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O programa

Sumário

 


Histórico

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFJF (PEC ou PPG-CIVIL), proposto e aprovado pela CAPES em 2016 no nível Mestrado, originou-se do curso de graduação em Engenharia Civil que, com mais de 100 anos de existência, é um dos pilares da Faculdade de Engenharia, o qual exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento regional. A história da Faculdade de Engenharia da UFJF se encontra associada ao imaginário positivista, que adentra nos quadros do governo monárquico e que ganhou, finalmente, status ideológico durante as primeiras décadas da República, através da consolidação do projeto progressista republicano, tendo como suporte o binômio “progresso e ciência”.

Quando o Programa foi implementado (2017), havia 11 docentes permanentes, todos pertencentes ao quadro de docentes da UFJF e de departamentos que também compõem o Curso de Engenharia Civil, a saber: Departamento de Construção Civil, Departamento de Estruturas, Departamento de Geotecnia e Transporte e Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional. Na época, o PEC estava estruturado em apenas uma área de concentração – Estruturas e Materiais– e possuía duas linhas de pesquisa: Materiais e Componentes da Construção Mecânica das Estruturas.

Em setembro de 2019, o Colegiado do PEC aprovou a criação de uma nova área de concentração –Saneamento e Meio Ambiente – com duas linhas de pesquisa: Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais e Tecnologias Ambientais. Desde então, o PEC conta com 17 docentes permanentes, todos pertencentes aos cinco departamentos que compõem o Curso de Engenharia Civil da UFJF.

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Objetivos

O programa, de maneira geral, possui o objetivo de formar recursos humanos capazes de abordar, de modo consistente, com os avanços científicos e tecnológicos contemporâneos, as questões ligadas à Engenharia Civil. Esses recursos humanos deverão ser capazes de criar novos conhecimentos científicos, executar atividades de pesquisa e desenvolvimento, atuando de forma assertiva em projetos técnicos, quer seja em centros acadêmicos, atuando como professores ou pesquisadores, quer seja em indústrias ou em empresas dos setores público e/ou privado.

Além disso, observa-se os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer aos discentes uma visão sistêmica da Engenharia Civil que esteja integrada às demandas sustentáveis e tecnológicas do mundo atual, sempre associando o desenvolvimento tecnológico aos aspectos ambientais;
  • Contribuir na consolidação das bases (ensino, pesquisa e extensão) da instituição de ensino superior;
  • Gerar conhecimentos necessários para solucionar problemas dos setores públicos/empresariais/industriais, fortalecendo a cooperação entre a UFJF e esses setores;
  • Atender à demanda na região de formação pós-graduada em Engenharia Civil.

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Áreas de concentração

O curso é organizado a partir de um conjunto harmônico de disciplinas, de modo a propiciar ao aluno o aprimoramento e a consolidação de sua formação acadêmica, e a permitir-lhe o desenvolvimento da dissertação de mestrado segundo suas potencialidades e predileção. Em função das linhas de pesquisa existentes, há um conjunto de disciplinas obrigatórias e de disciplinas eletivas, que são oferecidas semestralmente. Além disso, para incentivar uma formação transversal e multidisciplinar, os discentes podem cursar disciplinas de diferentes linhas de pesquisa e áreas de concentração.

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Estruturas e Materiais

Criada quando da implantação do curso, em 2017, a área de concentração em Estruturas e Materiais é voltada para o estudo, pesquisa e aplicação do comportamento mecânico das estruturas e das propriedades dos materiais de engenharia, cobrindo uma gama de materiais que vão desde aqueles convencionais, como concreto e aço, até os novos materiais projetados para realizar uma determinada função estrutural, incluindo, também, os solos e os pavimentos. Estes estudos e pesquisas visam a realização de obras civis seguras e ambientalmente sustentáveis com adequado desempenho e boa relação custo-benefício para a sociedade.

O corpo docente do Programa já possui experiência no desenvolvimento de soluções para diversos problemas da mecânica das estruturas, caracterização de materiais de engenharia, interação solo-estrutura, entre outros. As diversas competências do grupo proponente permitem ao PEC desenvolver pesquisas, aliando a parte experimental, simulações computacionais e o emprego de fundamentos teóricos.

Esta área de concentração possui duas linhas de pesquisa associadas: Materiais e Componentes da Construção e Mecânica das Estruturas.

As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 1º semestre são:*

  • Teoria da Elasticidade (obrigatória para ambas as linhas)
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais (obrigatória para a linha de Materiais e Componentes de Construção)
  • Matemática Aplicada (obrigatória para a linha Mecânica das Estruturas)
  • Análise Estrutural Não-Linear
  • Análise Experimental
  • Dinâmica dos Fluidos
  • Estabilidade Estrutural
  • Materiais de Pavimentação
  • Mecânica dos Solos Avançada
  • Patologias em Estruturas de Concreto
  • Sustentabilidade em Edificações

 

As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 2º semestre são:*

  • Computação Científica
  • Confiabilidade Estrutural
  • Dinâmica das Estruturas
  • Fenômenos Aeroelásticos
  • Geometria Fractal Aplicada
  • Metaheurísticas em Otimização Estrutural
  • Modelagem Computacional de Estruturas de Concreto
  • Concretos e inovação tecnológica
  • Geossintéticos aplicados à Engenharia
  • Mecânica do Compósitos
  • Mecânica dos Pavimentos
  • Método dos Elementos Finitos I
  • Tecnologia de argamassas

*Obs: O discente deve escolher cursar, pelo menos, 4 disciplinas (12 créditos) das listas acima, para cada um dos semestres.

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Saneamento e Meio Ambiente

Criada em setembro de 2019, a área de concentração em Saneamento e Meio Ambiente apresenta ênfase em estudos de processos físicos, químicos e biológicos aplicados ao saneamento e ao meio ambiente, além do monitoramento e gestão de recursos naturais, interligando as diferentes interfaces do conhecimento. A área de concentração implicará em estudos para monitorar, modelar e gerenciar problemas ambientais na busca de soluções para melhoria da qualidade do meio. Os recursos humanos formados a partir dessa área de concentração irão adquirir conhecimento qualificado e diferenciado na área de caracterização, prevenção, tratamento e controle da poluição nas matrizes solo, água e atmosfera; planejamento integrado dos recursos hídricos e saneamento básico, envolvendo processos e gestão de forma a atender às demandas sociais relacionadas às questões ambientais contemporâneas de forma assertiva, sustentável e inovadora. Esta área de concentração possui duas linhas de pesquisa à ela associadas: Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais e Tecnologias Ambientais.

As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 1º semestre são:*

  • Metodologia de pesquisa (obrigatória para ambas as linhas)
  • Princípios e sistemas de tratamento (obrigatória para a linha Tecnologias Ambientais)
  • Química ambiental (obrigatória para a linha de Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais)
  • Gerenciamento de resíduos sólidos
  • Processos e técnicas de tratamento de água
  • Reuso de lodos de esgoto e águas residuárias
  • Sensoriamento remoto

 

As disciplinas da grade curricular que poderão ser cursadas no 2º semestre são:*

  • Aproveitamento energético, gerenciamento de biogás e odores em sistemas de tratamento
  • Microcontaminantes ambientais
  • Monitoramento e modelagem em recursos hídricos
  • Processos e técnicas de tratamento de esgoto doméstico
  • Tratamento avançado de águas e águas residuárias
  • Tratamento de dados ambientais

*Obs: O discente deve escolher cursar, pelo menos, 4 disciplinas (12 créditos) das listas acima, para cada um dos semestres.

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Linhas de pesquisa


Materiais e Componentes da Construção

Esta linha de pesquisa é direcionada ao estudo, avaliação e caracterização de materiais e componentes novos ou convencionais utilizados na Engenharia Civil. Como temas de pesquisa, podem ser citados:

  • Tecnologia de concretos: dosagem, reologia, durabilidade, propriedades mecânicas, microestrutura, concretos reforçados com fibras e temas afins;
  • Tecnologia de argamassas: dosagem, propriedades no estado fresco e endurecido, materiais componentes tradicionais, materiais alternativos, resíduos de construção civil e outros;
  • Desenvolvimento de novos compósitos (menor impacto ambiental, melhor desempenho e menor custo);
  • Uso de técnicas avançadas de modelagem numérica e inteligência computacional;
  • Estudos de correlação entre ensaios destrutivos e não destrutivos de concretos e argamassas;
  • Análise do ciclo de vida de materiais e edifícios – impactos ambientais, geração de resíduos, consumo de água, emissão de CO2, etc;
  • Patologias em edificações, em estruturas de concreto armado e em argamassas;
  • Análise de desempenho de materiais de pavimentação convencionais e de alto desempenho através de ensaios dinâmicos e carga repetida;
  • Estudo de materiais alternativos para utilização em estruturas de pavimentação como escórias de mineração, Resíduos da Construção e Demolição (RCD) e resíduos industriais;
  • Aplicação de geossintéticos em estruturas geotécnicas (muros, aterros estaqueados, fundações de aterros sobre solos moles em colunas GEC, etc);
  • Estudo de soluções geotécnicas na linha de contenções, aterros sobre solos moles, técnicas melhoramento de solos moles (Ground Improvement), ensaios de campo e laboratório.

 

De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Impactos Ambientais nas Edificações, Mecânica dos Solos Avançada, Patologias em Estruturas de Concreto, Mecânica dos Pavimentos, Geossintéticos aplicados à Engenharia, entre outras.

Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:

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Mecânica das Estruturas

Esta linha de pesquisa tem por objetivo propor modelos matemáticos/numéricos e experimentos que possam ser empregados na análise e na verificação de sistemas estruturais existentes na Engenharia Civil. Como temas de pesquisa, podem ser citados:

  • Análise não-linear de estruturas submetidas a ações estáticas ou dinâmicas;
  • Modelagem de problemas com interação fluido-estrutura;
  • Análise de sistemas acoplados;
  • Métodos numéricos para a solução de problemas da mecânica do contínuo;
  • Confiabilidade estrutural e estudo de ciclo de vida;
  • Otimização de projetos estruturais;
  • Identificação de danos a partir de dados dinâmicos de estruturas;
  • Estudo do comportamento termomecânico do concreto;
  • Análise de fadiga e mecânica da fratura elástica-linear e elasto-plástica.

 

De forma a atender às possíveis demandas ligadas a essa linha de pesquisa, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Otimização Estrutural, Confiabilidade Estrutural, Estabilidade Estrutural, Dinâmica das Estruturas, Fenômenos Aeroelásticos, entre outras.

Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:

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Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo da poluição nas diferentes matrizes ambientais (ar, solo e água), com foco em estudos envolvendo técnicas de caracterização, modelagem, monitoramento e gestão ambiental.

De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Metodologia de Pesquisa, Tratamento estatístico de dados, Química ambiental, Gerenciamento de resíduos sólidos, Reciclagem de águas residuárias e lodos de esgoto, Aproveitamento energético e controle de emissões atmosféricas no saneamento, Sensoriamento remoto, Modelagem em recursos hídricos, Micropoluentes ambientais.

Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:

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Tecnologias Ambientais

Esta linha de pesquisa tem a finalidade de desenvolver estudos e tecnologias para a proteção do meio ambiente e melhoraria das condições de vida da população, tanto nos centros urbanos, quanto nas comunidades rurais. A linha de pesquisa terá como foco estudos envolvendo a prevenção, mitigação, tratamento e controle da poluição e dos impactos ambientais.

De forma a atender às possíveis demandas ligadas à essa linha, um rol de disciplinas é proposto, tais como: Metodologia de Pesquisa, Tratamento estatístico de dados, Princípios e sistemas de tratamento, Gerenciamento de resíduos sólidos, Reciclagem de águas residuárias e lodos de esgoto, Aproveitamento energético e controle de emissões atmosféricas no saneamento, Tratamento de água, Tratamento de esgoto doméstico, Tratamento avançado de águas e águas residuárias.

Docentes que atuam e/ou contribuem nesta linha de pesquisa:

 

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