na cidade de São Paulo (SP). Na ocasião, a discente, que também é servidora TAE da Faculdade de Farmácia, apresentou o pôster “Validação de reagente de extração rápida de ácidos nucléicos na detecção de arboviroses”, trabalho realizado em coautoria com os professores do PPGCF, Lauren Jaeger e Frederico Pittella, com os professores da Faculdade de Farmácia da UFJF, Olavo Pereira Júnior e Marcelo Silvério, com os servidores TAEs da faculdade, Lorena Riani, Thamiris Rocha, Jéssica Chagas, Danielle Marconato, Jucélia Silva e Romário Fochat, e com o professor da Faculdade de Enfermagem, Thiago Nascimento. As análises realizadas na pesquisa revelaram que o reagente pesquisado foi eficaz para extrair ácidos nucléicos e manteve 100% de compatibilidade nos resultados obtidos com a extração por coluna e os resultados originais. Também foi demonstrado que a utilização de reagente de extração rápida promoveu maior celeridade ao processo e reduziu o custo do diagnóstico molecular de inúmeras enfermidades, incluindo as arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Medicina Tropical

A docente do PPGCF, Lauren Jaeger, ao lado de sua orientanda, Karolayne Andrade, durante o 58º MEDTROP. em Salvador/BA (Foto: Acervo Pessoal)

Entre os dias 10 e 13 de setembro, Salvador (BA) sediou o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023). O PPGCF se fez presente com a participação da professora Lauren Hubert Jaeger e da mestranda Karolayne Helena Capistrano Andrade. Na ocasião, a discente apresentou o trabalho “Estudo in silico de inibidores da enzima tripanotiona redutase de Leishmaniaamazonensis” na modalidade pôster, desenvolvido em coautoria com a professora Lauren Jaeger e com os pesquisadores Ari Sérgio Oliveira Lemos e Priscila Vanessa Silva Zabala Capriles. A pesquisa teve por objetivo avaliar a potencial atividade in silico de compostos análogos da L-glutamina contra a enzima tripanotiona redutase (TR) de L. amazonenses. Como resultado, o trabalho identificou três compostos com potencial atividade biológica antiparasitária e ou antiprotozoário e oito compostos com características promissoras para serem administrados por via oral.

Já a professora Lauren apresentou o trabalho “Taxonomy of Cryptosporidium parvum and Cryptosporidium hominis: still many steps to be taken”, desenvolvido em coautoria com a mestranda do PPGCF, Laura Gonçalves Rezende, e com os pesquisadores Gabriel Oliveira Ferraz e Mariana Fonseca Rossi. O trabalho em questão propôs uma análise computacional de delimitação de espécies, na tentativa de compreender as relações inter e intraespecíficas de diversidade genética de C. parvum e C. hominis disponível em bases de dados moleculares. Além desse, a professora Lauren também apresentou o pôster “Assessing β-tubulin genetic polymorphisms related to benzimidazole derivatives resistance in nematodes infecting livestock”, desenvolvido em parceria com os pesquisadores da Fiocruz, Kerla Joeline Lima Monteiro e Filipe Anibal Carvalho Costa.

32º CBM

A doutoranda Larice Santana apresentando seu pôster no 32º CBM, em Foz do Iguaçu/PR (Foto: Acervo Pessoal)

No mês de outubro foi a vez da doutoranda Larice Aparecida Rezende Santana representar o PPGCF no 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia, realizado em Foz do Iguaçu (PR), realizado entre os dias 18 e 22 de outubro. Na ocasião, a discente apresentou o pôster “Isolamento de microrganismos produtores de xilanase em sistema de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos”. O trabalho, que contou com coautoria da professora do PPGCF, Mirian Pereira Rodarte, e dos pesquisadores Larissa Teodoro e Marcelo Otênio, teve como premissa isolar e identificar microrganismos produtores de xilanase de biodigestor tipo lagoa coberta com dejeto bovino. Foram coletadas amostras de água de lavagem do free-stall e do efluente do biodigestor, durante quatro semanas. Os dados retrataram a diversidade microbiana associada à produção de xilanases na biodigestão anaeróbia e demonstraram o potencial da biodigestão anaeróbia como fonte de microrganismos produtores de xilanase para aplicações industriais.

Produtos Naturais

A doutoranda Wanderleya dos Santos foi um dos seis discentes do PPGCF que apresentaram trabalhos no 9º BCNP (Foto: Acervo Pessoal)

Salvador (BA) também recebeu o 9º Congresso Brasileiro de Produto Natural (BCNP), um dos principais eventos da área. Ao todo, seis discentes estiveram na capital baiana entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023 para apresentarem os resultados de suas pesquisas no congresso. A discente Wanderleya Toledo dos Santos apresentou o pôster “Tagitinin C: selective cytotoxicity against humam melanoma cells”, trabalho desenvolvido em conjunto com a professora do PPGCF, Ana Cláudia Chagas de Paula Ladvocat, com o egresso do curso de Mestrado, Diogo Miranda Rocha, e com as pesquisadoras Daniela Chagas de Paula,  Vanessa Viana Lempk e Giulia Taxa Machado de Almeida. O trabalho buscou verificar a citotoxicidade da tagitina C contra duas linhagens de melanoma humano. Este composto, derivado de Tithonia diversifolia, mostrou um efeito citotóxico promissor e atividade seletiva de morte de células tumorais, com potencial para interferir negativamente na complexa maquinaria oncogênica.

A mestranda Dominique Mesquita em frente ao pôster do seu trabalho em Salvador/BA (Foto: Arquivo Pessoal)

Outro trabalho apresentado durante o evento foi o pôster “Development of topical formulations containing the hexane partition of Pereskia aculeata Muller”, de autoria da mestranda Dominique Mesquita e Silva e tendo em sua equipe de autores os professores do PPGCF, Guilherme Diniz Tavares e Juliana de Carvalho da Costa. Na pesquisa, a doutoranda demonstrou que a Pereskia aculeata, popularmente conhecida como “ora-pró-nóbis”, possui notável potencial no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Também foi investigada sua propriedade anti-inflamatória, incorporada a formas farmacêuticas para uso tópico. Foi demonstrado que sua partição hexânica conseguiu inibir em 66% o radical óxido nítrico, responsável pela inflamação.

A doutoranda Luciana Poty apresentando sua pesquisa no BCNP (Foto: Acervo Pessoal)

O terceiro pôster do PPGCF apresentado no Congresso foi o “Investigação do perfil químico e atividades antioxidantes de Pereskia aculeata Miller (Cactaceae)”, de autoria da doutoranda Luciana Poty Manso dos Santos, em parceria com a professora Elita Scio Fontes, com a egressa do curso de mestrado, Naiara Norberto Tavares de Oliveira, e com a pesquisadora Sthefany Nolasco de Sena.  No estudo, foi investigada a composição fitoquímica e antioxidante dos extratos hidroalcoólico (HP) e etanólico (EP) das folhas de P. aculeata Miller. O trabalhou concluiu que os extratos do “ora-pró-nóbis” apresentam resultados que apontam o seu potencial para contribuir com a prevenção de distúrbios relacionados com a ação excessiva dos radicais livres por meio de diferentes vias de ação, além de possuir uma vasta gama de constituintes que podem ser os principais responsáveis pela atividade biológica observada.

A discente Maria Fernanda também representou o PPGCF no 9º BCNP, em Salvador/BA (Foto: Acervo Pessoal)

Já a doutoranda Maria Fernanda Fernandes apresentou no 9º BCNP o trabalho “Quantification of 5-caffeoylquinic acid in Cecropia pachystachya Trécul hydroethanolic leaves extract and assessment of its antioxidant potential: Implications for anti-aging mechanisms”. Além de Maria Fernanda, integraram a equipe de autores do trabalho a professora Elita Scio Fontes, a egressa Jéssica Leiras Mota Conegundes e o pesquisador Victor Campana Leite. Na pesquisa, foi estudado o envelhecimento, como um processo complexo, caracterizado por reações oxidativas celulares e teciduais, causadas predominantemente por espécies reativas de oxigênio (ROS). Desta forma, o trabalho buscou demonstrar que a Cecropia pachystachya, espécie rica em ácido 5-cafeoilquínico, possui propriedades antioxidantes notáveis, abrindo assim novas perspectivas sobre o papel desse ácido fenólico no processo antienvelhecimento.

O mestrando Leonardo Mello durante apresentação de seu pôster em Salvador/BA (Foto: Acervo Pessoal)

No mesmo evento, o mestrando Leonardo Luiz Oliveira de Mello apresentou o pôster intitulado “In vitro Antiparasitic Potential of Eremanthus erythropappus DC. MacLeish (Asteraceae) Extract and Betulinic Acid Against”. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com os professores do PPGCF, Giovanni Wilson Amarante e Ademar Alves da Silva Filho, e com a pesquisadora Rayssa Cajás.  Na pesquisa, foram avaliados os  efeitos antiesquistossomóticos in vitro do extrato das partes aéreas de Eremanthus erythropappus e do ácido betulínico contra S. mansoni. Durante os experimentos, foi identificado que o extrato apresentou propriedades esquistossomicidas in vitro na concentração de 50 μg/mL, causando a morte de todos os parasitas adultos. O ácido betulínico, isolado desta espécie pela primeira vez, foi caracterizado por espectroscopias de RMN e IV e apresentou efeitos antiesquistossomóticos a 100 e 50 μg/mL, sendo assim letal para todos os vermes machos e fêmeas em 72 horas de incubação.

O discente Everton Allan Ferreira em frente ao seu pôster no BCNP (Foto: Acervo pessoal)

Por fim, o doutorando Everton Allan Ferreira apresentou o trabalho “Propriedades Antiparasitárias in vitro e in vivo de Rosmarinus officinalis (Lamiaceae) e Salvia officinalis (Lamiaceae) contra o Schistosoma mansoni”. A pesquisa contou com coautoria do professor Ademar Alves da Silva Filho, da pós-doutoranda do PPGCF, Carla Monteiro Leal e dos pesquisadores Rayssa Cajás, Josué de Moraes, Lenise de Souza Gonçalves e Danielle Andrade Ferreira. Na pesquisa em questão, os extratos de Rosmarinus officinalis (LALE) e Salvia officinalis (LSAL) foram submetidos a ensaios in vitro e in vivo no combate à esquistossomose, doença negligenciada que afeta mais de 230 milhões de pessoas globalmente, representando assim um significativo problema de saúde pública em todo o mundo. O trabalho demonstrou que nos ensaios in vivo, os extratos LALE e LSAL demonstraram reduções de 21,8% e 61,2% na carga parasitária, respectivamente. Na redução de ovos, LALE e LSAL foram eficazes na redução de ovos imaturos, com uma faixa de 98,8% e 90,2%, respectivamente.

Alimentos e Nutrição

A doutoranda Letícia Barbosa foi a representante do PPGCF no 15º SLACAN, em Campinas/SP (Foto: Acervo pessoal)

No mês de novembro, foi a vez de Campinas (SP) receber, entre os dias 12 e 14, a 15ª edição do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição (SLACAN). E mais uma vez o PPGCF se fez presente com a participação da doutoranda Letícia Ribeiro Barbosa. No simpósio, a discente apresentou o pôster “Avaliação da capacidade antagonista e da resistência a antimicrobianos de bactérias ácido láticas isoladas de amostras de queijos minas artesanais”. Além de Letícia, integraram a equipe de autores do trabalho, a professora Mirian Pereira Rodarte e as doutorandas do PPGCF, Larice Aparecida Rezende Santana e Ana Flávia Werneck, bem como os pesquisadores Isabela Lara da Silva Miranda, Carolina Schettino Kegele, Joice Fátima Moreira Silva, Larissa da Costa Teodoro e João Batista Ribeiro. No estudo, os pesquisadores buscaram identificar, por meio da técnica Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), bactérias láticas previamente isoladas até o nível de gênero, e testá-las quanto à sua atividade antagonista e resistência antimicrobiana. Os resultados identificados nos experimentos contribuíram para o conhecimento das bactérias láticas presentes nos Queijos Minas Artesanais, abrindo caminho para possíveis aplicações futuras na indústria alimentícia e reforçando a importância desses produtos tradicionais em Minas Gerais.

CIFARP

O trabalho apresentado pela doutoranda Priscila de Lima Paula foi premiado como Melhor Pôster do CIFARP (Foto: Acervo Pessoal)

O último evento do ano com participação de membros do PPGCF também ocorreu no interior de São Paulo. Realizado em Ribeirão Preto, entre os dias 15 e 18 de novembro, o 14° Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP) contou com a presença de quatro discentes do programa, além da coordenadora e do vice-coordenador do PPGCF, professores Fernanda Vilela e Frederico Pittella, que também participaram na ocasião da Reunião Anual do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Farmácia, que debateu os avanços e os principais desafios para os PPGs nos próximos anos.

No congresso, a doutoranda Priscila de Lima Paula apresentou o trabalho “Plinia cauliflora specie as modulators of PGE2, NO, and TGF-ꞵ production and lipid metabolism in inflammation”, trabalho que recebeu o Prêmio de Melhor Pôster do 14º CIFARP. O trabalho contou com coautoria dos professores do PPGCF, Rodrigo Luiz Fabri e Ângelo Márcio Leite Denadai, das egressas do programa Lara Melo Campos, Thayná Gomes Ferreira e Thalita de Freitas Souza e do pesquisador Ari Sérgio Oliveira Lemos. No trabalho, o objetivo foi de avaliar os efeitos anti-inflamatórios do extrato etanólico das folhas de Plinia cauliflora (EEL) quando encapsulado com β-ciclodextrina (EEL/βCD). O grupo de pesquisa investigou como esse extrato encapsulado modula a produção de mediadores inflamatórios em macrófagos, quando expostos a estímulos como LPS e IFN-γ. Os achados da pesquisa forneceram evidências convincentes da promessa terapêutica dessa espécie de planta para tratar condições inflamatórias, uma prática profundamente radicada na medicina tradicional brasileira.

O vice-coordenador do PPGCF, Frederico Pittella, apresentando o trabalho de seu grupo de pesquisa em Ribeirão Preto/SP (Foto: Acervo Pessoal)

Já o professor Frederico Pittella Silva apresentou a pesquisa “Design of primers and probe and in silico evaluation of RT-qPCR assays to detect variants of SARS-CoV-2”. O trabalho, desenvolvido em parceria com a doutoranda Lívia Mara Silva e com o professor da Faculdade de Farmácia da UFJF, Olavo dos Santos Pereira Júnior, teve por objetivo desenvolver primers e realizar uma análise in silico focada na detecção de variantes. Para isso, foi analisada a circulação de variantes no Brasil, como a Delta, Gama e Ômicron, por meio do banco de dados GenomaHCov, da FIOCRUZ. Os resultados geraram primers específicos para as variantes com zero porcentagem de ligação cruzada com outras variantes. Diante disso, o pesquisadores destacaram que o próximo passo envolve a multiplexação dos primers em um único kit para uma detecção rápida e econômica de variantes do SARS-CoV-2, aprimorando a vigilância e o monitoramento.

A professora Fernanda Vilela e a mestranda Carine Cedrola, em frente ao pôster do trabalho durante o CIFARP (Foto: Acervo Pessoal)

A mestranda Carine Cassimiro Cedrola e a professora do PPGCF, Fernanda Maria Pinto Vilela, apresentaram no Congresso o poster “Unlocking the Beauty Benefits: Exploring Biosurfactants from Scheffersomyces shehatae for Cosmetics”. O trabalho também contou em sua equipe de autores com o professor do PPGCF, Guilherme Diniz Tavares, com a doutoranda Natália Prado da Silva, com a professora da Faculdade de Farmácia da UFJF, Thaís Nogueira Barradas e com os pesquisadores Fernanda Gonçalves Barbosa, Paulo Ricardo Franco Marcelino e Silvio Silvério da Silva. Tendo em vista que a maioria dos produtos cosméticos direcionados à limpeza de pele apresentam surfactantes como importante componente de sua formulação, como emulsificantes e agentes espumantes, e o uso destes pode causar problemas de toxicidade aos usuários, além de danos ambientais, o trabalho buscou apresentar os biossurfactantes, isto é, surfactantes de origem natural, que quando comparados aos surfactantes sintéticos são mais biodegradáveis e apresentam baixa ou nenhuma toxicidade. Com a crescente necessidade da indústria cosmética desenvolver produtos com princípios ativos mais naturais e renováveis, o trabalho investigou a adequação de um biossurfactante produzido pela levedura Scheffersomyces shehatae para ser utilizado em formulações cosméticas. Os resultados encontrados durante os experimentos indicaram seu potencial uso em aplicações cosméticas.

A doutoranda Larice Santana apresentando seu trabalho em Ribeirão Preto/SP (Foto: Acervo Pessoal)

Outro trabalho do PPGCF apresentado no 14º Cifarp foi o pôster “Potential of the anaerobic biodigestion process as a source of hydrolytic bacteria products of lipase”, de autoria da doutoranda Larice Aparecida Rezende Santana, em parceria com a professora do PPGCF, Mirian Pereira Rodarte e com os pesquisadores Ana Gleicia da Silva Mello, Larissa da Costa Teodoro, Júnior César Fernandes Lima e Marcelo Henrique Otenio. A pesquisa em questão abordou as enzimas microbianas lipolíticas como biocatalisadores com aplicação na indústria farmacêutica para produção de medicamentos vasodilatadores, antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, beta-adrenérgicos e imunossupressores. Foi observado que a biodigestão anaeróbia é uma fonte de microrganismos produtores de lipase pouco explorada. Por isso, o grupo de pesquisadores isolou e identificou bactérias lipolíticas de um biodigestor modelo Lagoa Coberta, abastecido com dejeto bovino. Como conclusão, o estudo demonstrou o potencial da biodigestão anaeróbia como fonte de microrganismos capazes de produzir lipases para aplicações pela indústria farmacêutica.

A mestranda Fernanda Brito também representou o PPGCF no CIFARP em Ribeirão Preto/SP (Foto: Acervo Pessoal)

Por fim, o último trabalho apresentado pelo PPGCF em Ribeirão Preto (SP) foi o pôster “Evaluation of the cytotoxic activity of extracts of the genus Ocotea in an in vitro experimental model of breast cancer cells”. A mestranda Fernanda Brito Leite apresentou o trabalho, desenvolvido em conjunto com a professora do PPGCF, Ana Cláudia Chagas de Paula Ladvocvat, com a doutoranda Wanderleya Toledo dos Santos, com o egresso Diogo Miranda Rocha e com os pesquisadores Daniela Chagas de Paula e Albert Katcborian Netto. O estudo em questão, considerando a gravidade do câncer de mama e dos efeitos adversos fortes das terapias utilizadas, buscou descobrir possível novo tratamentos para a doença. Assim, foi investigada a atividade citotóxica de extratos de espécies do gênero Ocotea em um modelo de células de câncer de mama. Destaca-se que o gênero Ocotea tem demonstrado propriedades farmacológicas promissoras e é facilmente encontrado no Brasil, principalmente na Mata Atlântica. Os resultados identificados no trabalho demonstraram o potencial citotóxico do extrato de Ocotea villosa, contribuindo para a descoberta e desenvolvimento de tratamentos novos, que possam ser mais eficazes, seletivos e com menores efeitos adversos para o paciente.