Por Laura Fazolatto, Michèle Farage e George Ainsworth Jr.
A crescente demanda por soluções mais eficientes, seguras e sustentáveis na construção civil tem estimulado pesquisas em novos materiais e tecnologias. Nesse cenário, a dissertação de mestrado desenvolvida pela egressa do PEC, Laura Fazolatto, desenvolveu um modelo computacional capaz de simular o comportamento de painéis sanduíches compostos por concreto leve e concreto reforçado com tecido (TRC) quando submetidos a altas temperaturas.
Esses painéis oferecem vantagens como redução do peso próprio da estrutura, melhor desempenho térmico e acústico e menor consumo de materiais. No entanto, pouco se sabe sobre seu comportamento em situações de exposição ao calor extremo, condição que pode alterar de forma crítica as propriedades térmicas e mecânicas dos materiais.
O modelo adotado consiste, basicamente, em duas análises complementares:
-Análise térmica: determina a distribuição de temperaturas no interior dos painéis, considerando o impacto direto do calor sobre as propriedades do concreto leve e do TRC.

-Análise mecânica: avalia como as tensões e deformações se redistribuem, além de identificar possíveis danos na estrutura.
O trabalho é resultado de uma colaboração com a Université Cergy-Paris, na França, onde a hoje Mestra Laura Fazolatto realizou um estágio de 6 meses. A instituição francesa forneceu dados experimentais para validar e ajustar o modelo. Os resultados mostraram que a simulação representa de maneira satisfatória o comportamento dos painéis em condições reais de ensaio, configurando-se como uma importante referência para estudos futuros.
Essa ferramenta computacional tem o potencial de contribuir para aumentar a segurança de usuários e ampliar a viabilidade dos painéis sanduíches como elementos estruturais em edificações, reforçando a busca por soluções construtivas mais sustentáveis e inovadoras.
Saiba mais em https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19338