Fechar menu lateral

Manual do aluno e docente

Bem vindo ao Manual do aluno/docente! Aqui você encontra informações e formulários sobre:

  1. Orientações para novos alunos
  2. Agendamento da defesa
  3. Alteração de projeto do mestrado/doutorado ou do título do projeto
  4. Aproveitamento de créditos
  5. Auxílio financeiro para membros da banca de defesa
  6. Auxílio financeiro para alunos (trabalho de campos e eventos)
  7. Credenciamento de coorientador
  8. Estágio docência
  9. Homologação de dissertação/tese
  10. Matrícula em disciplinas
  11. Prorrogação da defesa/ qualificação
  12. Qualificação 
  13. Solicitação de matrícula em estágio pós-doutoral
  14. Requisição de veículo
  15. Solicitação de diárias e/ou passagens para docentes do programa
  16. Solicitação de reembolso de taxa de publicação de artigo científico
  17. Prazos para qualificação e defesa
  18. Estágio pós doutoral 
  19. Outros documentos

1. ORIENTAÇÕES PARA NOVOS ALUNOS

Os novos alunos devem se cadastrar em 2 sistemas:

 Sistema Eletrônico de Informações (SEI): fazer cadastro como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos. O cadastro é necessário porque a maioria dos processos na UFJF agora tramitam de forma eletrônica por esse sistema.

– SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica): entrar no site https://siga.ufjf.br/, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir as orientações. Talvez seja necessário enviar e-mail para a Central de Atendimento (faleconosco@ufjf.edu.br), caso solicitado durante o cadastro. É importante realizar esse cadastro para que tenham acesso as matrículas nas disciplinas e as suas notas. Alunos que já eram da UFJF podem fazer login normalmente com cadastro antigo e somente trocar o perfil para mestrado/doutorado no canto superior direito da tela de início do SIGA.

-E-mail institucional: É criado automaticamente para cada aluno, após a realização da matrícula,  um e-mail institucional com o domínio @ufjf.br, com o qual os alunos têm direito a um drive ilimitado no Google Drive. Para acessá-lo, basta logar no Siga e clicar em “e-mail institucional”. Nesse ícone vocês conseguem acessar o endereço de e-mail e alterar a senha. Alguns professores utilizam também esse endereço para enviar informações das aulas para os alunos, por isso é importante o acesso com frequência.

2. AGENDAMENTO DA DEFESA:

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), com 40 dias de antecedência da defesa:

  • Formulário de Proposta de Banca (modelo Doutorado/modelo Mestrado) para aprovação da banca pela Comissão de Homologação das dissertações e teses. A banca examinadora deverá ser composta pelo Orientador, Coorientador (se houver) e doutores ou portadores de título equivalente (2 para o Mestrado e 4 para o doutorado, sendo pelo menos metade deles externo à UFJF e ao Programa). Os membros suplentes deverão cumprir os mesmos requisitos dos membros titulares. Atenção: preencher corretamente a função de cada membro como Membro titular ou suplente interno ou externo. A proposta de banca deve obrigatoriamente estar assinada pelo orientador;
  • Versão final da dissertação/tese (normalização bibliográfica UFJF);
  • E-mail de todos os membros da banca;
  • Para o Mestrado, comprovante de submissão de um artigo científico, referente à dissertação, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor;
  • Para o Doutorado, comprovante de aceite de um artigo científico, referente à tese, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor;
  • Sendo defesa remota, informar o link para defesa. 

Aguardar contato da secretaria confirmando a aprovação da banca e a continuação do processo de agendamento da defesa.

No dia da defesa, o tempo da apresentação é de até 30 minutos, para Mestrado, e de até 50 minutos, para Doutorado. Cada examinador terá até 01 hora para arguir e discutir com o mestrando ou doutorando.

Os requisitos necessários para o agendamento da defesa de Mestrado ou Doutorado são:

a) Entregar requerimento dirigido ao Colegiado, solicitando providências para a realização da defesa de Dissertação ou Tese que deverá ser entregue na Secretaria Administrativa com antecedência mínima de 40 dias;
b) Totalizar o número mínimo de créditos exigido para o Curso (20 para mestrado e 40 para doutorado). Os créditos da Dissertação (2 créditos) e da Tese (2 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos;
c) Ser aprovado no Exame de Qualificação (art 21 do Regimento Geral do PPG);
d) Apresentar comprovação de cumprimento das regras de devolução de material utilizado para fins de estudo (herbários, bibliotecas, e outros) estabelecidas pela UFJF;
e) Para o Mestrado, é exigida a submissão de um artigo científico, referente à dissertação, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.
f) Para o Doutorado, é exigido o aceite de um artigo científico, referente à tese, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.

g) Para o Doutorado, é exigida também a submissão de um manuscrito para revista de divulgação científica do Programa até o 36º mês após a matrícula.
        

As Dissertações e as Teses deverão ser redigidas em português. Deverão também apresentar resumo e título em inglês, além de um resumo em linguagem acessível ao público leigo para fins de divulgação científica. Mediante aprovação do Colegiado do Curso, poderão ser aceitas Dissertações e Teses redigidas em inglês ou espanhol.

3. ALTERAÇÃO DE PROJETO DO MESTRADO/DOUTORADO OU DO TÍTULO DO PROJETO:

3.1 Para alteração do projeto, enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br):

3.2 Para alteração do título do projeto ocorrida após as disciplinas de Seminários, sem alteração do projeto, enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br):

  • Carta de justificativa para alteração assinada pelo aluno e pelo orientador (modelo livre).

3.3 Para alteração do título do projeto, quando a alteração já foi aprovada em alguma disciplina de Seminários, basta enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br) solicitação de alteração de título, informando que o novo título já foi aprovado na disciplina de Seminários.

4. APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS:

Para o Mestrado, a carga horária de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu poderá ser considerada até o limite máximo de 1/3 da carga horária exigida para obtenção do título correspondente.

Para o Doutorado, dos 40 créditos, até 50% podem ser aproveitados de Mestrado cursado em Programa pertencente à grande área CAPES de BIODIVERSIDADE e 1/3  dos créditos restantes podem ser cursados em outros Programas e aproveitados na contagem geral.

Poderá ser autorizado o aproveitamento de disciplinas de Pós Graduação cursadas durante a Graduação, desde que não tenham sido integralizadas na carga horária mínima para a obtenção do título de Graduação.

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br) o Formulário de aproveitamento de créditos e:

  • Declaração de conclusão da disciplina (deve conter, no mínimo, nome da disciplina, carga horária e conceito obtido); ou, no caso de aproveitamento de créditos cursados durante o Mestrado para o Doutorado: anexar cópia do histórico do Mestrado;
  • Ementa da disciplina.

5. AUXÍLIO FINANCEIRO PARA CONVIDADOS EXTERNOS: 

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br) com 30 dias de antecedência da defesa:

No dia da defesa, o proposto deve entregar na secretariaRelatório de viagem e os bilhetes aéreos ou rodoviários, caso não se desloque em veículo próprio.

6. AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ALUNOS (TRABALHO DE CAMPO E EVENTOS):

Portaria n° 1058/2015 (Regulamento do auxílio financeiro)

Lista de municípios da microrregião de Juiz de Fora

Preencher e enviar os formulários disponíveis nos links abaixo, com antecedência mínima de 15 dias do evento ou atividade de campo. Uma vez aprovado o auxílio, o aluno será comunicado via e-mail e deverá assinar o termo de responsabilidade a ser enviado pelo SEI.

A liberação do auxílio depende, dentre outros, do envio da documentação correta, aprovação da coordenação do PPG e disponibilidade de recursos financeiros.

Para eventos (apresentação de trabalho):

Formulário

Para trabalhos de campo:

Formulário

Justificativa/Cronograma – MODELO

7. CREDENCIAMENTO DE COORIENTADOR:

O cadastro do coorientador está sujeito à aprovação da Coordenação. O Orientador do aluno deve enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br):

8. ESTÁGIO DOCÊNCIA:

A prática docente é obrigatória aos mestrandos e doutorandos e deverá dar-se na forma de participação em disciplina de graduação, sob supervisão de um docente do Programa (estágio docência I). Além disso, os alunos do doutorado realizarão o curso de verão ou inverno (estágio docência II).

Após a realização da prática docente, o aluno deverá enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), os formulários abaixo preenchidos e assinados para computação dos créditos.

9. HOMOLOGAÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE:

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), no máximo 60 dias após a defesa:

  • Termo de autorização para publicação de trabalhos acadêmicos: Preencher o termo, imprimir, assinar e digitaliza-lo em PDF;
  • Trabalho final em PDF, com o Termo de Aprovação entregue ao aluno após a defesa,  incluído na dissertação/tese na ordem correta da ABNT (normalização bibliográfica UFJF);
  • Cópia do diploma de graduação (somente para mestrado) ou Cópia do diploma de mestrado (somente para doutorado);
  • Declaração do INPI, no caso de escolha pelo embargo da dissertação por motivo de patente. No caso de embargo para envio de artigo relacionado ao tema para publicação em periódico, não há necessidade do envio da declaração do INPI.
Além disso, o aluno deve se cadastrar no SEI como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos necessários para a liberação de seu cadastro.

Após a conclusão do processo no SEI, o aluno deverá entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail: faleconosco@ufjf.br para a emissão do diploma.

No caso da aprovação condicional (com modificações substanciais no documento defendido), os certificados de conclusão, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, somente serão expedidos após ofício do Orientador para a Coordenação do PPG Biodiversidade, atestando que as correções e críticas pertinentes, sugeridas pela banca, foram acatadas, seguindo, respectivamente, do envio do exemplar definitivo da Dissertação ou Tese. Entrar em contato com a secretaria para receber mais orientações acerca da reavaliação do trabalho pela banca.

10. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS:

A carga horária do Curso de Mestrado será no mínimo de 20 créditos e, do Doutorado, de 40 créditos. Os créditos da Dissertação ou da Tese (02 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos.

Os alunos de MESTRADO devem cumprir, até o final do curso, 20 créditos, assim distribuídos:

  • Dissertação (2 créd.): Todos os alunos de mestrado devem se matricular em “dissertação” em todos os semestres, mesmo os que já cursaram todos os créditos necessários e vão defender em breve. Essa disciplina possui 2 créditos, mas que serão contabilizados somente no último semestre do curso. Em todos os outros ficará “sem conceito”. É a matrícula nessa disciplina que mantém o vínculo do aluno com o Programa.
  • Seminários do mestrado (4 créd.): deve ser cursada no ano de ingresso do aluno no Programa.
  • Estágio docência I (1 créd.): Disciplina obrigatória para todos os alunos e pode ser cursada em qualquer período do tempo regulamentar do aluno no Programa. A sugestão é que se inscrevam no primeiro ano de curso.
  • 14 créd. de disciplinas não obrigatórias.

Os alunos de DOUTORADO devem cumprir, até o final do curso, 40 créditos, assim distribuídos:

  • Tese (2 créd.): Todos os alunos de doutorado devem se matricular em “tese” todos os semestres, mesmo os que já cursaram todos os créditos necessários e vão defender em breve. Essa disciplina possui 2 créditos, mas que só serão contabilizados no último semestre do curso. Em todos os outros ficará “sem conceito”. É a matrícula nessa disciplina que mantém o vínculo do aluno com o Programa.
  • Seminários I (2 créd.): deve ser cursada no ano de ingresso do aluno no Programa.
  • Seminários II (2 créd.): deve ser cursada no segundo ano de ingresso do aluno no Programa.
  • Estágio docência I (1 créd.): Disciplina obrigatória para todos os alunos e pode ser cursada em qualquer período do tempo regulamentar do aluno no Programa. A sugestão é que se inscrevam no primeiro ano de curso. 
  • Estágio docência II (1 créd.): Disciplina obrigatória para todos os alunos de doutorado e pode ser cursada em qualquer período do tempo regulamentar do aluno no Programa. É desenvolvida em grupo, mediante a oferta de cursos de verão ou inverno.
  • 32 créditos em disciplinas não obrigatórias.

A grade horária descritora das disciplinas e dos respectivos docentes responsáveis será apresentada anualmente, através de calendário aprovado pelo Colegiado, que ficará disponível neste site, na página calendário de disciplinas. Os créditos e a ementa de cada disciplina poderão ser observados na página lista de disciplinas.

Os alunos matriculados no PPG Biodiversidade receberão e-mail informando sobre o calendário de disciplinas, a forma e o prazo para matrícula nas disciplinas.

O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina deverá ser solicitado dentro do prazo correspondente a 25% das aulas previstas na disciplina em questão, e está sujeito a autorização pelo Professor Orientador. 

11. PRORROGAÇÃO DA DEFESA/ QUALIFICAÇÃO:

Será facultada a prorrogação da defesa por até 06 meses para o Mestrado e por até 12 meses para o Doutorado, em casos excepcionais, desde que seja realizada solicitação formal à Coordenação do PPG Biodiversidade, conforme indicado abaixo.  A solicitação será avaliada pelo Colegiado que poderá conceder ou não a prorrogação do prazo.

Para prorrogação da defesa, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para defesa:

  • Formulário de prorrogação do prazo para a defesa
  • Parecer do orientador manifestando a concordância, assinado;
  • Justificativa e cronograma de atividades, indicando as etapas faltantes e a nova data prevista da defesa;
  • Histórico escolar emitido no SIGA;
  • Quaisquer outros documentos que o aluno julgar necessários.

Para prorrogação da qualificação, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para qualificação:

  • Parecer do orientador manifestando a concordância, assinado;
  • Justificativa e cronograma de atividades, indicando as etapas faltantes e a nova data prevista da qualificação;
  • Histórico escolar emitido no SIGA;
  • Quaisquer outros documentos que o aluno julgar necessários.

12. QUALIFICAÇÃO 

A avaliação dos requisitos necessários para a qualificação de Mestrado e Doutorado será feita por uma Banca Examinadora composta por um membro externo ao PPG Biodiversidade, e um membro interno, sendo facultativa a presença do orientador e/ou coorientador, se houver, no ato da defesa. O presidente da banca será o membro interno da banca examinadora.

Para o mestrado:

O Exame de Qualificação para o Mestrado deverá acontecer entre 12 e 20 meses após a matrícula e consiste na apresentação de um manuscrito para uma banca composta por 2 membros doutores. O manuscrito deve ser redigido em inglês ou português, em formato para submissão em periódico A4+ de acordo com o Qualis CAPES Biodiversidade (ou equivalente conforme novas orientações da área), com data posterior ao ingresso no curso de Mestrado e, necessariamente, vinculado à Dissertação, sendo o aluno o primeiro autor e apresentando co-autoria do Orientador.

O agendamento da qualificação deve ser realizado por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), com antecedência mínima de 30 dias, contendo as seguintes informações:

  • Cópia do manuscrito em formato para submissão no periódico escolhido;
  • Nome e ISSN do periódico ao qual pretende submetê-lo;
  • Nomes completos e e-mails dos membros da banca (1 externo ao PPG e 1 interno ao PPG) e dos suplentes, indicados pelo orientador;
  • Data e horário da apresentação.

Após o agendamento na secretaria, o discente receberá um e-mail com a documentação e informações sobre a qualificação e deverá enviar para a banca, com cópia para a secretaria (ppg.biodiversidade@ufjf.br), os seguintes documentos/informações:

  • Link da apresentação;
  • Manuscrito e as informações do periódico ao qual pretende submetê-lo;
  • A Ata e o formulário de avaliação (produzidos pela secretaria)

Não é necessário gravar a qualificação.

Para o doutorado:

O exame de Qualificação para o Doutorado deverá acontecer entre 12 e 36 meses após a matrícula e consiste no preenchimento de 2 requisitos cumulativamente:

  • Aceite ou publicação de um artigo, redigido em inglês, em periódico A4+ de acordo com o Qualis CAPES Biodiversidade (ou equivalente conforme novas orientações da área), sendo esse posterior à data de ingresso no curso de Doutorado e, necessariamente, vinculado à Tese, sendo o aluno o primeiro autor e apresentando co-autoria do Orientador.
  • Apresentação e defesa de um Relatório de Condução da Tese, contendo informações sobre execução das etapas anteriores e de planejamento futuro.

Para agendamento da apresentação, enviar e-mail para ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br, com antecedência mínima de 30 dias, contendo:

  • Relatório de condução de tese preenchido dos itens 1 a 8 (item 8 é preenchido pelo orientador e os demais pelo discente);
  • Data e horário da apresentação;
  • Nomes e e-mails dos membros da banca (1 interno e 1 externo) e dos suplentes, indicados pelo orientador;
  • Título da tese;
  • Cópia do artigo aceito ou publicado;
  • Link para apresentação 

O convite, documentos e link para apresentação serão enviados à banca pela secretaria. 

Não é necessário gravar a qualificação.

O tempo de apresentação do discente na qualificação é de 20 a 40 minutos.

13. SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

Resolução 48/2015 – CSPP/UFJF

Caso o interessado vá receber bolsa de alguma instituição ou agência de fomento, verificar as condições e normas específicas.

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br) os seguintes documentos:

  • Requerimento do interessado; (MODELO)
  • Carta de aceite de professor permanente de programa de pós-graduação que supervisionará a pesquisa; (MODELO)
  • Caso possua vínculo empregatício, documento de liberação de suas atividades ou explanação quanto à forma de compatibilização entre suas atividades a partir deste vínculo e as propostas no processo de estágio pós-doutoral;
  • Caso não possua vínculo empregatício, declaração explicitando esta situação;
  • Caso seja beneficiário de bolsa de agência de fomento ou similar para a realização do estágio pós-doutoral, documentação comprobatória expedida pela instituição em questão;
  • Projeto detalhado da pesquisa a ser realizada;
  • Curriculo Lattes
  • Cópia do diploma de doutorado (frente e verso) ou cópia da ata de defesa do doutorado. No caso do envio da ata de defesa, o diploma deve ser enviado antes do término do período de estágio pós-doutoral;
  • Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF, título eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidão de nascimento ou casamento

14. REQUISIÇÃO DE VEÍCULO:

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.br), com antecedência mínima de 12 dias, os seguintes documentos:

  • Justificativa da viagem
  • Data e horário de saída e retorno
  • Endereço completo do local de saída e de destino, com CEP;
  • Lista de Passageiros preenchida com nome e dados dos passageiros

15. SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS E/OU PASSAGENS PARA DOCENTES DO  PROGRAMA  

Enviar, pelo SEI, o processo de afastamento, com 30 dias de antecedência para viagens nacionais e 45 dias de antecedência para viagens internacionais.

Os documentos para prestação de contas devem ser anexados ao processo de afastamento até 5 dias após a retorno da viagem. São eles: – relatório de viagem preenchido e assinado (modelo do SEI); – cópia dos bilhetes aéreos ou rodoviários, quando for o caso; – certificados de participação e apresentação, no caso de eventos; – documento de comprovação da visita técnica, quando for o caso; – relatório de campo, quando for o caso.

16. SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO DE TAXA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

O solicitante e beneficiário do reembolso deve ser docente credenciado no PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza e pertencente ao quadro ativo permanente da UFJF. 

Preencher e enviar o formulário disponível no link abaixo. Uma vez aprovado o reembolso, o docente será comunicado via e-mail e deverá assinar o documento a ser enviado pelo SEI.

A liberação do reembolso depende do envio da documentação correta, aprovação da coordenação do PPG, PROPP e COESF e disponibilidade de recursos financeiros.

Demais informações encontram-se nas Portarias abaixo:

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO

Cálculo Qualis Único (CAPES)

Check list de documentos (COESF)

17. PRAZOS LIMITE PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA

Prazos alunos de mestrado

Data de ingresso no cursoData limite para qualificaçãoData limite para defesa
2020.1 (março 2020)31/10/202128/02/2022
2020.2 (setembro 202031/05/202230/09/2022
2021 (março 2021)31/10/202228/02/2023
2022.1 (março 2022)31/10/202328/02/2024
2022.2 (outubro 2022)31/05/202430/09/2024
2023.02 (fevereiro 2023)30/09/202431/01/2025
2023.01 (março 2023)31/10/202428/02/2025
2023.03 (agosto 2023)30/03/202531/07/2025

Prazos alunos doutorado

Data de ingresso no cursoData limite para qualificaçãoData limite para defesa
2019 (março 2019)28/02/202228/02/2023
2020.1 (março 2020)28/02/202328/02/2024
2020.2 (setembro 202031/08/202331/08/2024
2021 (março 2021)28/02/202428/02/2025
2022 (março 2022)28/02/202528/02/2026
2023.01 (março 2023)28/02/202628/02/2027
2023.02 (fevereiro 2023)31/01/202631/01/2027
2023.03 (agosto 2023)31/07/202631/07/2027
2023.04 (outubro 2023)30/09/202630/09/2027

18. ESTÁGIO PÓS DOUTORAL

Para matrícula, são necessários os seguintes documentos:

  • Requerimento de inscrição;
  • Carta de aceite de professor permanente do PPG Biodiversidade, que supervisionará a pesquisa;
  • Caso possua vínculo empregatício, documento de liberação de suas atividades ou explanação quanto à forma de compatibilização entre suas atividades a partir deste vínculo e as propostas no processo de estágio pós-doutoral. Caso não possua vínculo empregatício, declaração explicitando esta situação;
  • Caso seja beneficiário de bolsa de agência de fomento ou similar para a realização do estágio pós-doutoral, documentação comprobatória expedida pela instituição em questão;
  • Projeto detalhado da pesquisa a ser realizada;
  • Curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes.
  • Documentação pessoal:
    • Certidão de nascimento ou de casamento (atualizada e em bom estado)
    • Identidade (frente e verso);
    • CPF;
    • Título de eleitor;
    • Certidão de quitação eleitoral, disponível em: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
    • Certificado de dispensa ou de  reservista ou em serviço militar, se do sexo masculino (frente e verso);
    • Diploma de doutorado (assinado, em bom estado, frente e verso).

Os documentos devem ser enviados para o e-mail ppg.biodiversidade@ufjf.br e a matrícula está condicionada à aprovação, pelo Colegiado do Programa, do projeto detalhado apresentado pelo candidato.

Para homologação do estágio pós doutoral, é necessário tempo mínimo de duração de 3 meses, além da apresentação da seguinte documentação:

  • Relatório pós doutoral, que passará pela aprovação do Colegiado do Programa;
  • Documento assinado pelo professor supervisor da pesquisa.

Mais informações:

Resolução-48_2015-CSPP-Pós-doutorado

19. OUTROS DOCUMENTOS: