Dissertação de Mestrado – Letícia Lopardi Leal

Defesa de Dissertação de mestrado

Título: “Efeitos do Óxido de Grafeno nas Propriedades Termomecânicas do Concreto.”

Letícia Lopardi Leal – Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF

RESUMO: A partir da descoberta do cimento e a consequente possibilidade de produção de diversos materiais cimentícios, como o concreto, os mesmos têm sido amplamente utilizados na construção civil. O concreto, objeto desse estudo, é o material de construção mais difundido e utilizado no mundo devido a sua boa resistência mecânica, elevada durabilidade, facilidade de execução, baixo custo de produção e manutenção, relativa resistência ao fogo e ainda por poder ser moldado em diferentes formas. Como sua utilização é elevada no âmbito da construção civil, discute-se a necessidade de melhorias desse material, como por exemplo, para a aplicação em ambientes com temperaturas extremas. Um exemplo de adição recente são os nanomateriais inorgânicos de carbono (nanotubos de carbono, grafeno, óxido de grafeno), os quais têm demostrado serem excelentes dopantes dos compostos cimentícios. O óxido de grafeno, foco desse estudo, tem sido intensivamente estudado pela comunidade científica devido a sua alta condutividade térmica, elevada resistência mecânica e flexibilidade, grande área superficial, facilidade de síntese em larga escala e custo de produção relativamente baixo. Além disso, o óxido de grafeno possui grupos funcionais que o tornam hidrofílico, o que permite sua dispersão em diversos meios líquidos, como a água. Logo, esse óxido apresenta excelentes características que podem contribuir para melhorar as propriedades termomecânicas dos materiais cimentícios, inclusive do próprio concreto em razão da criação de canais em nano e microescalas, o que aumenta o transporte térmico, melhora o grau de hidratação, aumenta a resistência à compressão e aumenta o módulo de elasticidade e a durabilidade. Neste trabalho, pretende-se avaliar o comportamento termomecânico do concreto classe 35 dopado em diferentes concentrações com óxido de grafeno e submetido a gradientes de temperatura elevados (300, 600 e 900ºC), além da temperatura ambiente. Ademais, deseja-se compreender o processo de degradação dos materiais nesses casos, utilizando dados experimentais desenvolvidos no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Faculdade de Engenharia da UFJF e no Grupo de Nanociências e Nanotecnologia da UFJF.

Palavras-chave:  Concreto; Óxido de grafeno; Resistência; Gradiente de Temperatura.

– Data: 15/03/2024
Hora: 14:00 am