Fechar menu lateral

Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da Universidade Federal de Juiz de Fora surgiu em 2020 como resultado da fusão do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia): Comportamento e Biologia Animal e do Programa de Pós Graduação em Ecologia, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O PPG Biodiversidade oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, ambos com conceito 4 na CAPES, que visam fornecer o embasamento teórico e prático para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais diferentes áreas que representam as linhas de pesquisa  Taxonomia, Sistemática e Evolução; Comportamento e Biomonitoramento; e  Processos ecológicos e Conservação da Natureza.

O PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza tem por fim a formação e capacitação de profissionais para atuarem como pesquisadores e docentes do ensino superior. Esse objetivo é alcançado por meio da ampliação e aprofundamento de conhecimentos, estímulo à capacidade criadora e aperfeiçoamento da formação profissional.

O PPG Biodiversidade procura, através de seus cursos, fornecer subsídios ao desenvolvimento científico e tecnológico do país ao mesmo tempo em que busca a conservação de ecossistemas em toda a sua complexidade. Cientes da missão de formar profissionais capazes de atuar na solução de problemas, conceituais e aplicados, concernentes às Ciências Ambientais, o PPG Biodiversidade visa à qualificação de profissionais capacitados para enfrentar problemas ambientais munidos de ferramentas conceituais e técnicas bem fundamentadas e à promoção de pesquisa ecológica, seja na vertente ecossistêmica, seja na abordagem de comunidades-populações em termos de descrição e conservação da Biodiversidade, orientada por anseios de maior coerência no uso de recursos naturais.