Fechar menu lateral

Infraestrutura e laboratórios associados

O Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza está localizado no Instituto de Ciências Biológicas/UFJF e abrange, além da estrutura administrativa própria, diversos laboratórios Multi-Uso e Laboratórios Associados de áreas específicas de docentes do Programa.

AUDITÓRIOS: O Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza conta com 2 auditórios equipados com recursos didáticos e audiovisuais para workshop, seminários, palestras, qualificações e defesas, além das salas de aula.

BIBLIOTECA: O Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza possui uma “biblioteca temática” com mais de 600 livros, a grande maioria importados, especialmente selecionados de modo a suportar investigações teóricas e conceituais. Os títulos foram sistematicamente organizados por temas como Ecologia e Meio Ambiente, Ecologia Animal, Biologia Geral e temas diversos como física e ciências da religião. Ressalta-se ainda, dentro dessa política, a conexão estabelecida com a UFJF, que disponibiliza seu vasto acervo bibliográfico e acesso virtual livre ao portal de periódicos CAPES. A biblioteca conta também com computadores com acesso a internet para uso livre dos alunos.

 

LABORATÓRIOS ASSOCIADOS:

1) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA AQUÁTICA (LEA/UFJF): O laboratório possui aproximadamente 450 metros quadrados, com três computadores ligados à internet, três notebooks, duas impressoras, 3 GPS, barco com motor de 50 HP, barco com motor de 5 HP, cromatógrafo gasoso, analisador de gas por infravermelho, analisador de carbono e nitrogênio, espectrofotômetro, 3 microscópios opticos, 2 microscópios esteroscópios, dois microscópios invertidos, um microscópio de epifluorescencia, estufa, mufla, câmara de germinação, 3 geladeiras, 3 freezers, espectrômetro de massa, autoclave, 2 radiômetros, 3 sondas multiparamétricas, 2 capelas de fluxo laminar, balança de alta precisão, analisador de clorofila e atividade fotossintética, cintilador, sala de experimentação microbiológica (com controle de temperatura), sala de análises químicas (com ar condicionado e exaustores) e sala de estudos (com ar condicionado).

Docentes Responsáveis: Fábio Roland, Nathan Barros, André Megali, Simone Jaqueline Cardoso e Raquel Mendonça.

2) LABORATÓRIO AVANÇADO DE ZOOLOGIA PROF. ERIK DAEMON (LAZ/UFJF): O laboratório é atualmente um prédio de dois andares, com parte significativa da obra financiada via edital Finep, contendo diversos laboratórios usados pelos docentes do PPG Biodiversidade em estudos sobre Taxonomia, Sistemática, Evolução Molecular, Ecologia Comportamental, Controle Biológico e abriga equipamentos básicos de rotina bem com equipamentos de grande porte adquiridos com financiamento Finep, tais como: Fitotron EL011 Eletrolab, Microscópio Estereoscópico de Alta Resolução, Microscópio fotônico com contraste interferencial diferencial, Multímetro Digital de Precisão. Dentre os laboratório do LAZ se destaca o Laboratório de Captura e Análise de Imagens que possui potencial para implementação de uma Plataforma multiusuária de Microscopia Fotônica de amplo acesso por docentes de diferentes áreas do conhecimento e estudos em diferentes linhas temáticas: controle de patógenos, ação de substâncias de origem natural sobre parasitos e pragas, testes de substâncias bioativas em nível populacional e ecossistêmico, e identificação e caracterização de organismos com potencial biotecnológico. No LAZ se encontram instalados ainda os Laboratórios de Mirmecologia, Protozoologia, Artrópodes Parasitos, Ecologia Comportamental de Insetos, e Biocidas. Existe ainda um conjunto de 10 baias, cada qual medindo 5 m2, com cobertura com isolamento termoacústico, destinada a abrigar animais de pequeno e médio porte utilizados em experimentos e manutenção de colônia de carrapatos.

Docentes responsáveis: Ralph Maturano, Juliane Lopes, Mariana Rossi e Roberto Júnio Pedroso Dias.

3) LABORATÓRIO DE ARTRÓPODES PARASITOS  (LAP/UFJF): O espaço ocupado (72 m2) pelo LAP consiste em um cômodo inicial com microscopia  para identificação de ectoparasitos, e dois ambientes separados por divisórias fórmicas (sala de processamento de amostras e sala de experimentação). Equipamentos e instrumentos: 09 estufas incubadoras para a manutenção dos objetos de estudo, balanças analíticas, 02 microscópios estereoscópicos convencionais, 01 microscópio estereoscópico, 02 estufas de esterilização e secagem e 02 computadores conectados à internet.  São desenvolvidos estudos referentes à biologia, comportamento, controle, distribuição e ecologia de artrópodes parasitos e dos agentes por eles transmitidos.

Docente responsável: Ralph Maturano.

4) LABORATÓRIO DE PROTOZOOLOGIA (LabProto/UFJF): No laboratório de Protozoologia da UFJF são desenvolvidos projetos nas seguintes áreas de pesquisa (a) Parasitologia e Protozoologia Parasitária Animal, com ênfase na biologia, taxonomia e relações parasito-hospedeiro de animais domésticos e silvestres; (b) morfologia, taxonomia e fatores que influenciam as comunidades de ciliados do rúmen de ruminantes domésticos; (c) Protozoários de vida livre: taxonomia, morfologia, fisiologia e comportamento de protozoários ciliados de vida livre de águas continentais e sua utilização potencial como indicadores da qualidade da água; (4) Macroevolução.  O laboratório é dividido em sala de triagem e cultivo de micro-organismos, ambiente para microscopia e espaço para estudos em biologia molecular. Possui microscópios, estéreomicroscópios, fluxo laminar, banho-maria, centrífuga para tubos Falcon e para microtubos, autoclave digital, termociclador, sistema do fotodocumentação para gel com captura de imagens, transluminador, fontes para eletroforese, cubas de eletroforese, estufa analógica, vórtex, refrigeradores e freezer.

Docentes responsáveis: Marta D´Agosto, Mariana Rossi e Roberto Júnio Pedroso Dias.

5) LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE CAPTURA E ANÁLISE DE IMAGENS (UFJF):  Este laboratório possui 21 m2 e é equipado com Microscópio Olympus BX51, contendo contraste interferencial diferencial (DIC), sistema de captura de imagens e ainda software de análise de imagens ImagePro-Plus 5.0 integrado à captura de imagem (estudos quantitativos, morfométricos e de edição e melhoria das imagens); e 02 Microscópios Estereoscópicos de Alta Resolução (Zeiss e Olympus) sistema de captura de imagens, software de análise e processamento de imagens, bem como reconstrução de planos de foco (Discovery V20/Zeiss). Todos os equipamentos desse Laboratório foram financiados pela FINEP.

6) LABORATÓRIO DE BIOCLIMATOLOGIA (UFJF):  O espaço (32 m2) ocupado pelo Laboratório de Bioclimatologia consiste em dois Fitotrons com controle de temperatura para estudos de Biologia Animal e Ecotoxicologia. Equipamentos e instrumentos: duas Fitotrons com controle de temperatura, umidade relativa, fotoperíodo e CO2.

7) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL DE INSETOS SOCIAIS (UFJF): No laboratório de Ecologia Comportamental de Insetos Sociais da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa relacionadas com Ecologia Comportamental de Insetos Sociais, Etologia, Etologia Aplicada e Conservação. O laboratório conta com microscópio estereoscópico e instrumentos para experimentação com formigas e vespas como câmeras fotográficas digital, termohigrômetros, termômetros digitais e ferramentas para estudos de campo.

Docente responsável: Fábio Prezoto.

8) LABORATÓRIO DE BIOCIDAS (UFJF): O espaço com 18 m2 ocupado pelo Laboratório de Biocidas consiste em um cômodo contendo bancadas de granito, pia e armários. Equipamentos e instrumentos: 01 microscópio de campo claro, 01 estufa para esterilização e secagem, 01 placa aquecedora, 01 micrótomo manual, 01 banho histológico, 01 aparelho de clevenger, 01 aparelho rotavapor, 01 coifa e vidrarias. Neste laboratório são desenvolvidos experimentos com diferentes biocidas naturais.

Responsáveis: Coordenação do PPG Biodiversidade.

9) LABORATÓRIO DE HERPETOLOGIA (UFJF): A equipe do Laboratório de Herpetologia desenvolve pesquisas com anfíbios e (principalmente) répteis nas áreas de inventário de herpetofauna, história natural, biogeografia e taxonomia. As pesquisas realizadas envolvem a orientação de bolsistas e/ou voluntários do Programa de Treinamento Profissional e dos programas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e BIC/UFJF), além do estágio curricular de graduação, trabalhos de conclusão de curso e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza (UFJF). O Laboratório ocupa uma área de 44 m² no prédio do Departamento de Zoologia. Consiste em um cômodo com três ambientes separados por divisórias fórmicas, onde estão presentes um pequeno almoxarifado, a coleção científica de répteis, uma área para estudantes, uma área para preparação e exame de exemplares, e o gabinete do professor responsável. A coleção científica está disposta em quatro armários de aço e bombonas de plástico que guardam cerca de 2.000 exemplares em via úmida (álcool), majoritariamente da região de Juiz de Fora). Uma pequena coleção anexa está disposta em outro armário, guardando lâminas histológicas e demais materiais oriundos de exemplares da coleção científica. O laboratório conta com uma pia e uma bancada de granito com armários de fórmica e prateleiras. Há ainda uma pequena bancada de granito e duas pequenas mesas de madeira para preparação e exame de materiais. Uma geladeira de duas portas abriga a coleção de tecidos de répteis, com cerca de 400 amostras, e espécimes congelados ainda não incorporados à coleção. Estudantes e visitantes têm à disposição quatro mesas em MDP e uma mesa em madeira. O laboratório conta com os seguintes equipamentos e instrumentos: 1 microscópio estereoscópico, 1 paquímetro digital, 1 paquímetro analógico, 1 balança digital, 1 termo-higroanemômetro-luxímetro digital, 1 impressora laser e equipamentos de amostragem de anfíbios e répteis em campo, como funis, baldes e lonas.

Docente responsável: Henrique C. Costa.

10) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL E BIOACÚSTICA (LABEC/UFJF): O laboratório possui aproximadamente 150 m2 (Departamento de Zoologia/UFJF) com computadores ligados à internet, cinco impressoras, 8 GPS, 2 esteremicroscópios, balança de precisão digital, 5 câmeras fotográficas, 1 câmera infravermelha, diversos gravadores, microfones de arrasto para captura de sons subaquáticos, sensores de temperatura/umidade/luminosidade/velocidade do vento, sala de experimentação microbiológica e sala de estudos. Neste laboratório são desenvolvidas orientação de bolsistas dos Programas de iniciação científica (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/CNPq e BIC/UFJF), estágio curricular da graduação, Trabalho de Conclusão de Curso e orientados do PPG Biodiversidade em atividades de pesquisa relacionados com Ecologia Comportamental de Insetos Sociais, Etologia, Etologia Aplicada e Conservação.

Docentes responsáveis:  Artur Andriolo e Fábio Prezoto.

11) LABORATÓRIO DE DIVERSIDADE MALACOLÓGICA (UFJF): No Laboratório de Diversidade Malacológica da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa tais como: diversidade, sistemática, taxonomia integrativa e comportamento de moluscos terrestres e de água doce. O laboratório é equipado com microscópio estereoscópico, geladeira, freezer, estufas, balança de precisão, vórtex, banho-maria, banho seco, micrótomo manual, banho histológico, sistema de coloração para histologia, além de kits para extração de DNA e material bibliográfico.

Docente responsável: Sthefane D´ávila

12) LABORATÓRIO DE MIRMECOLOGIA (MirmecoLab/UFJF): O MirmecoLab está localizado no LAZ, prédio exclusivo para realização de experimentos com animais vivos. Possui duas salas contíguas (34 e 29 m2 aproximadamente), as quais são utilizadas para manejo e criação de aproximadamente 200 colônias de formigas cortadeiras do gênero Acromyrmex. Destacamos como equipamento no laboratório, o sistema de respirometria de fluxo (Sable System) que permite a medição de consumo de O2 e emissão de CO2, e consequentemente determinação das taxas respiratórias de pequenas amostras vivas. Também temos disponíveis 3 balanças analíticas de precisão, 3 estereomicroscópios, sendo 1 deles com sistema de captura de imagens, 1 BOD, 1 estufa, 1 sonda de CO2 portátil, 4 termômetros de superfície a laser, 1 trena laser, 2 termo-higro- anemo-luxímetro, 3 camaras fotográficas, 1 filmadora, 1 lupa de mesa, 1 microcâmera de alta resolução analógica. O laboratório tem temperatura controlada com a utilização de ar condicionado e aquecedor. O foco principal das pesquisas é investigar os mecanismos que promovem a auto organização em colônias de formigas, sendo portanto realizadas diferentes simulações em laboratório e análises de dados em campo a fim de identificar o efeito de diferentes fatores que atuam nesse mecanismo e garantem o sucesso de desenvolvimento e reprodução das colônias.

Docente responsável:  Juliane Floriano Lopes Santos.

13) LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS BENTÔNICOS (LIB/UFJF): O laboratório possui uma área de aproximadamente 25 m2 , com bancadas, 2 microscópios ópticos, 3 microscópios esteroscópios, 2 estufas, 1 mufla, 1 agitador mecânico e peneiras para análise granulométrica, dragas e redes de coleta da fauna bentônica. O Laboratório de Invertebrados bentônicos (LIB-UFJF) tem como propósito, estudar a estrutura taxonômica e funcional de insetos e Oligochaeta aquáticos, assim como processos relacionados à decomposição, com ênfase na conservação e biomonitoramento de ambientes límnicos.

Docente responsável: Roberto da Gama Alves.

14) LABORATÓRIO DE PALINOLOGIA E BRIOLOGIA (UFJF): O Laboratório de Palinologia e Briologia da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolve atividades de ensino (graduação e pós-graduação) e de pesquisa na área de Botânica, tratando de temas relacionados à Biodiversidade Vegetal, especialmente, Palinotaxonomia e Florística. O Laboratório conta com uma sala de preparo químico, que está equipada com capela de exaustão, centrífuga, banho-maria e placa aquecedora; outra sala para estudos de morfologia e taxonomia, que dispõe de microscópios de luz e estereoscópicos, câmara clara para ilustração, câmara fotográfica para acoplar a microscópios e computadores com acesso à internet e, ainda, o gabinete da coordenadora, que é interligado aos demais espaços do Laboratório.

Docente responsável:  Andrea Pereira Luizi Ponzo.

15) LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL (LFV/UFJF): O laboratório possui aproximadamente 35 m2 de área, um Analisador de Gás no Infra Vermelho (Li-Cor LI-6400-XT), uma Bomba de pressão de Scholander modelo 1505- D (PMS), um clorofilômetro SPAD-502 (Konica-Minolta), um Espectrofotômetro UV/VIS (Shimadzu), um Sistema de eletroforese vertical Mini-Protean Tetracell + fonte (Bio-Rad), duas Centrifugas refrigeradas (Eppendorf e Thermo), um Fluorímetro HandyPea Hansatec, um Espectroradiômetro PSI, quatro Biorreatores de imersão temporária TECNAL, uma Balança analítica eletrônica (Mettler-Toledo AB-204-S), um GPS (Garmin), dois Rádios de comunicação (Motorola), Botijão armazenamento nitrogênio líquido (MVE), um Dispositivo de descarga de botijão de nitrogênio líquido (MVE), um Microscópio estereoscópico (lupa) (Micronal), um Máquina de gelo (Springer), uma Lavadora de vidrarias (Brastemp), dois sistemas de Ar refrigerado split, dois deionizadores de água, um destilador de água, uma sala de crescimento, uma câmara de fluxo laminar horizontal Veco, três autoclaves Fabbe- Primar, um banho-maria Jouan, um microondas, dois medidores de pH, uma mufla Jung, dois germinadores Tecnal, uma Casa de Vegetação com Sistema de Nebulização Automatizado, uma betoneira e uma peneira elétrica (ambos para preparo de substratos).

Docente responsável: Paulo Peixoto

16) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA VEGETAL (UFJF): O laboratório possui área aproximada de 50 m2 , com duas bancadas para estudos e uma bancada para análises de traços funcionais de plantas. Possui estante com acervo pessoal do coordenador com aproximadamente 200 livrosdisponíveis para consulta in loco. O laboratório é climatizado (ar condicionado 18 mil BTU) e possui armários (3 unidades) e estantes (3 unid.) para armazenamento de amostras e equipamentos/materiais, cadeiras (12 unid.), retroprojetor (1 unid.), quadro branco (1 unid.) e tela de projeção (1 unid.) para aulas e palestras in loco, wi-fi de alta velocidade, desktops (2 unidades) conectados a internet e impressoras (2 unid.) para análises de dados ecológicos, além de notebooks (2 unid.) para uso em trabalhos de campo, cursos e eventos científicos. Possui aparelhos para mensurações em campo e laboratório: Geladeira (1 unid.), Freezer (1 unid.), tesoura de alta poda (5 unid.), GPS (3 unid.), tablet (1 unid.), câmera fotográfica (3 unid.), esferodensiômetro (1 unid.), trado para coleta de solos (1 unid.), trado dendrométrico (1 unid), suta dendrométrica (1 unid.), clinômetro eletrônico (1 unid.), scanner portátil (1 unid.), estufa eletrônica (1 unid.), estufa elétrica (1 unid.), balança semi-analítica (1 unid.) e Conjunto “gap analyser” de fotografias hemisféricas (1 unid.). Dispõe de um grande estoque de materiais de consumo para trabalhos de campo (trenas, tesouras de poda, fitas dendrométricas, barbantes, sacolas, prensas, etc.) e EPI (perneiras, óculos, capas de chuva, etc.) para os integrantes.

Docente Responsável: Fabrício Alvim Carvalho.

17) LABORATÓRIO DE BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PLANTAS UFJF: O laboratório mede aproximadamente 26 metros quadrados e possui 02 computadores conectados à internet, 01 impressora, 01 GPS, 01 estereomicroscópio com câmera digital acoplada e software para medição de imagens, 01 câmera digital com zoom, 01 refratômetro de bolso e 01 termo-higroanemômetro-luxímetro digital. Possui também espaço reservado para biblioteca e estudo e 01 gabinete para professor. Atividades desenvolvidas: o Laboratório de Interações e Biologia Reprodutiva de Plantas foi inaugurado em dezembro de 2019 e atende professores, pesquisadores e alunos de Iniciação Científica, Treinamento Profissional, Mestrado e Doutorado da UFJF e de outras instituições de ensino superior. Suas instalações e equipamentos são destinados ao ensino e às pesquisas realizadas nas áreas de interações planta-animal (ex. biologia da polinização), biologia reprodutiva de Angiospermas, assim como de outras áreas da Botânica voltadas para a Morfologia e Taxonomia Vegetal.

Docente responsável: Ana Paula Gelli de Faria

18) LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN E DE ANÁLISES AMBIENTAIS (EMBRAPA GADO DE LEITE): O laboratório possui aproximadamente 153 m2, na sede da Embrapa em Juiz de Fora e uma base de apoio no Campo Experimental da Embrapa em Coronel Pacheco – MG, com seis computadores ligados à internet, duas impressoras, 1 GPS, uma sonda multiparâmetro da marca Hanna, 1 fotocolorímetro, 2 chapas aquecedoras, 2 banhos maria, 6 estufas BOD, 1 incubadora DBO-track, 2 microscópios óticos, 1 estufa, 4 geladeiras, 3 freezers, sendo 1 – 80°C, 2 autoclaves, 2 capelas de fluxo laminar, balança de alta precisão, balança analítica, um biorreator com controle de temperatura, gases e agitação, acoplado a bomba para realização de pulsos de alimentação, câmara anaeróbia, Centrífuga refrigerada, aparelho Kjeldahl. Nesta estrutura são conduzidos experimentos da Equipe da Embrapa Gado de Leite e de seus parceiros com projetos nas linhas de microbiologia do Rúmen, biodigestão anaeróbia, microbiologia aplicada, bioprospecção de microrganismos de interesse biotecnológico e em bioinsumos, gestão de resíduos de laboratório, gestão de resíduos agroindustriais e gestão ambiental de propriedades agropecuárias, saneamento rural e biofertilizante gerado na biodigestão.

Docente responsável: Marcelo Henrique Otênio

19) LABORATÓRIO DE SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM VETORES DAS RIQUETSIOSES (FIOCRUZ/RJ): No Laboratório de serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses, situado na FIOCRUZ/RJ, são desenvolvidas atividades de extensão, pesquisa e diagnose de vetores do Serviço de Referência, além da manutenção da Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades. Essa Coleção é institucional, reunindo mais de 18 mil espécimes brasileiros e exóticos em um acervo dividido nas seções Ixodológica (carrapatos), Acarológica (ácaros), Siphonaptera (pulgas) e Phthiraptera (piolhos). Esse número cresce continuamente em decorrência das atividades de pesquisa e da atividade de diagnose de vetores do Serviço de Referência. Este laboratório situado na FIOCRUZ/RJ, possui uma área aproximada de 150 m2 e é equipado com: 1 estereomicroscópio (lupa) Olympus SZH 10, 1 agitador de tubos AP 56, 1 balança de precisão Bl 320 m (shimadzu), 1 banho-maria Intec, 1 fluxo laminar Veco, 1 fluxo laminar Veco projeto 240, 1 fluxo laminar vertical Hygroterm, 1 capuz extensor para câmara de eletroforese Bio-rad, 1 centrífuga 541r-eppendorf, 1 centrífuga Minisplinplus (eppendorf), 1 cuba de eletroforese Loccus, , 3 freezer, 2 geladeira duplex, 1 Phmetro, 1 placa aquecedora Barnstead/thermolyne-17600-dribath, 1 termociclador, 1 Uv- transluminadorBio-rad 2000, 1 Scaner de gel, 1 estufa de secagem de lâminas Aba vermelha, 1 capela de exaustão, 1 estufa incubadora microprocessada de cultura bacteriológica Quimis Q316M, 1 centrífuga para tubos Quimis, 1 autoclave AHMC Sercon, 1 máquina seladora R. Baião, 1 câmara climática MSM 831, 1 conjunto de reprodução, 1 tenda dobrável, 1 placa aquecedora, 1 carregador de bateria Sony, 1 fonte do rádio-ep450 Motorola-epnn-7994a, 1 GpsEtrex-garmin, 1 GPS, 2 rádios-ep450 Motorola. Acervo em coleção: A Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades é uma coleção institucional, reunindo mais de 18 mil espécimes brasileiros e exóticos em um acervo dividido nas seções Ixodológica (carrapatos), Acarológica (ácaros), Siphonaptera (pulgas) e Phthiraptera (piolhos). Esse número cresce continuamente, em decorrência das atividades de pesquisa e da atividade de diagnose de vetores do Serviço de Referência. Recursos Humanos: 02 pesquisadores, 01 tecnologista, 01 técnica em biologia molecular, 01 técnica e 01 bolsista de coleção; 01 técnico de campo e montagem de lâmina, 01 técnico administrativo. Atividades desenvolvidas: pesquisa, atividades de extensão e formação de recursos humanos.

Docente responsável: Gilberto Salles Gazêta

20) LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA (EMBRAPA Gado de Leite): O laboratório de Entomologia da EMBRAPA Gado de Leite, ocupa uma área de aproximadamente 100 m2 e é equipado com: câmaras climatizadas do tipo BOD, câmaras climatizadas do tipo Fitotron, câmaras digitais, microscópio estereoscópico, casa-de- vegetação com controle de temperatura, umidade e fotoperíodo, espectrofotômetro, freezers. Neste laboratório são realizados o desenvolvimento de métodos de controle de insetos-praga das forrageiras, atividades de extensão e formação de recursos humanos.

Docente responsável: Alexander Auad.

21) LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR (LBC): O Laboratório de Biologia Celular da UFJF, estabelecido em 1995 pela Professora Rossana Melo, desenvolve principalmente pesquisas básicas sobre mecanismos celulares envolvidos em diferentes formas de inflamação. O objetivo destas pesquisas é entender como as células do sistema imune, incluindo macrófagos, eosinófilos e neutrófilos, respondem frente à situações de inflamação, como por exemplo, na defesa do hospedeiro à doenças infecciosas (como Doença de Chagas e Tuberculose) ou durante doenças alérgicas (como asma), através do estudo da atividade funcional e organização estrutural dessas células. Diversos processos e vias celulares têm sido investigados: transporte vesicular e mecanismos de secreção de mediadores da resposta imune, vias de sinalização associadas com inflamação incluindo as do metabolismo lipídico, formação de corpúsculos lipídicos e processos patológicos. Outra área de interesse do Laboratório envolve pesquisas de interface entre a Biologia Celular e Ecologia, com ênfase na ultraestrutura de microrganismos aquáticos, processos de morte de bactérias aquáticas, interações vírus-bactérias e relações patógeno-hospedeiro-meio ambiente.

Docente responsável: Rossana Correa Netto de Melo

22) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA EVOLUTIVA DE ANFÍBIOS (LECEAN – UFJF) No LECEAN, os anfíbios são utilizados como organismos de estudo para responder questões principalmente nas seguintes áreas: (1) comportamento e ecologia reprodutiva, incluindo seleção sexual, comunicação e investimento reprodutivo, (2) evolução fenotípica, utilizando-se métodos filogenéticos comparativos para compreender associações entre características morfológicas, ecológicas e comportamentais, com enfoque macroevolutivo, e (3) ecologia molecular, investigando-se os processos microevolutivos associados a aspectos ecológicos, visando à conservação de espécies. O laboratório é equipado com computador, refrigerador, pia, bancadas e mesas de trabalho, materiais básicos para trabalho de campo, gravadores/microfones, câmeras, equipamentos de análise e medição de espécimes (paquímetro, balança, lupas), material bibliográfico, entre outros. No LECEAN encontra-se também a Coleção de Anfíbios da UFJF, sendo esta composta por espécimes (CAUFJF) e amostras de tecido (CAUFJF-T).

Docente responsável: Renato Christensen Nali