O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFJF (PEC ou PPG-CIVIL), proposto e aprovado pela CAPES em 2016 no nível Mestrado, originou-se do curso de graduação em Engenharia Civil que, com mais de 100 anos de existência, é um dos pilares da Faculdade de Engenharia, o qual exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento regional. A história da Faculdade de Engenharia da UFJF se encontra associada ao imaginário positivista, que adentra nos quadros do governo monárquico e que ganhou, finalmente, status ideológico durante as primeiras décadas da República, através da consolidação do projeto progressista republicano, tendo como suporte o binômio “progresso e ciência”.
Quando o Programa foi implementado (2017), havia 11 docentes permanentes, todos pertencentes ao quadro de docentes da UFJF e de departamentos que também compõem o Curso de Engenharia Civil, a saber: Departamento de Construção Civil, Departamento de Estruturas, Departamento de Geotecnia e Transporte e Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional. Na época, o PEC estava estruturado em apenas uma área de concentração – Estruturas e Materiais– e possuía duas linhas de pesquisa: Materiais e Componentes da Construção e Mecânica das Estruturas.
Em setembro de 2019, o Colegiado do PEC aprovou a criação de uma nova área de concentração –Saneamento e Meio Ambiente – com duas linhas de pesquisa: Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais e Tecnologias Ambientais. Desde então, o PEC conta com 17 docentes permanentes, todos pertencentes aos cinco departamentos que compõem o Curso de Engenharia Civil da UFJF.
O programa, de maneira geral, possui o objetivo de formar recursos humanos capazes de abordar, de modo consistente, com os avanços científicos e tecnológicos contemporâneos, as questões ligadas à Engenharia Civil. Esses recursos humanos deverão ser capazes de criar novos conhecimentos científicos, executar atividades de pesquisa e desenvolvimento, atuando de forma assertiva em projetos técnicos, quer seja em centros acadêmicos, atuando como professores ou pesquisadores, quer seja em indústrias ou em empresas dos setores público e/ou privado.
Além disso, observa-se os seguintes objetivos específicos:
O curso é organizado a partir de um conjunto harmônico de disciplinas, de modo a propiciar ao aluno o aprimoramento e a consolidação de sua formação acadêmica, e a permitir-lhe o desenvolvimento da dissertação de mestrado segundo suas potencialidades e predileção. Em função das linhas de pesquisa existentes, há um conjunto de disciplinas obrigatórias e de disciplinas eletivas, que são oferecidas semestralmente. Além disso, para incentivar uma formação transversal e multidisciplinar, os discentes podem cursar disciplinas de diferentes linhas de pesquisa e áreas de concentração.
Criada quando da implantação do curso, em 2017, a área de concentração em Estruturas e Materiais é voltada para o estudo, pesquisa e aplicação do comportamento mecânico das estruturas e das propriedades dos materiais de engenharia, cobrindo uma gama de materiais que vão desde aqueles convencionais, como concreto e aço, até os novos materiais projetados para realizar uma determinada função estrutural, incluindo, também, os solos e os pavimentos. Estes estudos e pesquisas visam a realização de obras civis seguras e ambientalmente sustentáveis com adequado desempenho e boa relação custo-benefício para a sociedade.
O corpo docente do Programa já possui experiência no desenvolvimento de soluções para diversos problemas da mecânica das estruturas, caracterização de materiais de engenharia, interação solo-estrutura, entre outros. As diversas competências do grupo proponente permitem ao PEC desenvolver pesquisas, aliando a parte experimental, simulações computacionais e o emprego de fundamentos teóricos.
Esta área de concentração possui duas linhas de pesquisa associadas: Materiais e Componentes da Construção e Mecânica das Estruturas.
As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 1º semestre são:*
As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 2º semestre são:*
*Obs: O discente deve escolher cursar, pelo menos, 4 disciplinas (12 créditos) das listas acima, para cada um dos semestres.
Criada em setembro de 2019, a área de concentração em Saneamento e Meio Ambiente apresenta ênfase em estudos de processos físicos, químicos e biológicos aplicados ao saneamento e ao meio ambiente, além do monitoramento e gestão de recursos naturais, interligando as diferentes interfaces do conhecimento. A área de concentração implicará em estudos para monitorar, modelar e gerenciar problemas ambientais na busca de soluções para melhoria da qualidade do meio. Os recursos humanos formados a partir dessa área de concentração irão adquirir conhecimento qualificado e diferenciado na área de caracterização, prevenção, tratamento e controle da poluição nas matrizes solo, água e atmosfera; planejamento integrado dos recursos hídricos e saneamento básico, envolvendo processos e gestão de forma a atender às demandas sociais relacionadas às questões ambientais contemporâneas de forma assertiva, sustentável e inovadora. Esta área de concentração possui duas linhas de pesquisa à ela associadas: Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais e Tecnologias Ambientais.
As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 1º semestre são:*
As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 2º semestre são:*
*Obs: O discente deve escolher cursar, pelo menos, 4 disciplinas (12 créditos) das listas acima, para cada um dos semestres.
Esta linha de pesquisa é direcionada ao estudo, avaliação e caracterização de materiais e componentes novos ou convencionais utilizados na Engenharia Civil. Como temas de pesquisa, podem ser citados:
De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Impactos Ambientais nas Edificações, Mecânica dos Solos Avançada, Patologias em Estruturas de Concreto, Mecânica dos Pavimentos, Geossintéticos aplicados à Engenharia, entre outras.
Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:
Esta linha de pesquisa tem por objetivo propor modelos matemáticos/numéricos e experimentos que possam ser empregados na análise e na verificação de sistemas estruturais existentes na Engenharia Civil. Como temas de pesquisa, podem ser citados:
De forma a atender às possíveis demandas ligadas a essa linha de pesquisa, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Otimização Estrutural, Confiabilidade Estrutural, Estabilidade Estrutural, Dinâmica das Estruturas, Fenômenos Aeroelásticos, entre outras.
Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:
Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo da poluição nas diferentes matrizes ambientais (ar, solo e água), com foco em estudos envolvendo técnicas de caracterização, modelagem, monitoramento e gestão ambiental.
De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Metodologia de Pesquisa, Tratamento estatístico de dados, Química ambiental, Gerenciamento de resíduos sólidos, Reciclagem de águas residuárias e lodos de esgoto, Aproveitamento energético e controle de emissões atmosféricas no saneamento, Sensoriamento remoto, Modelagem em recursos hídricos, Micropoluentes ambientais.
Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:
Esta linha de pesquisa tem a finalidade de desenvolver estudos e tecnologias para a proteção do meio ambiente e melhoraria das condições de vida da população, tanto nos centros urbanos, quanto nas comunidades rurais. A linha de pesquisa terá como foco estudos envolvendo a prevenção, mitigação, tratamento e controle da poluição e dos impactos ambientais.
De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Metodologia de Pesquisa, Tratamento estatístico de dados, Princípios e sistemas de tratamento, Gerenciamento de resíduos sólidos, Reciclagem de águas residuárias e lodos de esgoto, Aproveitamento energético e controle de emissões atmosféricas no saneamento, Tratamento de água, Tratamento de esgoto doméstico, Tratamento avançado de águas e águas residuárias.
Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa: