Os novos alunos devem se cadastrar em 2 sistemas:
– Sistema Eletrônico de Informações (SEI): fazer cadastro como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos. O cadastro é necessário porque a maioria dos processos na UFJF agora tramitam de forma eletrônica por esse sistema.
– SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica): entrar no site https://siga.ufjf.br/, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir as orientações. Talvez seja necessário enviar e-mail para a Central de Atendimento (faleconosco@ufjf.edu.br), caso solicitado durante o cadastro. É importante realizar esse cadastro para que tenham acesso as matrículas nas disciplinas e as suas notas.
-E-mail institucional: É criado automaticamente para cada aluno, após a realização da matrícula, um e-mail institucional com o domínio @ufjf.br, com o qual os alunos têm direito a um drive ilimitado no Google Drive. Para acessá-lo, basta logar no Siga e clicar em “e-mail institucional”. Nesse ícone vocês conseguem acessar o endereço de e-mail e alterar a senha. Alguns professores utilizam também esse endereço para enviar informações das aulas para os alunos, por isso é importante o acesso com frequência.
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com 40 dias de antecedência da defesa:
Aguardar contato da secretaria confirmando a aprovação da banca e a continuação do processo de agendamento da defesa.
No dia da defesa, o tempo da apresentação é de até 30 minutos, para Mestrado, e de até 50 minutos, para Doutorado. Cada examinador terá até 01 hora para arguir e discutir com o mestrando ou doutorando.
Os requisitos necessários para o agendamento da defesa de Mestrado ou Doutorado são:
a) Entregar requerimento dirigido ao Colegiado, solicitando providências para a realização da defesa de Dissertação ou Tese que deverá ser entregue na Secretaria Administrativa com antecedência mínima de 40 dias;
b) Totalizar o número mínimo de créditos exigido para o Curso (20 para mestrado e 40 para doutorado). Os créditos da Dissertação (2 créditos) e da Tese (2 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos;
c) Ser aprovado no Exame de Qualificação (art 21 do Regimento Geral do PPG);
d) Apresentar comprovação de cumprimento das regras de devolução de material utilizado para fins de estudo (herbários, bibliotecas, e outros) estabelecidas pela UFJF;
e) Para o Mestrado, é exigida a submissão de um artigo científico, referente à dissertação, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.
f) Para o Doutorado, é exigido o aceite de um artigo científico, referente à tese, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.
g) Para o Doutorado, é exigida também a submissão de um manuscrito para revista de divulgação científica do Programa até o 36º mês após a matrícula.
As Dissertações e as Teses deverão ser redigidas em português. Deverão também apresentar resumo e título em inglês, além de um resumo em linguagem acessível ao público leigo para fins de divulgação científica. Mediante aprovação do Colegiado do Curso, poderão ser aceitas Dissertações e Teses redigidas em inglês ou espanhol.
3.1 Para alteração do projeto, enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br):
3.2 Para alteração do título do projeto ocorrida após as disciplinas de Seminários, sem alteração do projeto, enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br):
3.3 Para alteração do título do projeto, quando a alteração já foi aprovada em alguma disciplina de Seminários, basta enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) solicitação de alteração de título, informando que o novo título já foi aprovado na disciplina de Seminários.
Para o Mestrado, a carga horária de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu poderá ser considerada até o limite máximo de 1/3 da carga horária exigida para obtenção do título correspondente.
Para o Doutorado, dos 40 créditos, até 50% podem ser aproveitados de Mestrado cursado em Programa pertencente à grande área CAPES de BIODIVERSIDADE e 1/3 dos créditos restantes podem ser cursados em outros Programas e aproveitados na contagem geral.
Poderá ser autorizado o aproveitamento de disciplinas de Pós Graduação cursadas durante a Graduação, desde que não tenham sido integralizadas na carga horária mínima para a obtenção do título de Graduação.
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) o Formulário de aproveitamento de créditos e:
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) com 30 dias de antecedência da defesa:
No dia da defesa, o proposto deve entregar na secretaria o Relatório de viagem e os bilhetes aéreos ou rodoviários, caso não se desloque em veículo próprio.
Portaria n° 1058/2015 (Regulamento do auxílio financeiro)
Lista de municípios da microrregião de Juiz de Fora
Preencher e enviar os formulários disponíveis nos links abaixo, com antecedência mínima de 15 dias do evento ou atividade de campo. Uma vez aprovado o auxílio, o aluno será comunicado via e-mail e deverá assinar o termo de responsabilidade a ser enviado pelo SEI.
A liberação do auxílio depende, dentre outros, do envio da documentação correta, aprovação da coordenação do PPG e disponibilidade de recursos financeiros.
Para eventos (apresentação de trabalho):
Para trabalhos de campo:
Justificativa/Cronograma – MODELO
O cadastro do coorientador está sujeito à aprovação da Coordenação. O Orientador do aluno deve enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br):
A prática docente é obrigatória aos mestrandos e doutorandos e deverá dar-se na forma de participação em disciplina de graduação, sob supervisão de um docente membro da Congregação do Programa (estágio docência I). Além disso, os alunos do doutorado realizarão o curso de verão ou inverno (estágio docência II).
Após a realização da prática docente, o aluno deverá enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), os formulários abaixo preenchidos e assinados para computação dos créditos.
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), no máximo 60 dias após a defesa:
No caso da aprovação condicional (com modificações substanciais no documento defendido), os certificados de conclusão, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, somente serão expedidos após ofício do Orientador para a Coordenação do PPG Biodiversidade, atestando que as correções e críticas pertinentes, sugeridas pela banca, foram acatadas, seguindo, respectivamente, do envio do exemplar definitivo da Dissertação ou Tese. Entrar em contato com a secretaria para receber mais orientações acerca da reavaliação do trabalho pela banca.
Além disso, o aluno deve se cadastrar no SEI como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos necessários para a liberação de seu cadastro.
Após a conclusão do processo no SEI, o aluno deverá entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail: faleconosco@ufjf.edu.br para a emissão do diploma.
A carga horária do Curso de Mestrado será no mínimo de 20 créditos e, do Doutorado, de 40 créditos. Os créditos da Dissertação ou da Tese (02 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos.
Os alunos de MESTRADO devem cumprir, até o final do curso, 20 créditos, assim distribuídos:
Os alunos de DOUTORADO devem cumprir, até o final do curso, 40 créditos, assim distribuídos:
A grade horária descritora das disciplinas e dos respectivos docentes responsáveis será apresentada anualmente, através de calendário aprovado pelo Colegiado, que ficará disponível neste site, na página calendário de disciplinas. Os créditos e a ementa de cada disciplina poderão ser observados na página lista de disciplinas.
Os alunos matriculados no PPG Biodiversidade receberão e-mail informando sobre o calendário de disciplinas, a forma e o prazo para matrícula nas disciplinas.
O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina deverá ser solicitado dentro do prazo correspondente a 25% das aulas previstas na disciplina em questão, e está sujeito a autorização pelo Professor Orientador.
Será facultada a prorrogação da defesa por até 06 meses para o Mestrado e por até 12 meses para o Doutorado, em casos excepcionais, desde que seja realizada solicitação formal à Coordenação do PPG Biodiversidade, conforme indicado abaixo. A solicitação será avaliada pelo Colegiado que poderá conceder ou não a prorrogação do prazo.
Para prorrogação da defesa, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para defesa:
Para prorrogação da qualificação, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para qualificação:
A avaliação dos requisitos necessários para a qualificação de Mestrado e Doutorado será feita por uma Banca Examinadora composta por um membro externo ao PPG Biodiversidade, e um membro interno, sendo facultativa a presença do orientador e/ou coorientador, se houver, no ato da defesa. O presidente da banca será o membro interno da banca examinadora.
Para o mestrado:
O Exame de Qualificação para o Mestrado deverá acontecer entre 12 e 20 meses após a matrícula e consiste na apresentação de um manuscrito para uma banca composta por 2 membros doutores. O manuscrito deve ser redigido em inglês ou português, em formato para submissão em periódico A4+ de acordo com o Qualis CAPES Biodiversidade (ou equivalente conforme novas orientações da área), com data posterior ao ingresso no curso de Mestrado e, necessariamente, vinculado à Dissertação, sendo o aluno o primeiro autor e apresentando co-autoria do Orientador.
O agendamento da qualificação deve ser realizado por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com antecedência mínima de 30 dias, contendo as seguintes informações:
Após o agendamento na secretaria, o discente receberá um e-mail com a documentação e informações sobre a qualificação e deverá enviar para a banca, com cópia para a secretaria (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), os seguintes documentos/informações:
Não é necessário gravar a qualificação.
Para o doutorado:
O exame de Qualificação para o Doutorado deverá acontecer entre 12 e 36 meses após a matrícula e consiste no preenchimento de 2 requisitos cumulativamente:
Para agendamento da apresentação, enviar e-mail para ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br, com antecedência mínima de 30 dias, contendo:
O convite, documentos e link para apresentação serão enviados à banca pela secretaria.
Não é necessário gravar a qualificação.
O tempo de apresentação do discente na qualificação é de 20 a 40 minutos.
Caso o interessado vá receber bolsa de alguma instituição ou agência de fomento, verificar as condições e normas específicas.
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) os seguintes documentos:
Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com antecedência mínima de 12 dias, os seguintes documentos:
Enviar, pelo SEI, o processo de afastamento, com 30 dias de antecedência para viagens nacionais e 45 dias de antecedência para viagens internacionais.
Os documentos para prestação de contas devem ser anexados ao processo de afastamento até 5 dias após a retorno da viagem. São eles: – relatório de viagem preenchido e assinado (modelo do SEI); – cópia dos bilhetes aéreos ou rodoviários, quando for o caso; – certificados de participação e apresentação, no caso de eventos; – documento de comprovação da visita técnica, quando for o caso; – relatório de campo, quando for o caso.
O solicitante e beneficiário do reembolso deve ser docente credenciado no PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza e pertencente ao quadro ativo permanente da UFJF.
Preencher e enviar o formulário disponível no link abaixo. Uma vez aprovado o reembolso, o docente será comunicado via e-mail e deverá assinar o documento a ser enviado pelo SEI.
A liberação do reembolso depende do envio da documentação correta, aprovação da coordenação do PPG, PROPP e COESF e disponibilidade de recursos financeiros.
Demais informações encontram-se nas Portarias abaixo:
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO
Check list de documentos (COESF)
Data de ingresso no curso | Data limite para qualificação | Data limite para defesa |
---|---|---|
2020.1 (março 2020) | 31/10/2021 | 28/02/2022 |
2020.2 (setembro 2020 | 31/05/2022 | 30/09/2022 |
2021 (março 2021) | 31/10/2022 | 28/02/2023 |
2022.1 (março 2022) | 31/10/2023 | 28/02/2024 |
2022.2 (outubro 2022) | 31/05/2024 | 30/09/2024 |
2023.02 (fevereiro 2023) | 30/09/2024 | 31/01/2025 |
2023.01 (março 2023) | 31/10/2024 | 28/02/2025 |
2023.03 (agosto 2023) | 30/03/2025 | 31/07/2025 |
Data de ingresso no curso | Data limite para qualificação | Data limite para defesa |
---|---|---|
2019 (março 2019) | 28/02/2022 | 28/02/2023 |
2020.1 (março 2020) | 28/02/2023 | 28/02/2024 |
2020.2 (setembro 2020 | 31/08/2023 | 31/08/2024 |
2021 (março 2021) | 28/02/2024 | 28/02/2025 |
2022 (março 2022) | 28/02/2025 | 28/02/2026 |
2023.01 (março 2023) | 28/02/2026 | 28/02/2027 |
2023.02 (fevereiro 2023) | 31/01/2026 | 31/01/2027 |
2023.03 (agosto 2023) | 31/07/2026 | 31/07/2027 |
2023.04 (outubro 2023) | 30/09/2026 | 30/09/2027 |
Para matrícula, são necessários os seguintes documentos:
Os documentos devem ser enviados para o e-mail ppg.biodiversidade@ufjf.br e a matrícula está condicionada à aprovação, pelo Colegiado do Programa, do projeto detalhado apresentado pelo candidato.
Para homologação do estágio pós doutoral, é necessário tempo mínimo de duração de 3 meses, além da apresentação da seguinte documentação:
Mais informações:
Resolução-48_2015-CSPP-Pós-doutorado
Solicitação de utilização excepcional de laboratórios de pesquisa durante a pandemia de COVID-19:
– Procedimento Operacional Padrão