Pós-Graduação em Modelagem Computacional fortalece a cooperação acadêmica com os professores George Shiflet e Angela Shiflet (Wofford College/USA)

Os professores George Shiflet e Angela Shiflet (Wofford College/USA) desenvolveram atividades acadêmicas no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, fortalecendo a cooperação entre as instituições. Confira a matéria abaixo.

“O programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe os professores americanos George Shiflet e Angela Shiflet, da Wofford College, localizada em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Os pesquisadores oferecem palestras na próxima terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, além de um minicurso na quinta-feira, 18.

Na universidade desde o último sábado, 4, os dois permanecerão na cidade até o próximo dia 26. A vinda foi possibilitada pelo Fulbright Institute, que oferece bolsas de intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e Brasil para estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento. Também contribuíram a Wofford College e a UFJF.

George e Angela são pesquisadores de referência na área educacional da ciência computacional. Os dois são autores do livro “Introduction to Computational Science: Modeling and Simulation for the Sciences”. Segundo o professor Rodrigo Weber dos Santos, do programa de Modelagem Computacional, o destaque desta visita é a possibilidade de interação entre os pesquisadores, professores e alunos do programa de pós-graduação. “Utilizamos no próprio curso o livro de George e Angela. A intersecção entre as nossas pesquisas e o trabalho deles é altíssima. Os dois participarão inclusive como avaliadores de um trabalho de conclusão de curso.”

A palestra “Biofilms: Linked for Life. Understanding Biofilms through Modeling and Simulation”, acontece na próxima terça-feira, 14, às 14h, no Anfiteatro 1 do prédio Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia. Na quarta-feira, 15, será oferecida a palestra “Introdução à Engenharia Computacional”, com início às 16h, também no Anfiteatro I do prédio Engenheiro Itamar Franco. Ambas são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.

Os pesquisadores também ministram o minicurso “Agent-Based Models: Applications and Development” que tem como público-alvo os alunos de Engenharia Computacional e do programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. Devido ao número limitado de vagas, os interessados deverão se inscrever na Secretaria do PPGMC.

Benefícios além da pesquisa

Para Weber, a vinda do pesquisadores é importante para fomentar o intercâmbio internacional acadêmico. Ele acrescenta ainda que o encontro contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes. “Três alunos da Wofford College já escolheram a UFJF para fazer seu estágio obrigatório, quando a outra opção era a NASA. Agora estamos buscando para que nossos alunos também tenham a mesma oportunidade. Temos recebido muitos professores estrangeiros e o ganho com a vinda deles, de uma forma geral, é sempre muito grande”, afirma.”

(fonte: https://www.ufjf.br/secom/2014/01/10/pos-graduacao-em-modelagem-computacional-recebe-pesquisadores-americanos/)