Conheça os projetos de engenharia geotécnica desenvolvidos pelo PEC

O professor Mario Riccio do PEC/UFJF em conjunto com a COPPE/UFRJ, e por vezes com a FURG, tem atuado em projetos de consultoria em engenharia geotécnica. O desenvolvimento destes projetos tem promovido uma constante iteração entre universidade e a sociedade e o setor econômico. Exemplos de projetos de consultoria elaborados na área de geotécnica, especificamente na questão envolvendo principalmente solos moles e muito moles (“soft soils”) são apresentados a seguir:

Nos anos de 2018, 2019 e 2021 o professor Mario trabalhou em projeto de monitoramento de aterro sanitário classe I da Unidade de Valorização Sustentável – UVS ESSENCIS de Juiz de Fora. Este trabalho envolveu alunos de graduação que trabalharam como bolsistas de treinamento profissional e bolsistas de iniciação científica. Além de monitoramento de deformações foram efetuadas análises de estabilidade de taludes em diversas seções do aterro, de forma a garantir segurança nas operações. A partir deste trabalho foram gerados artigos em congressos e o mesmo recebeu menção honrosa do CRITT/UFJF no ano de 2023.

Em 2021 foi desenvolvido o projeto de extensão de 1 km da pista de pouso de decolagem do aeroporto Internacional Salgado Filho, RS. Esta ampliação destinou-se a receber aeronaves do porte do Boeing 777 Freighter (cargueiro), ampliando assim a capacidade de importação e exportação pelo referido aeroporto. Foram utilizadas mais de 16.500 colunas DSM (“Deep Soil Mixing”) para estabilizar aterros sobre solos moles que tinham até 5.50m de altura. Os financiadores do projeto foram à empresa de engenharia Intertechne e a concessionária FRAPORT.

A partir deste trabalho foram elaboradas duas dissertações de mestrado pelo PEC/UFJF que resultaram em um artigo publicado na revista Transportation Geotechnics no ano de 2024 (Riccio, M.V.F, Bastos, F.S., Almeida, M.S.S., Fagundes, D.F., Rigolon, J.M., Ávila, C.B., 2024, Numerical analysis of a monitored piled-suppoted embankment of na airport runway, Transportation Geotechnics, 44, 10157). Foram efetuados estudos monitoramento de tensões e deformações em campo e estudos numéricos envolvendo a modelagem computacional de uma seção do aterro estaqueado utilizando-se o software Abaqus.

Em 2022 o prof. Mario participou de uma consultoria para a BR 156 que liga a cidade de Oiapoqie, AM à capital Macapá, AM. O trecho inicial da rodovia, próximo à Oiapoque estava praticamente intransitável e a cidade de Oiapoque isolada. A consultoria envolveu auxílio à construtora que iria fazer os reparos e ao DNIT, contratante do serviço. Os problemas abordados estavam relacionados à presença de solo mole no subsolo no trecho da rodovia a ser reconstruída. O professor esteve presencialmente no local via aeroporto de Oiapoque.

Em 2022 o prof. Mario participou da consultoria técnica para a execução do remanescente de obras da BR-493 no trecho do entroncamento com a BR-101 (Itaboraí) e o entroncamento com a BR-116 (Magé), 26.0 km de extensão. Neste trabalho foi efetuado um diagnóstico ao longo da rodovia sobre problemas envolvendo aterros sobre solos moles e encontros de ponte, também com a presença de solos moles. Além do diagnóstico foram apresentadas soluções de estabilização destes aterros e encontros, recomendando dispersas técnicas de acordo com as especificidades do trecho considerado. O financiador do estudo foi a Engetec Construções e Montagens S.A.

Ainda em 2022 pode-se citar um estudo geotécnico feito com vistas à remodelação do aeroporto de Macaé, RJ, contemplando aterros sobre solos moles para taxiways, prolongamento da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves asa fixa e pátio de aeronaves asa rotativa. A maior aeronave contemplada no projeto foi o Boeing 767. Este trabalho envolveu uma extensa campanha de investigação geotécnica de campo e laboratório, além de muitos cálculos que serviram de apoio para a elaboração de outro novo layout. Os financiadores do projeto foram à empresa de engenharia Intertechne e a concessionária Zurich Airport.

Em 2023 o professor atuou em estudos geotécnicos para ampliação da capacidade de carga da retro área do terminal portuário da BTP, empresa internacional operadora de portos. O porto da BTP localiza-se no Complexo Portuário de Santos, sendo que a geologia local apresenta um desafio aos geotécnicos que é fazer aterros sobre camadas de argila mole/muito mole com 30.0m ou mais de espessura. A solução de aterro estaqueado com plataforma em geossintético foi recomendada, sendo previstas estacas com até 42.0m de comprimento e uso de geogrelha no topo do aterro.

Desde o início de 2024 o prof. Mario tem trabalhado na consultoria geotécnica para ampliação do aeroporto de Navegantes, SC. O escopo deste trabalho é o projeto de aterros sobre solos moles de duas taxiways e de um novo pátio de aeronaves. A geologia local apresenta duas camadas de solo mole intercaladas por camadas de areia. Esta configuração é comumente observada no litoral brasileiro e também foi observada no caso do aeroporto de Macaé, RJ. Para este aeroporto a aeronave de maior porte será o Boeing 767-300. Os financiadores do trabalho são a empresa IQS Engenharia e a concessionária CCR Aeroportos.

A interação com a sociedade e setor econômico através do PEC/UFJF e COPPE/UFJF tem sido feita através de Fundação de Apoio à Universidade, no caso a COPPETEC e em um caso específico a FADEPE. Segundo o professor tais trabalhos podem resultar em pesquisas de mestrado ou doutorado em casos específicos, ao proporcionarem preciosos dados de investigações de campo e laboratório que podem ser associados à pesquisa analítica ou numérica. Ainda segundo o professor o que não falta na sala de aula são os casos reais de projetos para comentar e exemplificar o que está sendo ensinado.