Divulgados os Cursos de Verão do PGMC

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional divulga os cursos de Verão 2019.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro.

Introdução à Análise de Dados em R

Responsável: Guilherme Guilhermino Neto

Resumo: A custo zero, a linguagem R, bastante popular no meio acadêmico, oferece ao usuário uma grande variedade de funções para organizar dados, decifrar seus padrões e fazer uma boa apresentação visual. Neste curso, são mostradas formas de manipular conjuntos de dados no R, além de técnicas numéricas e gráficas para análise e apresentação. Todos os métodos são contextualizados em aplicações a dados reais. Não é necessário conhecimento prévio em R.

Linha de Extensão: Tecnologia da Informação
Período: 11/02/2019 a 14/02/2019
Carga Horária: 8h

1) Noções básicas sobre análise dados em R;
2) Técnicas numéricas e gráficas para análise exploratória de dados;
3) Correlação e regressão.

Público Alvo: Ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, estudantes de graduação e pós-graduação de outros cursos ou profissionais com interesse em análise estatística de dados.

Modelagem Geométrica 3D com o SketchUp

Responsável: Flávia de Souza Bastos

Resumo: Uma nova estrutura, uma nova máquina, um novo mecanismo ou uma nova peça nascem da IDÉIA (imagens em seu pensamento) e se materializam através do desenho. Em muitos casos um desenho desenho vale mais do que mil palavras. A modelagem geométrica tridimensional permite uma visão espacial rápida, com um simples olhar se pode ter visão clara do objeto. O SketchUp é um programa de interface direta e fácil com o usuário, cujo lema é “Modelagem 3D para todos”. Ele combina usabilidade com funcionalidade através de técnicas que seguem passos simples. Comece desenhando linhas e formas. Empurre e puxe superfícies para transformá-las em formas 3D. Estique, copie, gire e pinte para criar o que quiser.

Linha de Extensão: Midias
Período: 13/02/2019 a 15/02/2019
Carga Horária: 6h

Conteúdo Programático:

1 – Contextualização e aplicações com o programa.
2 – Aquisição e instalação.
3 – Acesso a manuais e tutoriais.
4 – Conceitos e ferramentas.
5 – Criação de modelos 3d.

Público Alvo: Alunos de graduação, pós-graduação e profissionais formados de quaisquer áreas.

Introdução ao Cálculo Numérico

Responsável: Heder Soares Bernardino e Carlos Cristiano Hasenclever Borges

Resumo: Este curso visa apresentar alguns conceitos iniciais dos métodos numéricos aos interessados no tema. Pretende-se apresentar brevemente os métodos para cálculos de raízes de funções, resolução de sistemas lineares, interpolação polinomial, integração numérica e mínimos quadrados.

Linha de Extensão:
Período: 25/02/2019 a 01/03/2019
Carga Horária: 10h
Local da Atividade: Sala de aula do PPGMC

Conteúdo Programático:

– Cálculo de raízes de funções: segunda
– Resolução de sistemas lineares: terça
– Interpolação polinomial: quarta
– Integração numérica: quinta
– Mínimos quadrados: sexta

Público Alvo: Alunos de cursos de ciências exatas em geral.

=======================================================================
Uma introdução ao uso de workflow usando parsl (python)

Responsável: Felipe Rafael de Souza

Resumo: Parsl é uma biblioteca Python para programar e executar fluxos de trabalho orientados a dados (dataflows) em paralelo. Os scripts Parsl permitem que funções Python selecionadas e aplicativos externos (chamados apps) sejam conectados por objetos de dados de entrada / saída compartilhados em fluxos de trabalho paralelos flexíveis. Em vez de definir explicitamente um gráfico de dependência e / ou modificar estruturas de dados, os desenvolvedores simplesmente anotam funções Python e Parsl constrói um gráfico dinâmico e paralelo de execução derivado da ligação implícita entre aplicativos baseados em objetos de dados de entrada / saída compartilhados. Em seguida, o Parsl executa aplicativos quando as dependências são atendidas. Parsl é independente de recursos, ou seja, o mesmo script Parsl pode ser executado em um laptop, cluster, nuvem ou supercomputador.

Linha de Extensão: Tecnologia da Informação
Período: 11/02/2019 (14 às 18)
Carga Horária: 4h

Conteúdo Programático:

Público Alvo: Alunos de cursos de ciências exatas em geral.