O PEC dispõe de uma sala de aulas (aprox.. 40m²) de uso exclusivo do Programa que conta com projetor de slides (datashow).
O PEC dispõe de uma sala de estudos (aprox.. 60m²) de uso exclusivo dos discentes do Programa, com acesso biométrico. Atualmente, esta sala dispõe de computadores, uma impressora laser multifuncional, mesas e cadeiras, com capacidade para atender até 18 alunos. Vislumbra-se, ainda para este ano, o incremento do número de computadores.
O PEC dispõe de cinco laboratórios, todos pertencentes à UFJF, para fornecer apoio às linhas de pesquisa. A descrição detalhada de cada um deles é feita a seguir:
Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI) – LINK DE ACESSO
O LMCC (Laboratório de Materiais de Construção Civil) da UFJF é um laboratório multiusuário e desempenha papel fundamental nas atividades de pós-graduação, oferecendo ambientes e equipamentos especializados que facilitam o ensino, a pesquisa e a extensão. Suas instalações e equipamentos permitem aos alunos e pesquisadores realizarem experimentos práticos e estudos avançados sobre os comportamentos e características dos materiais usados na construção. Essas estruturas são essenciais para a elaboração de dissertações e teses do PEC, e dá suporte a outros PPG como Engenharia Elétrica e Física, proporcionando dados concretos e precisos para fundamentar hipóteses e desenvolver soluções inovadoras. Além disso, no LMCC a sala de aula é interligada ao laboratório contribuindo para um melhor aprendizado, para atividades de extensão ao promover parcerias com a comunidade, construtoras e indústrias, aplicando o conhecimento acadêmico na melhoria da infraestrutura e no desenvolvimento sustentável. É possível, ainda, a prestação de serviços para a iniciativa privada por meio de contratos via fundação de apoio da UFJF (Fadepe).
Link do Regimento Interno do LMCC
Link do formulário para agendamento de uso do LMCC
Do conjunto de equipamentos disponíveis, destacam-se:
Apoio:
O LIS conta com uma sala de aula para 20 alunos, além de bancada para computadores, mesas de trabalho, estúdio para captação de imagens, armário para se guardar equipamentos e bancadas para testes experimentais em modelos reduzidos.
Atualmente, o LIS dispõe dos seguintes equipamentos:
Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI) – LINK DE ACESSO
O LRM, um dos mais antigos da Faculdade de Engenharia, conta com equipamentos que atendem a grande maioria de ensaios físicos e mecânicos de estruturas de pequeno e médio portes. Do conjunto de equipamentos disponíveis, destacam-se:
O LRM conta, também, com uma sala de apoio, que serve como sala de estudos, de aula ou de computadores.
Descrição:
Compõem a estrutura laboratorial da área de geotecnia do PEC/UFJF três laboratórios denominados de LMS 1 (laboratório de mecânica dos solos I), LMS 2 (laboratório de mecânica dos solos II) e LEEMS (laboratório de ensaios especiais de mecânica dos solos). Cada um destes laboratórios funciona em uma sala independente e adjacentes. A área de geotecnia do PEC/UFJF está inserida na área de concentração Estruturas e Materiais e linha de pesquisa Materiais e componentes da construção. Estes laboratórios estão localizados no andar térreo do Galpão 1 das engenharias civil e sanitária e ambiental. Estes três laboratórios atendem alunos de graduação e Também de pós-graduação, que desenvolvem suas pesquisas tanto no PEC/UFJF quanto no PROAC/UFJF. Os laboratórios têm sido utilizados para elaboração de pesquisas envolvendo trabalho de IC (iniciação científica), TCC (trabalho de conclusão de curso), M.Sc (dissertação de mestrado) e D.Sc (tese de doutorado), incluindo alunos em parceria com outras instituições. Dessa forma são desenvolvidos trabalhos de cunho puramente experimental ou trabalhos em que a parte experimental se constitui parte importante da pesquisa a ser desenvolvida. Os referidos laboratórios têm sido utilizados para pesquisas nas áreas de geotecnia clássica e também geotecnia ambiental.
O laboratório LMS 1 possui equipamentos para realização de ensaios de caracterização física dos solos como limite de liquidez (método Casagrande e “Fall Cone Method”), limite de plasticidade, limite de contração, densidade real dos grãos, granulometria, determinação do teor de umidade e ensaio de erodibilidade do tipo Inderbitzen de pequena dimensão. O LMS 1 possui uma área disponível de 40 m². Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI
O laboratório LMS 2 é composto por equipamentos que permitem a realização de ensaios de compactação, compressão simples, CBR, expansão e determinação do teor de umidade. Este laboratório ocupa uma área de 45 m². Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI
O laboratório LEEMS possui equipamentos para realização de ensaios de cisalhamento direto, triaxial, adensamento oedométrico e também ensaio de permeabilidade. O laboratório possui uma área de 30 m². Como equipamentos de apoio conta ainda com uma balança de precisão, um pluviador de areias para moldagem de corpos de prova e também uma estufa.
Equipamento de pequenas dimensões para ensaio de cisalhamento direto.
Equipamento para ensaio de adensamento oedométrico.
Equipamento para ensaio de permeabilidade – Permeâmetro.
O Laboratório de Pavimentação da Faculdade de Engenharia da UFJF foi criado na década de 60 para dar apoio à disciplina Pavimentação nos assuntos ligados à caracterização de materiais asfálticos e agregados. O Laboratório de Pavimentação conta uma área de aproximadamente 120 m², divididos em 5 ambientes:
Esta configuração atual do Laboratório de Pavimentação foi obtida por meio de um convênio específico entre a UFJF e a PETROBRAS que possibilitou toda a alteração do espaço físico do Laboratório, assim como a aquisição de equipamentos. Os principais são os seguintes:
Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI) – LINK DE ACESSO
O laboratório de mecânica dos solos da UFJF conta com cerca de 150m² e é constituído por 4 setores principais: a) setor de ensaios de caracterização; b) setor de resistência ao cisalhamento; c) setor de ensaios de adensamento e CBR; d) setor de geologia. A seguir, são descritos os principais equipamentos de cada setor:
No setor de ensaios de caracterização, os principais equipamentos são:
No setor de resistência ao cisalhamento, os principais equipamentos são:
No setor de ensaios de adensamento e CBR, os principais equipamentos são:
No setor de geologia, os principais equipamentos são:
Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI) – LINK DE ACESSO
O LAQUA é utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado do PEC e em parcerias com outros PPG da UFJF e de outras IES, no que tange a análises de diferentes matrizes ambientais (sólidos, líquidos e gases). Além de possuir uma sala de aula, é separado em três setores principais: (i) Setor de Sólidos, onde são realizados ensaios de caracterização de amostras como solos e resíduos sólidos; (ii) Setor de Físico-Química, onde são realizados os principais ensaios de caracterização de amostras líquidas (águas e efluentes) em termos de parâmetros físico-químicos; e (iii) Setor de Microbiologia, onde são realizados ensaios de identificação e quantificação de diferentes organismos em amostras ambientais. O LAQUA conta também com um ambiente anexo, que permite o desenvolvimento de ensaios e experimentos de bancada.
Do conjunto de equipamentos disponíveis, destacam-se:
Laboratório cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI) – LINK DE ACESSO
O Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica (LAPHE) é o primeiro laboratório dessa categoria no hemisfério sul, com uma estrutura completa capaz de dar suporte a pesquisadores nas múltiplas áreas envolvidas.
O espaço é fruto do desejo de fundar no Brasil as bases da pesquisa em propulsão híbrida para aeronaves. Dentro dele está montado o banco de testes de um motor aeronáutico de propulsão híbrido-elétrica, com capacidade de executar e estudar arquiteturas séries, turbo-elétrica e puramente elétrica. Esse banco de testes está apto a realizar testes em hélices aeronáuticas.
Além de dar suporte às parcerias da UFJF com outros segmentos no setor aeronáutico, o LAPHE fornece uma área para desenvolvimento de pesquisas para a pós-graduação em Engenharia da UFJF e serve para o desenvolvimento de pesquisas a nível de graduação. No contexto das atividades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), a infraestrutura do LAPHE dá o suporte experimental para as dissertações e teses que envolvem pesquisas em hélices ou turbinas eólicas. Essas pesquisas têm, como foco principal, fomentar contribuições e soluções direcionadas a eficiência energética dos componentes estudados