“Visita de pesquisador contribui para intercâmbio acadêmico na Modelagem Computacional”

O programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste mês o pesquisador espanhol Sergio Alonso, da instituição Physikalisch-Technische Bundesanstalt , em Berlim, na Alemanha. Alonso oferece um minicurso e fará palestra na quinta-feira, 18.

Na UFJF desde a última segunda-feira, dia 8, ele permanece na instituição até a próxima sexta-feira, 19. A vinda foi possibilitada pelo edital de Apoio à Vinda de Pesquisador Estrangeiro, da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Propg).

Alonso é pesquisador na área de modelagem de sistemas não lineares, linha de pesquisa que reúne acadêmicos de mestrado e doutorado na UFJF. Segundo o professor Rodrigo Weber dos Santos, do programa de Modelagem Computacional, o destaque desta visita é a possibilidade de integração entre a pesquisa do professor e as da Universidade. Os estudos do espanhol investigam a atividade elétrica do coração.

“A intersecção entre as nossas pesquisas e o trabalho dele é altíssima. Esse é um tema forte no mestrado e no doutorado da UFJF, por isso ele já atua como co-orientador de um dos nossos alunos. Além disso, ele está ministrando minicursos e fará palestra sobre temas que se relacionam com as nossas pesquisas.”

O minicurso “Equações de reação-difusão aplicadas à biologia: Matemática não-linear e formação de padrões” tem como público alvo alunos de Engenharia Computacional e do programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

Ele também ministra a palestra “Arritmia de re-entrada próxima ou limiar de percolação: Um estudo computacional via modelos discretos e heterogêneos do coração”, na próxima quinta-feira, 18, às 10h, no Anfiteatro 3 do prédio Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia. A palestra é aberta ao público e não é necessário inscrição.

Benefícios além da pesquisa

Para Weber, a vinda do pesquisador espanhol é importante para fomentar o intercâmbio internacional acadêmico entre um importante pesquisador estrangeiro e docentes e discentes da UFJF. Acrescenta ainda que o encontro contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes. “Os nossos alunos têm a oportunidade de praticar o inglês ou o espanhol ao manter um diálogo com ele. Temos recebido muitos professores estrangeiros e o ganho com a vinda deles, de uma forma geral, é sempre muito grande”, afirma.

De acordo com o professor, já foram recebidos, só em 2012, cinco professores de universidades conceituadas da Noruega, Alemanha, Inglaterra e Canadá. “Sempre buscamos o diálogo com professores estrangeiros. Nossa média era de três visitas por ano. Neste ano, com a publicação do edital que apoia a vinda de professores estrangeiros, o número cresceu, o que é sempre bom para o curso.”

Fonte: https://www.ufjf.br/secom/2012/10/16/visita-de-pesquisador-da-alemanha-contribui-para-intercambio-academico-na-modelagem-computacional/