Fechar menu lateral

2022

Pesquisadores do PPGCF participam do Minas Láctea 2022

As discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Júlia D’Almeida Francisquini, Carolina Neves Cunha e Mariana Braga de Oliveira, sob orientação do professor Ítalo Tuler Perrone, participaram das atividades do “Minas Láctea 2022”, realizado no período de 12 a 14 de julho de 2022 e que englobou cinco grandes eventos do setor laticinista na América Latica: o 35o Congresso Nacional de Laticínios, a 46a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), a 46a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 45º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e a 41a Semana do Laticinista.

Na ocasião, as pesquisadoras do PPGCF desenvolveram atividades no estande do grupo de pesquisa InovaLeite, voltado à área de ciência e tecnologia  do leite. No estande, foram apresentadas as linhas de pesquisa do grupo e as possibilidades de parceria com o setor industrial. As discentes desenvolvem atualmente projetos de pesquisas vinculados ao projeto “Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas” do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico de Inovação (MAI/DAI), aprovado na Chamada 12/2020 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos desenvolvidos pelas alunas são financiados por empresas privadas do setor e apresentam soluções tecnológicas em assuntos que serão temas de dissertações e teses do PPGCF.

Sobre o evento
O Minas Láctea é referência em difusão de tecnologias para leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipametos e maquinários. A participação no evento é uma oportunidade para a realização de parcerias, aperfeiçoamento de conhecimentos e contato com as inovações do setor. O evento é realizado pela Empresa Agropecuária Minas Gerais (EPAMIG), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e contou durante os três dias com atividades como feiras, concursos e palestras.

Pesquisadores do PPGCF apresentam trabalho em Congresso de Patologia Clínica

Na imagem, o professor Frederico Pittella e a discente Lívia Silva durante a apresentação do trabalho (Foto: Lívia Mara Silva/PPGCF)

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Lívia Mara Silva, e seu orientador e docente do PPGCF, Frederico Pittella Silva, participaram entre os dias 04 e 07 de outubro de 2022 do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC).

Na ocasião, eles apresentaram o trabalho intitulado “Desenvolvimento de reagente de extração rápida de ácidos nucleicos e validação na detecção de SARS-COV-2 por RT-QPCR”, pesquisa realizada pela discente, sob supervisão de seu orientador, em laboratório da Faculdade de Farmácia da UFJF.

O RT-qPCR é o padrão ouro no dianóstico da COVID-19. No entanto, apesar de ser uma técnica bastante sensível, exige conjuntos caros de reagentes, disponibilidade de equipamentos e tempo para o processamento das amostras. Além disso, suas etapas estão suscetíveis a erros que podem prejudicar o diagnóstico. Diante deste cenário, o estudo desenvolvido no âmbito do PPGCF teve por objetivo o desenvolvimento de um reagente de extração rápida de ácidos nucléicos, que foi comparado ao método de extração por coluna.

O evento

Em sua 54ª edição, o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial reúne em média 4,2 mil participantes a cada edição, entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores do Brasil e de diferentes países da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

Neste ano, o evento contou com mais de 100 atividades, como cursos, conferências, mesas redondas, encontros com especialistas, workshops, casos clínicos e lançamentos de publicações técnicas direcionadas aos profissionais da área laboratorial. Além disso, o evento disponibilizou um espaço com a participação de 90 empresas e instituições, que apresentaram as novidades para o setor de laboratórios clínicos.

Doutoranda do PPGCF ministra palestra em evento internacional de inovação em saúde

A doutoranda Lívia Mara Silva durante sua palestra em Brasília (DF) – Foto: Lívia Mara Silva/PPGCF

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Lívia Mara Silva, esteve representando o PPGCF no III Encontro Internacional em Saúde (III INOVATEC), realizado em Brasília entre os dias 25 e 27 de novembro de 2022.

No evento, a discente, que também exerce o cargo de Técnica em Farmácia na UFJF, ministrou a palestra intitulada “Técnicas de extração rápida de ácidos nucléicos para métodos diagnósticos”. A apresentação oral foi relacionada diretamente a sua proposta de tese, orientada pelo docente do PPGCF, professor Frederico Pittella.

A técnica apresentada ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19, por ser considerada padrão Ouro no diagnóstico de SARS-CoV-2. O procedimento em questão detecta um pequeno segmento do genoma viral, permitindo a detecção rápida, sensível e precisa. No entanto, para ser realizado, exige conjuntos caros de reagentes, bem como a disponibilidade de equipamentos e tempo para processar as amostras.

Além da palestra, Lívia também participou da programação científica do evento, bem como avaliou trabalhos relacionados à área de inovação em saúde, apresentados por pesquisadores de diferentes instituições do país.

O evento
Realizado em Brasília (DF), o III INOVATEC apresentou como tema central “A Integração do Ecossistema de Saúde para os Desafios da Sociedade Atual” e teve por finalidade promover a popularização da ciência e tecnologia e levantar debates inovadores em temas como inteligência artificial aplicada à Saúde, diagnóstico, doenças infecciosas, epidemiologia, microscopia avançada, saúde pública, terapêutica e vacinas.

Durante o evento, também foi realizada a I Feira de Inovação Tecnológica em Saúde do Distrito Federal, espaço para exposição de novas tecnologias e de disseminação de conhecimento, com a presença de empresas de tecnologia e de instituições de ensino e pesquisa. Ao longo dos três dias do encontro, também foram promovidos minicursos, mesas-redondas, palestras, encontros de empreendedorismo, atividades culturais e apresentação e premiação de trabalhos.

Discentes e docentes do PPGCF apresentam pesquisas em congressos

A doutoranda Wanderleya Santos e o mestrando Diogo Rocha apresentando seus trabalhos no 6º Congresso da ABCF em Brasília (Foto: Wanderleya Santos/PPGCF)

Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2022, discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) participaram de diferentes eventos na área de Ciências Farmacêuticas, apresentando trabalhos relacionados às pesquisas desenvolvidas nos laboratórios vinculados ao PPGCF e relacionadas às dissertações e teses que estão sendo desenvolvidas.

ABCF
Durante o 6º Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), realizado em Brasília entre os dias 04 e 06 de novembro de 2022, a doutoranda do PPGCF, Wanderleya dos Santos apresentou o trabalho “Identificação metabólica de possíveis biomarcadores e vias metabólicas correlacionadas à doença de Parkinson”. A pesquisa desenvolvida pela discente e orientada pela professora do programa, Ana Cláudia Ladvocat, teve por objetivo avaliar, por meio de estratégias metabolômicas, variações no nível de metabólitos no soro de pacientes com doença de Parkinson para identificar biomarcadores para diagnósticos e vias metabólicas reguladas.

Também sob orientação da professora Ana Cláudia, o mestrando Diogo Rocha apresentou no 6º Congresso da ABCF o trabalho intitulado “Citotoxicidade de duas lactonas sesquiterpênicas frente a células de melanoma humano”.  A pesquisa, apresentada na modalidade banner, teve como finalidade verificar as propriedades citotóxicas in vitro da tagitinina C (TC) e de seu isômero, tagitinina F (TF), frente a células de melanoma humano. O estudo verificou que ambas as lactonas derivadas de plantas apresentaram efeito citotóxico promissor, sugerindo uma atividade de morte seletiva de células tumorais.

Professora Fernanda Vilela apresentou trabalho relacionado ao extrato de folhas de Coffea arabica L (Foto: Fernanda Vilela/PPGCF)

As docentes Fernanda Vilela e Juliana da Costa, coordenadora e vice-coordenadora do PPGCF, respetivamente, também estiveram presentes no evento e apresentaram trabalhos desenvolvidos por discentes do PPGCF. Fernanda apresentou o trabalho “Caracterização química do extrato de folhas de Coffea arabica L por “UPLC/Q-ToF-MS/MS”, elaborado em conjunto com os discentes do PPGCF, Gilmar Mesquita, Ygor Costa e Valéria de Mello e com os docentes da Faculdade de Farmácia, Fabiano Freire, Mírian Rodarte, Juliana da Costa e Maria Silvana Alves. O trabalho teve como objetivo avaliar a composição química do extrato etanólico liofilizado de folhas de café arábica. Os resultados identificados pela pesquisa indicaram que as folhas de café, um subproduto, são uma importante fonte de compostos bioativos.

Professora Juliana da Costa durante o 6º Congresso da ABCF (Foto: Juliana da Costa/PPGCF)

Já a professora Juliana levou ao 6º Congresso da ABCF a pesquisa “Pedidos de patentes de 2015 a 2021 que utilizam resíduos de frutas em métodos de extração e preparação de alimentos e bebidas processados”, desenvolvida com a mestranda do PPGCF, Dominique Mesquita. O trabalho, apresentado no formato banner, teve por finalidade identificar patentes que usam resíduos de frutas como alimentos funcionais, avaliando os benefícios à saúde humana e analisando seu uso e aplicação na indústria de Alimentos e Bebidas. Dentre as 60 patentes estudadas, foram identificados 15 tipos diferentes de benefícios à saúde, como atividade antioxidante, melhora das funções gastrointestinais, propriedades cardioprotetoras e atividade anticancerígena.

Além da apresentação dos trabalhos, a coordenadora e vice-coordenadora do PPGCF também participaram da Reunião anual do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Farmácia, promovido no dia 04 de novembro. O encontro, que reuniu representantes de programas de pós-graduação da área de todo o país, proporcionou um momento de debate, no qual foram levantadas importantes demandas e os principais avanços e dificuldades encontrados pelos cursos de mestrado e doutorado em Farmácia no último ano, impactado sobretudo pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

Plantas Medicinais

 

A doutoranda Maria Fernanda representou o PPGCF em congresso realizado em Santarém, no Pará (Foto: Maria Fernanda/PPGCF)

Outro importante congresso da área de Ciências Farmacêuticas realizado no período foi o XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, na cidade de Santarém (PA). O PPGCF se fez presente no evento, com a participação da doutoranda Maria Fernanda Fernandes, que apresentou a pesquisa “Potencial antioxidante do extrato glicólico de Cecropia pachystachya e quantificação do ácido 5-O-cafeoilquínico”, desenvolvida em parceria com o doutorando do PPGCF, Pedro Henrique Freitas, e sob orientação da professora Elita Scio.  O trabalho estudou a espécie Cecropia pachystachya, conhecida popularmente como embaúba, encontrada por todo o território brasileiro, se estendendo do sul da Amazônia até o Rio Grande do Sul e que possui amplo uso popular no tratamento da tosse, asma, febre e doenças cardíacas, entre outras. A pesquisa teve por objetivos avaliar a capacidade antioxidante do extrato glicólico de C. pachystachya e quantificar o teor do ácido 5-O-cafeoilquínico na mesma.

Compostos Bioativos

A doutoranda Larice Santana em Congresso Internacional de Bioativos, realizado em Campinas/SP (Foto: Larice Santana/PPGCF)

Já a doutoranda Larice Santana foi a representante do PPGCF no 2º Congresso Internacional de Compostos Bioativos – ICBC, realizado em Campinas, entre os dias 09 e 10 de novembro. Na ocasião, a discente apresentou o trabalho “Isolamento de microrganismos produtores de protease em sistema de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos”. A pesquisa, orientada pela professora do PPGCF, Mirian Rodarte, teve como objetivo o screening de microrganismos produtores de protease,  a partir de um
biodigestor modelo canadense operado com dejeto bovino. A metodologia utilizada no trabalho mostrou-se capaz de isolar microrganismos produtores de proteases em um sistema de biodigestão anaeróbia de esterco de gado leiteiro.

Financiamento
A participação dos discentes e docentes do PPGCF em eventos nos meses de outubro e novembro de 2022 foi financiada com recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e contou com apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da UFJF. Além da participação em congressos, este financiamento também proporcionou a participação de mestrandos e doutorandos do programa em atividades de campo em outras instituições, bem como a vinda de pesquisadores estrangeiros, que ministraram palestras no âmbito do PPGCF neste ano.