Fechar menu lateral

INICIAL

O Programa de Pós­-Graduação em Modelagem Computacional foi proposto e aprovado pela  CAPES em 2005 e iniciou suas atividades letivas em março de 2006. Atualmente com conceito 4, os cursos de Mestrado e Doutorado propõe­m-se a formar profissionais que tenham uma compreensão ampla das técnicas de modelagem computacional. Para isso são estudados modelos oriundos de duas áreas inter-­relacionadas, mas que usualmente não são abordadas num mesmo curso, a Ciência da Computação e a Computação Científica. Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aplicar estes modelos a diversos problemas, em função do perfil dos pesquisadores envolvidos no Programa e de seus interesses acadêmicos.

Além de abordar a parte teórica, que vai da descrição matemática dos problemas até o desenvolvimento e teste de modelos, o curso aborda também a parte aplicada, envolvendo a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas. Deste modo, o perfil do profissional formado por este Programa é diferente daquele dos formados em áreas afins, pois este profissional, além de um sólido embasamento conceitual, adquire também a habilidade de aplicar o conhecimento obtido.

O programa conta com uma área de concentração, Modelagem Computacional, e duas linhas de pesquisa: Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados. A descrição destas linhas pode ser vista aqui.

Um breve histórico das atividades anteriores pode ser visto aqui.