Professora e pesquisador do PPGMC participam de parceria com a Força Aérea Brasileira

A Profª Drª Patricia Habib Hallak e o pesquisador pós-doc Dr. Nícolas Lima Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e do Grupo de Conversão Eletromecânica (GCEME) da Universidade Federal de Juiz de Fora, participam do projeto “Estudo e Pesquisa de Sistemas de Propulsão Híbrido-Elétricos para Aeronaves e Planejamento para Criação de Laboratórios Afins” em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os Sistemas de Propulsão Híbrida Elétrica (HEPS) integram componentes mecânicos e elétricos para eficiência, oferecendo vantagens como menores custos de combustível e manutenção, redução da poluição e do ruído e maior confiabilidade através da operação independente ou conjunta de motores elétricos e motores de combustão. Essa tecnologia está se expandindo na aeronáutica, mas ainda é um tema desafiador. A modelagem computacional é uma importante ferramenta para otimizar os componentes do sistema.

No âmbito do PPGMC, este projeto tem o potencial de agregar novos alunos de mestrado e doutorado, além de aumentar a chance de angariar investimentos por meio das agências de fomento. Este acordo de parceria foi assinado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da UFJF e envolve também o Departamento de Energia Elétrica (DEP ENE), o Departamento de Engenharia Mecânica (DEP MEC), o Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional (DEP MAC), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE).

Alunos interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com a Profª Patricia através do email: patricia.hallak@engenharia.ufjf.br

O PPGMC se orgulha e deseja sucesso à equipe na condução das atividades de pesquisa e desenvolvimento.